Salão de frankfurt: nissan apresenta conceito gripz concept
-
fotos: divulgação
pioneira no segmento de crossovers, a nissan revelou hoje o gripz concept, carro-conceito que aponta para o futuro criativo deste mercado. desenvolvido por designers da nissan na europa e no japão, o novo modelo mistura a praticidade e a capacidade de um crossover compacto com o desempenho e o entusiasmo de um veículo esportivo.
com um design emocional e aventureiro – que mistura o estilo crossover com uma pegada ainda mais esportiva – e um avançado powertrain, o gripz concept é a aposta da nissan para uma virada no jogo do segmento dos crossovers compactos, que somente um pioneiro pode fazer. é um carro de ”dupla personalidade”, para ser usado tanto no dia a dia como em aventuras de fim de semana.
o design presta homenagem à linha do nissan 240z, que disputou e venceu diversos ralis de safari na década de 1970 ao utilizar a experiência da marca no fora de estrada para vencer provas duríssimas como as disputadas na península de baja, nas planícies do quênia, uganda e tanzânia. este modelo ícone trazia uma linha de cintura alta, suspensão reforçada e acabamento preto para o capô e porta-malas com uma cor vermelho-alaranjado profunda na carroceria. os modelos nissan 240z eram a prova de que carros esportivos não precisavam ser baixos para serem divertidos.
o gripz concept também traz a simplicidade de alta tecnologia das bicicletas de corrida ao utilizar uma estrutura de carbono que recebeu painéis robustos como revestimento blindado. mesmo sendo um 2+2, o modelo tem fácil acesso ao interior por conta da ausência da coluna b.
para mover o gripz concept, a nissan aposta em sistemas híbrido e elétrico, baseados na tecnologia ”pure drive” e-power da marca. assim, o um eficiente motor a gasolina é usado para alimentar o propulsor elétrico, o mesmo utilizado no nissan leaf. a experiência de anos no desenvolvimento de carros elétricos da marca proporciona a este conceito uma aceleração suave, rápida e linear, bem silenciosa, de extrema eficiência. tudo para oferecer uma experiência de condução suave, refinada e emocionante com eficiência de combustível.
assim como o conceito nissan sway, apresentado em março, em genebra, e modelos de produção recente, o gripz concept traz um painel de instrumentos estilo gliding wing, de design elegante e refinado, que combina força com simplicidade. os assentos e console central são inspirados em bicicletas, assim como as maçanetas das portas são em forma de um selim de bicicleta de corrida. o volante de três raios, por sua vez, replica o estilo das rodas.
o estande da nissan no evento alemão tem muitas outras novidades. entre eles, a picape np300 navara, a linha 2016 do carro 100% elétrico leaf, que traz novidades na autonomia, e os crossovers da marca que são sucesso na europa e em outros mercados: qashqai, x-trail e juke.
o modelo 100% elétrico mais vendido do mundo – com mais de 150 mil unidades comercializadas –, o nissan leaf chega à linha 2016 com baterias de 30 kwh, que ampliam a autonomia do veículo para 250 km com uma única carga, 26% a mais que a anterior e sem ocupar mais espaço. o modelo também passa a contar com o sistema de info-entretenimento nissan connect, plataforma global da marca que conecta o carro a smartphones.
a picape np300 navara faz sua estreia em solo europeu, redesenhada usando a bem sucedida filosofia dos crossovers da nissan. a marca japonesa empregou toda sua experiência de 80 anos atuando no segmento de picapes para criar um modelo com design arrojado e tecnologia inteligente, criando novos padrões para esse tipo de veículo. entre eles estão o around view monitor (avm), sistema com câmeras em torno do veículo, e o dispositivo de frenagem de emergência forward emergency braking (feb).
o estande da nissan mostra também a aclamada linha de crossovers, que tem algumas marcas comemorativas. a segunda geração do qashqai, por exemplo, atingiu a produção de 500.000 unidades apenas 21 meses após seu lançamento, enquanto o nissan juke sustenta o título de crossover favorito dos consumidores europeus há cinco anos. o também renovado x-trail apresenta ao público o recém-lançado motor 1.6 turbo diesel.
a presença da nissan no salão de frankfurt marca o bom momento da empresa no continente europeu. com o lançamento de nove modelos desde 2004, a fabricante japonesa fortaleceu sua imagem e vendas, que atingiram marcas recordes. até agosto, a nissan totaliza mais de 500 mil unidades comercializadas na região, crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2014.
fonte: nissan do brasil