Peugeot produz 308 racing cup para competição
-
fotos: divulgação
os engenheiros da peugeot sport se concentraram no peugeot 308 e desenvolveram o 308 gti, o modelo mais radical da gama criado pela divisão esportiva da marca. não satisfeitos com o sucesso da iniciativa, eles decidiram ir além ao conceber uma versão de corrida do veículo. levar o carro das ruas para as pistas resultou na criação do peugeot 308 racing cup.
a equipe de estilo da peugeot desenhou as formas aerodinâmicas do peugeot 308 racing cup tendo como base uma tecnologia de competição destinada aos clientes mais exigentes, que buscam o máximo em desempenho e pilotagem. equipado com o mesmo motor thp do 308 gti da peugeot sport, o 308 racing cup já produz 308 cavalos de potência (38 cavalos a mais do que a versão de rua do 308 gti) depois da primeira fase de seu desenvolvimento.
baseado no 308 gti da peugeot sport, aclamado por seu caráter esportivo, o 308 racing cup tem uma aparência ainda mais agressiva: graças as suas rodas mais largas, a lateral do carro ganhou novos contornos, deixando o esportivo um visual inconfundível. essa é a principal razão para a maior largura total, que foi estendida para 1.910 mm – 106 mm a mais que 308 gti. o spoiler na traseira do modelo foi inspirado na regulamentação do wtcc.
os para-choques dianteiro e traseiro e o difusor são específicos para o 308 racing cup e aumentam sua eficiência aerodinâmica com um toque agressivo. nessa mesma linha, suas rodas de 18 polegadas podem ser calçadas em pneus lisos ou piso molhado.
o motor thp é derivado diretamente do propulsor do 308 gti. os especialistas em motores da peugeot afiaram ainda mais seu desempenho para elevar a competitividade do modelo no automobilismo. com a incorporação do turbo usado no 208t16, o peugeot 308 racing cup já ultrapassou a potência de 308 cavalos. ainda em curso, o desenvolvimento desse trabalho vai oferecer a oportunidade de produzir ainda mais potência para um desempenho radical.
o peugeot 308 racing cup empresta elementos da suspensão do 308 gti, como pivô e a travessa traseira. para adaptar o carro para as pistas, os engenheiros da marca também promoveram uma série de alterações, como pinças de freio com seis pistões e a transmissão sequencial de seis velocidades, que pode ser acionada por aletas atrás do volante.
o peugeot 308 racing cup também teve como prioridade o controle de seu peso, que ficará restrito à faixa entre 1.000 kg e 1.050 kg. o peugeot 308 racing cup estará disponível para venda na europa no fim de 2016. a intenção é que o carro suceda o rcz racing cup nos campeonatos em disputa e nas séries de corrida de modelos esportivos, como vln na alemanha, cer na espanha, cite na itália e bgdc na bélgica, ou mesmo nos campeonatos de endurance, a exemplo das “séries 24hs”.
o peugeot 308 racing cup aparecerá no palco do salão do automóvel de frankfurt, entre 17 e 27 de setembro. o público poderá acompanhá-lo em ação no circuito de paul ricard, na frança, durante a volta de demonstração na final do gt tour de 2015, nos dias 24 e 25 de outubro.
fonte: departamento de relações externas peugeot