Veja dicas de como calibrar corretamente seu pneu
-
foto: divulgação
normalmente, as pessoas calibram os pneus do carro a qualquer hora do dia, ao passar por um posto de gasolina mais próximo. entretanto, esse tipo de hábito não é o mais saudável para a vida útil dos pneus, principalmente para a carcaça deles – a parte mais resistente que suporta todo peso do veículo ao reter o ar sob pressão.
é claro que sempre se deve escolher bons modelos de pneus para evitar ao máximo o desgaste, mas se essa parte deles se danifica, toda a estrutura será prejudicada e a resistência do pneu vai diminuir.
muitas vezes os calibradores de postos de combustível são imprecisos. para manter o calibrador eficiente é preciso aferi-lo semanalmente e evitar que apareçam partículas de água nas mangueiras. ainda mais quando o aparelho é usado há anos. por isso, o melhor local indicado para fazer uma calibragem são as lojas profissionalizadas ou as empresas de pneus, onde diariamente se faz a sangria nos calibradores para que nenhuma partícula de água passe para os pneus.
outro fator importante: nunca calibre os pneus quando estiverem quentes. sempre calibre os pneus quando frios, pois isso impede a fadiga dos componentes. o ideal é que seja feita pela manhã, momento de maior resfriamento devido ao pouco uso e baixa intensidade da luz do sol. quando o pneu está aquecido há maior pressão e a calibragem não fica precisa. é possível o calibrador apontar 28 psi e a pressão estar, na verdade, em 22 psi, o que seria inapropriado pois pode danificar os componentes do pneu.