Fechando o motor. honda civic d16z6.
-
fala galera do pp, tudo em paz ?
sou membro bem das antigas e cá estou de volta com algumas dúvidas.
tenho um coupé 95, motor d16z6 at… comprei ele a pouco tempo e nesse pouco tempo já começou a aquecer. retirei o cabeçote e o porco do antigo dono colocou junta de papel. pois bem, percebi que nas camisas havia um relevo considerável, então decidi abrir o trem todo e fazer de cima abaixo.
ao retirar as bronzinas, o vira estava bem riscado e as bronzinas bem judiadas também.
enfim, eu estava preparado para fazer somente a parte de cima, inclusive importei as peças originais para fazer somente a parte de cima, porém acho que agora não é hora de parar no meio do caminho.
enviei tudo para retífica e deve estar voltando esta semana.
algumas dúvidas:
-
não terei tempo para importar pistões, bronzinas e bomba de óleo originais. pesquisei bastante e ouvi falar bem de takao, vocês recomendam ?
-
na montagem das bronzinas de biela e vira, devo passar óleo limpo nas 2 faces dela, ou somente na parte de dentro é pesquisei em muitos lugares e não cheguei a um consenso.
-
sobre a posição dos anéis, alguém pode dar uma luz é tenho a imagem do manual técnico, mas me deixou mais confuso ainda rs.
É o primeiro motor que estou fazendo na vida. comprei um torquímetro sata ( ouvi falar que é um dos "melhores" para amadores ), cinta de anéis, alicate expansor de anéis... acho que estou no caminho certo. qualquer sugestão ou crítica é bem vinda.
obrigado !!! :tongue:
-
-
bom quantos os anéis siga o recomendado pelo fabricante, não tem erro !
explicando é complicado, porém existem vídeos de montagem de motor na internet que pode ser muito útil para você !
-
@milan, não sei. mas uma coisa que reparei vendo vários vídeos na internet… é que eles só passam óleo no munhão e no moente do vira... nunca biela e nem no bloco...pode ser coincidência, mas isso me chamou atenção.
wallace e bruno, obrigado pelas opiniões.
como eu faço pra fazer o upload de uma foto no fórum é queria mandar a parte do manual que fala sobre a posição dos anéis.
-
eu passo somente no munhão e na face da bronzina que "entra em contato" com o vira.
nas "costas" não passo nada, só limpo bem.
-
tambem nao lubrifico ali nas costas de bronzina nao. ali nao se move ( caso se mova é pq ferrou tudo ).
-
bom, fechei o bloco hoje, tudo torqueado, limpo, lubrificado, etc.
so estou com um dúvida final antes de montar o cabeçote. o motor ta pesado demais pra girar na mão. mesmo sem o cabeçote ( sem compressão ) , consigo girar na chave catraca, mas preciso fazer uma força bem razoável. isso é normal devido estar tudo novo e com limites justos. ?
obs, usei torque especificado pelo manual com um torquímetro sata novinho.
-
bom, fechei o bloco hoje, tudo torqueado, limpo, lubrificado, etc.
so estou com um dúvida final antes de montar o cabeçote. o motor ta pesado demais pra girar na mão. mesmo sem o cabeçote ( sem compressão ) , consigo girar na chave catraca, mas preciso fazer uma força bem razoável. isso é normal devido estar tudo novo e com limites justos. ?
obs, usei torque especificado pelo manual com um torquímetro sata novinho.
cara isso aconteceu comigo… erro de retifica... mede denovo os cilindros.
disseram que no dia que fizeram a retifica estava muito quente e por isso dilatoou o metal e mudou as medidas.
tava pesado pra virar mas virava e quando fomos medir tava errado, ai mandamos denovo e ai sim voltou liso.