Salão de frankfurt: peugeot apresenta suas novidades
-
fotos: divulgação
após anunciar a volta dos resultados positivos no último salão de genebra, a peugeot acelerou seu desempenho comercial ao longo do primeiro semestre de 2015 e, em frankfurt, informa a venda 886 mil unidades até o final de junho deste ano, número que registra um aumento de 3,9% das vendas mundiais e uma forte progressão na europa (+6,7%), ásia (+9,6%), áfrica / oriente médio (+10,9%) e índia pacífico (+50,2%), ao mesmo tempo em que prossegue sua estratégia de subida de gama.
dois anos após seu lançamento, o peugeot 308 é o best-seller mundial da marca. no concorrido segmento c europeu, o modelo entra para o top 3 (n° 3 em vendas na europa considerando hatch, sedã e perua). o sucesso deste modelo eleito carro do ano de 2014 é incontestável. primeiro lugar na frança na configuração hatchback, com a chegada da versão sw o 308 passou a liderar seu segmento também na frança, itália, bélgica, luxemburgo e países-baixos. depois do lançamento das versões gt e gt line no início do ano, o 308 acelera ainda mais com a chegada do radical 308 gti by peugeot sport.
com ele, a gama do modelo muda de dimensão. depois do rcz r e do 208 gti 30th, o 308 gti torna-se o terceiro veículo do portfólio da marca a ostentar a inscrição peugeot sport, atestando seu desenvolvimento especificamente pelos técnicos, engenheiros e pilotos do departamento de competição baseado em vélizy.
o desempenho é garantido: com sua motorização turbo a gasolina 1.6 l thp de 270 cv, o 308 gti by peugeot sport acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, percorre 1.000 m em 25 segundos e atinge uma velocidade limitada eletronicamente de 250 km/h. graças a este motor excepcionalmente flexível, que desenvolve 169 cv/l e a um peso limitado de 1.205 kg, o 308 gti by peugeot sport emite apenas 139 g de co2/km, o que faz dele a referência na categoria. fiel ao know-how da marca, o modelo adere ao piso em função da suspensão rebaixada de 11 mm e a um comportamento dinâmico excepcional, graças ao diferencial de deslizamento limitado torsen® eficiente, aos pneus michelin super sport montados em rodas de 19 polegadas e aos enormes freios dianteiros de 380 mm. ele é oferecido em seis cores diferentes e na versão bicolor que contrapõe o preto perla nera ao novo vermelho ultimate.
com suas bitolas alargadas em 80 mm e sua carroceria musculosa, o peugeot 308 r hybrid impressiona à primeira vista. e os números são bem expressivos. dotado de uma tecnologia plug-in híbrida que desenvolve 500 cavalos potência, 270 cavalos vêm do motor 1.6l thp e os outros 230 cavalos de dois motores elétricos, montados no eixo dianteiro e traseiro do veículo. sua relação peso/potência é de incríveis 3,1 kg/cv, com torque máximo de 74,5 kgfm. assim, o modelo precisa de apenas 4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e de somente 22 segundos para percorrer da imobilidade a 1.000 m.
baseado na plataforma modeular emp2 do peugeot 308, ele tem tração integral, um interior com quatro bancos esportivos e emite apenas 70 g de co2/km. o piloto ainda pode escolher entre quatro modos de percurso que entregam níveis de potência diferentes: hot lap (500 cavalos), track (400 cavalos), road (300 cavalos) e zev (0 emissão).
derivado do 308 gti by peugeot sport, com quem compartilha a base motora, este 308 troca o asfalto de ruas e avenidas pelas pistas dos autódromos.
ao contrário seu “irmão” de série, que desenvolve 270 cavalos graças a um motor 1.6l thp, o 308 racing cup entrega no mínimo 308 cavalos, ou seja, 38 a mais. um ganho de 14% de potência, que também ficou de 100 a 150 kg mais leve do que a versão esportiva de série.
embora tenha elementos da suspensão do peugeot 308 gti by peugeot sport, o 308 racing cup é equipado com freios de competição munidos de pinças com seis pistões e uma transmissão sequencial de seis marchas com comando no volante.
quanto ao estilo, o modelo impressiona com seu spoiler, em conformidade com o regulamento da wtcc, projetado para colar ao solo, e com as extensões dos para-lamas que aumentam sua largura em 106 mm em relação ao peugeot 308 gti by peugeot sport. solidamente apoiado em largas rodas de 18 polegadas, ele está pronto para devorar o asfalto com seu para-choque que integra uma lâmina inferior e duas amplas entradas de ar.
disponível no fim de 2016 para clientes de todo o mundo, ele vai substituir o rcz racing cup nas fórmulas de promoção da peugeot sport e poderá participar dos campeonatos de carros de passeio, como o vln na alemanha, o cer na espanha, o cite na itália e o bcdg na bélgica, ou ainda nas corridas de resistência da série “24 horas”.
com mais de 1,8 milhão de clientes conquistados desde 2012 e com o lançamento do 208, o peugeot i-cockpit® tornou-se o traço distintivo das criações recentes da marca. em 2015, a peugeot revela um novo estudo, materializado num conceito inovador batizado de peugeot fractal. por trás das linhas futuristas deste cupê elétrico urbano, esconde-se uma nova expressão do peugeot i-cockpit®, na qual a ênfase dada ao som proporciona uma condução ainda mais instintiva.
após a visão e o tato, a audição é agora o terceiro sentido solicitado durante esta experiência sensorial em que motorista e passageiros são mergulhados numa atmosfera única graças a um sistema acústico 9.1.2 que associa um conjunto de alta fidelidade 9.1 a alto-falantes de sons graves integrados ao encosto de cada banco, permitindo a espacialização e a dinamização do som.
o designer de som brasileiro amon tobin, especialista na área, colaborou com os especialistas de estilo da peugeot para criar tanto a identidade sonora interna do conceito quanto sua assinatura externa, que varia quando o conceito acelera, desacelera ou circula em velocidade constante. ela foi projetada para alertar pedestres e ciclistas, visando uma perfeita integração ao ambiente urbano.
no habitáculo, o peugeot fractal aposta em tecnologias inovadoras. o head up display vem equipado com um bloco digital com tela holográfica hd, o pequeno volante tem comandos integrados e uma dupla interface sensível ao tato para gerenciar as funções e os ambientes acústicos. no interior, 80% das peças de superfície são impressas em 3d, incluindo as superfícies anecóicas que guiam o som como numa sala de concerto. e a abertura das portas pode ser comandada à distância com um relógio de pulso samsung gear s.
movido por motorização totalmente elétrica, este cupê urbano desenvolve 204 cavalos de potência e oferece uma autonomia de 450 km graças à fluidez das suas linhas, a um peso limitado a 1.000 kg e a pneus tall & narrow com banda de rolamento estreita. veloz, atinge 100 km/h em 6,8 segundos, percorre 1.000 m em 28,8 segundos e mostra-se muito a vontade na cidade graças a suas dimensões compactas (3,81 metros) e à altura livre do solo, variável de 7 a 11 cm.
a mais antiga marca de veículos de duas rodas motorizados do mundo estará presente em frankfurt com três scooters de sua gama:
peugeot metropolis 400, o scooter de três rodas mais tecnológico do mercado, propõe desde meados deste ano uma nova série especial blue line. em frankfurt, a peugeot scooters apresentará a série limitada peugeot metropolis d-air, equipada com o sistema dainese de jaqueta-airbag sem fio mais rápido do mundo;
django apresentará a motorização de 50 cm3, exatamente um ano depois de seu lançamento nas versões de 125 cm3 e 150 cm3. disponível em quatro níveis de acabamento, este scooter moderno com estilo vintage pode ser personalizado graças ao configurador django_id, que oferece mais de 100 mil combinações possíveis;
o speedfight iv de 50 cm3 é a quarta etapa de uma saga que teve início há quase 20 anos. mais de 600 mil exemplares depois, ele está de volta mais equipado que nunca. o speedfight sport concept será exposto em frankfurt, onde fará sua pré-estreia.
fonte: departamento de relações externas peugeot