Volvo v40 2016 estreia novos motores e versões no brasil
-
fotos: divulgação
a linha 2016 do v40, hatchback premium da volvo cars, chega ao brasil em duas novas versões, kinetic e momentum, que estreiam as inéditas e eficientes motorizações drive-e t3, 1.5 turbo com 152 cv e t4, 2.0 turbo com 190 cv. a versão v40 t3 kinetic terá preço de r$ 99.950 em uma condição diferenciada de faturamento, direto da importadora.
os novos motores de quatro cilindros incorporam toda a tecnologia aplicada na família de powertrains drive-e, desenvolvida pela volvo cars, e substituem a antiga motorização de cinco cilindros da gama v40, nas versões comfort e dinamic, que deixaram de ser ofertadas. “são motores que adotam as mais modernas soluções para redução de emissões e aumento de eficiência energética”, explica andré bassetto, gerente de produto da volvo cars.
o motor t3 drive-e da versão kinetic é uma derivação do 2.0 de quatro cilindros da família drive-e, que mantém o diâmetro original de 82 mm dos pistões com curso de virabrequim reduzido de 93,2 mm para 70,9 mm. o resultado é um eficiente 1.5 turbo, com injeção direta e 152 cv, que entrega baixo consumo de combustível, associado a um bom desempenho: equipado com a transmissão automática geartronic de seis velocidades, o 0 a 100 km/h ocorre em apenas 8,3 segundos.
a versão momentum, por sua vez, traz o novo motor t4 drive-e, um 2.0 turbo de quatro cilindros com 190 cv. equipado com a transmissão automática geartronic de seis velocidades, o hatchback acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. em ambas versões, a tração é dianteira.
as motorizações t3 e t4 trazem outras tecnologias para aumento da eficiência: sistema start-stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e função eco+, que economiza até 5% de combustível, quando acionada.
a função eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua de forma a otimizar o consumo: quando acionado, aprimora a ação do sistema start-stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo de 7 km/h); desacopla a transmissão em velocidades acima de 65 km/h para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante. essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.
o volvo v40 kinetic traz rodas de 17 polegadas, bancos revestidos de couro, ar condicionado digital de duas zonas e o sistema sensus connect, um equipamento de série em toda a linha volvo cars que permite encontrar música e informações de qualquer lugar do mundo, de forma completamente integrada ao automóvel. o sistema de áudio traz ainda reprodutor de dvd e tela de sete polegadas integrada ao painel.
a versão momentum, por sua vez, traz ainda mais comodidade e conforto para o motorista. externamente, difere pela adoção de rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento em cinza, faróis direcionais de xenon e pelo acabamento em alumínio na moldura dos vidros. os retrovisores trazem rebatimento elétrico e memória.
como itens de comodidade, a versão momentum agrega sistema keyless, para partida sem a necessidade de inserir a chave no painel, sensores de estacionamento e de chuva, além de paddle shifters para trocas de marcha no volante. o quadro de instrumentos, na versão momentum, é digital de oito polegadas, com três temas selecionáveis, enquanto o banco do motorista ganha regulagens elétricas e memória.
preços:
v40 t3 drive-e kinetic – r$ 99.950 (faturamento direto com a importadora)
v4 t4 drive-e momentum – r$ 132.950
fonte: kreab