Peugeot mostra conceito elétrico fractal
-
fotos: divulgação
a peugeot disponibilizou as primeiras imagens do fractal, um cupê elétrico urbano que explora uma evolução da linguagem estética de interiores i-cockpit (utilizado no 208, por exemplo) para oferecer “uma experiência única e rica em sensações”.
ele mede 3,81 metros de comprimento, 1,77 m de largura, fractal é um cupê compacto 2+2 (dois lugares traseiros para crianças) com teto amovível, que permite transformar-se facilmente em um roadster.
de acordo com a marca, o fractal é alimentado por dois motores elétricos (um em cada eixo), alimentados por baterias de ions de lítio com 30 kwh, colocadas no túnel central. possui 204 cv e autonomia de até 450 km. com cerca de 1000 kg, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e uma capacidade para chegar aos 1000 metros em 28,8 segundos.
o fractal destaca-se, ainda, por um sistema de som inovador “9.1.2”, o stellab1, que associa um conjunto de alta-fidelidade 9.1 a subwoofers integrados nas costas de cada banco. com o objetivo de proporcionar uma experiência de condução mais sensorial, o sistema é assinado pelo compositor e produtor amon tobin.
o painel de instrumentos elevado é combinado com uma tela touchscreen holográfico de alta definição disposto numa tira em policarbonato onde são projetadas informações complementares.
o estudo tem ainda um sistema de variação da altura ao solo, que lhe permite adaptar-se a diferentes tipos de piso. por exemplo, em estradas ele anda com 700 mm de altura do solo, para melhorar o comportamento aerodinâmico, mas na cidade pode subir até 110 mm.