Harley-davidson electra glide comemora 50 anos
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fotos: divulgação
2015 é especial para a harley-davidson®. o ano marca o aniversário de meio século da electra glide®, uma das motos mais importantes e tradicionais do seu line up. o modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “grand touring” nos estados unidos. e mesmo 50 anos depois, continua servindo de inspiração para a fabricação de motocicletas deste tipo no mundo.
linha do tempo
1965: lançamento da electra glide®
a emblemática moto evoluiu muito com o passar do tempo e, já em 1965, apresentava a aparência inconfundível da electra glide® que é conhecida pelos motociclistas de hoje. os modelos touring harley-davidson sempre foram projetados privilegiando a praticidade e o conforto em viagens de longa distância. em 1912, a primeira linha de acessórios h-d® incluía o luggage carrier, espécie de suporte para transportar bagagens.
as motos de grande cilindrada, ideais para rodar muitos quilômetros, evoluíram a partir da knucklehead el de 1936, com motor de 61 polegadas, chegando aos modelos fl, com propulsor de 74 polegadas, em 1941. essa foi a moto que se transformou na hydra glide, em 1949. em 1958, a duo-glide foi a primeira a possuir suspensão traseira, bem como freio traseiro hidráulico.
1960 a 1980: dos primórdios à evolução
a família touring teve sua grande ascensão em 1960. cinco anos depois, a harley-davidson inseriu um acionador de partida elétrico na flh e criou a flhb electra glide. a inovação foi fundamental para eliminar o pontapé na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas motocicletas com grandes motores v-twin pesando mais de 350 kg.
como eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico de 12v para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado. inicialmente, a h-d® manteve o pedal com o sistema, para as pessoas que tinham dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.
em 1965, o visual da electra glide® ganhou destaque no mercado, com saias elegantes no para-lama, banco com posição pensada no conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que podiam ser colocados como opcionais individuais ou como parte do pacote chamado king of the highway. o modelo oferecia diversas opções para atender às necessidades dos motociclistas, incluindo sistema de silenciadores duplos, além de uma combinação de marcha de mão/embreagem de pé.
décadas de 1970 e 1980: a introdução do motor shovelhead, em 1966, garantiu 10% a mais de potência. três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que ficou conhecida como “batwing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da h-d®.
o modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão final por correia e painel com sistema de som montado na carenagem – electra glide® classic de 1986.
**1988: o surgimento da flhs electra glide® sport **
foi neste ano que aconteceu uma das mudanças mais marcantes, com o lançamento da flhs electra glide® sport, versão mais ágil e compacta, que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. a flhr road king® 1994, foi inspirada no design da electra glide® 1965 original, e a street glide® de 2006, no icônico modelo touring. mais recentemente, em 2009, a electra glide® e todos os outros modelos touring da marca receberam um quadro totalmente novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância entre-eixos.
no brasil, a ultra limited, modelo mais completo de série na família touring, substituiu a electra glide® ultra classic® a partir do modelo 2012, e já no ano seguinte foi contemplada com todas as inovações do projeto rushmore se tornando em um dos modelos mais vendidos pela marca no país.
2013: projeto rushmore revoluciona família touring da harley-davidson
o novo motor twin cam 103™ high output twin cooled™ de refrigeração mista proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o sistema de freios reflex™, com abs conectado eletronicamente, fornece a quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40 km/h.
o projeto rushmore aprimorou o conforto do motociclista e do passageiro, com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e carenagem estilo “batwing”, reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em 20%. nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreen e sistema de navegação por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar o som e o gps usando a fala.
mesmo com todos os refinamentos e atualizações, a electra glide® permanece única e inconfundível. é uma moto que, apesar de toda a evolução, possui as características e a essência da sua ancestral de 1965, que tanto fascina os harleyros do mundo todo.
fonte: harley-davidson do brasil