Volkswagen up tsi chega ao mercado nacional
-
foto: divulgação
a volkswagen está apresentando o modelo que vai revolucionar o mercado brasileiro no que diz respeito a motores, com a combinação perfeita de alta eficiência energética com desempenho e prazer ao dirigir: o up! tsi. o modelo é o mais rápido e econômico da categoria no mercado brasileiro.
a novidade traz todas as características que tornaram o up! um marco na indústria nacional em termos de segurança e inovação, agora aliadas ao novo motor 1.0 tsi total flex – trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no brasil.
o novo motor 1.0 tsi total flex, da família ea211, é um dos mais avançados da volkswagen no mundo e o mais moderno fabricado pela empresa no país. é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no brasil. esse motor reforça a identidade da volkswagen como empresa líder em inovação.
fabricado em são carlos, no interior de são paulo, o motor tsi total flex foi desenvolvido segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões) combinada a alto desempenho e robustez, para permitir ao up! tsi entregar mais prazer ao dirigir – é o mais compacto motor de alto desempenho feito no país. em seu desenvolvimento o up! tsi rodou mais de 1,6 milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas.
com o novo motor, o up! tsi obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 mj/km (conforme a portaria inmetro nº 10/2012), com classificação “a” no programa brasileiro de etiquetagem veicular do inmetro.
dessa forma, além de ser um dos modelos mais seguros do brasil e o mais inovador de seu segmento, o up! tsi se consagra como o mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flexível no país. a eficiência energética do up! tsi está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e direção com assistência.
sua potência máxima é de 101 cv (74 kw) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kw) à mesma rotação, com etanol. o torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. o up! tsi acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação massa/torque do modelo, que é de 56,6 kg/m.kgf. com gasolina, o up! tsi sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.
o up! tsi está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como m-abs (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e msr (regulagem do torque do freio motor), entre outros.
foi elaborada para o up! tsi uma estratégia competitiva de preços, de forma a proporcionar aos clientes volkswagen acesso à tecnologia mais avançada em motores da volkswagen no mundo. já a partir da versão move up! tsi, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens muito valorizados pelos clientes volkswagen. somando-se o novo motor às qualidades construtivas e inovadoras do up! e essa nova estrutura de oferta, o resultado é uma excelente relação custo-benefício.
a importância da chegada desse motor é tão grande para a volkswagen que para celebrá-la o up! recebeu uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!, cujo nome define a capacidade do novo motor 1.0 tsi total flex: executar rapidamente uma tarefa, consumindo menos.
além disso, todas as versões do up! tsi são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com cd-player, leitor de mp3, entradas usb e auxiliar e conexão bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens.
up! tsi está disponível em sete versões – todas com a tampa do porta-malas pintada na cor preta e nomenclatura tsi
em todas as opções do up! tsi a lista de equipamentos de série é completa, integrando itens como ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, sistema de som com cd-player, leitor de arquivos mp3, entradas usb e auxiliar com quatro alto-falantes e dois tweeters e conexão bluetooth, entre outros.
o up! tsi oferece oito opções de cores para a carroceria, sendo três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e cinco metálicas – cinza quartzo, prata lunar, prata egito, azul night e prata sírius. o cross up! tem oferta exclusiva da cor sólida amarelo saturno. são, ao todo, sete diferentes desenhos de rodas ou calotas, que variam conforme a versão. o speed up! é oferecido apenas na cor branco cristal.
move up! tsi – excelente custo-benefício. o move up! tsi vem equipado de fábrica, além de ar-condicionado e direção elétrica com coluna ajustável, com sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave “canivete” e rodas de 14 polegadas com calotas “bristol” e pneus “verdes”, nas medidas 175/70 r14.
são também de série espelhos retrovisores com regulagem elétrica e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”, maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. o porta-malas “s.a.v.e.” é item de série a partir dessa versão.
o move up! tsi conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
como opcional o move up! tsi oferece apenas um pacote, que integra o “park pilot”, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 14” “amsterdam” e faróis e lanternas de neblina.
high up! tsi – desempenho e requinte superiores. a versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 r15. traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante.
há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel e duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”).
o high up! tsi também traz de série sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.
black up! tsi, red up! tsi e white up! tsi – conteúdo e visual diferenciados. as versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca, e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design “berlin” (com pneus “verdes” nas medidas 185/60 r15), com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). na versão white up! a roda é toda branca.
na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada.
cross up! tsi – performance e aventura
a lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. o cross up! é equipado de série com rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão.
o visual diferenciado do cross up! tsi é marcado por vários elementos exclusivos em sua carroceria e no seu interior. os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados. na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! tsi e conferem ao modelo proteção extra no uso diário.
no interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção e na soleira das portas dianteiras. as alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.
os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. o nome da versão está gravado no encosto do banco. o painel possui detalhes em “chrome effect”.
speed up! – exclusividade e esportividade
a lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! tsi, com as exclusivas rodas zurique ii, de 15 polegadas. estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material.
o modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.
veja os preços da linha 2016 do modelo:
take up! 1.0 mpi: r$ 30.660
move up! 1.0 mpi: r$ 40.390
move up! 1.0 tsi: r$ 43.490
cross up! 1.0 mpi: r$ 43.930
high up! 1.0 mpi: r$ 44.940
cross up! 1.0 tsi: r$ 47.030
high up! 1.0 tsi: r$ 48.040
red/white/black up! 1.0 tsi: r$ 48.690
speed up! 1.0 tsi: r$ 49.990
fonte: volkswagen do brasil
-
tenho acompanhado a tempos, ideia brilhante da vw, mas o preço judiou.
até estava interessado, mas por esse r$44.000, vou de palio essence 1.6 16v automatico, de 117cv.
compraria um, se custasse no maximo r$35.000.