Coluna alta roda extra “ pressão monitorada dos pneus
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foto: divulgação
uma das recentes novidades no programa inovar-auto (2012-2017) foi a adoção de pequenos bônus nos ciclos de aferição para as metas de redução de consumo de combustível. trata-se de recursos técnicos que não podiam ser captados em laboratório, porém efetivos no uso cotidiano. quatro itens passaram a valer:
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sistema desliga-religa o motor em paradas
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indicador de troca de marcha no painel
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controle da aerodinâmica da grade frontal
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sistema de monitoração de pressão dos pneus (smpp)
smpp é o mais importante não apenas por evitar aumento de consumo de combustível de pelo menos 1% a cada 10% de calibragem dos pneus abaixo do recomendado. deve-se notar que mesmo circulando por vias bem pavimentadas, com rodas e pneus novos, é normal perder no mínimo 10% de ar por ano. mas, dependendo de outras condições, um pneu sem a checagem quinzenal recomendada, pode rodar com pressão de 20% a 30% abaixo do normal sem que o motorista perceba.
o segundo aspecto está na segurança. pneus com pressão baixa dificultam o controle do veículo em manobras e frenagens emergenciais. pesquisas no exterior indicam que em 86% de acidentes analisados pelo menos um pneu estava subinflado. também compromete sua durabilidade e atinge o bolso do motorista. pneus sem pressão normal ficam mais sujeitos a furar. assim, além do incômodo, pode comprometer a integridade dos ocupantes do veículo, se acontecer em locais de risco criminal.
a pressa e o esquecimento são, em geral, citados pelos motoristas por negligenciar a calibragem. recentemente, smpp tornou-se obrigatório em toda a união europeia e já o era nos eua, valendo também para motocicletas e veículos pesados. uma luz no painel indica a baixa pressão e, em modelos mais caros, aparece em qual ou quais rodas está o problema.
existem dois tipos de smpp: direto e indireto. o direto é o mais utilizado e consiste de sensor de pressão na válvula de ar de cada pneu, pequeno transmissor de radiofrequência, além de microcontrolador e bateria. no painel há o receptor e ícone iluminado que aponta a anomalia em qualquer dos pneus sem individualização. os mais sofisticados indicam a pressão em cada pneu, inclusive do estepe, e usam pequenas etiquetas ou transponders que dispensam bateria. há vários fornecedores, inclusive no mercado de acessórios.
na inglaterra, a empresa wheelright desenvolveu uma máquina para registrar automaticamente a pressão dos pneus em questão de segundos. sem sair do carro (veja foto), o motorista recebe a informação na tela do aparelho ou imprime.
smpp indireto trabalha com os mesmos sensores que medem a rotação de cada roda do sistema esc (em inglês, controle eletrônico de estabilidade), também obrigatório nos eua e europa. se há perda de ar, altera-se o diâmetro dinâmico do conjunto roda e pneu, suficiente para acender a lâmpada no quadro de instrumentos. o arranjo é mais simples, porém exige que o motorista restabeleça o sistema por meio de um botão ou no computador de bordo, após recalibrar os pneus.
pelas vantagens diretas e indiretas, além de preço acessível, o smpp deveria também ser obrigatório no brasil. por enquanto, é apenas equipamento incentivado no inovar-auto.
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