Coluna alta roda “ para todos os gostos
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foto: divulgação
salão do automóvel de frankfurt, o maior do mundo, vai até o próximo dia 27 e muito além de dezenas de modelos inteiramente novos, repaginados, com nova mecânica, tração elétrica ou híbrida. a começar pelo tema deste ano: mobilility connects (mobilidade conecta, em tradução livre). modo inteligente de dizer que não há mais como separar as duas coisas.
há quem goste e outros torçam o nariz, mas o avanço dos suvs continua e ainda com mais força. se não, como explicar uma marca premium, como a bentley, lançar o bentayga? motor w12, inacreditáveis 92 kgfm de torque, mais de 2,4 toneladas de peso e pela primeira vez, num modelo desse tipo, velocidade máxima de 301 km/h! jaguar também aposta nesse veio de ouro: f-pace para brigar com porsche macan, bmw x3/x4, mercedes-benz glc, audi q5 e o que mais vier pela frente. maserati, lamborghini e alfa romeo já anunciaram que entrarão no carrossel em posições diferentes.
no segmento logo abaixo de suvs e crossovers, a vw reformulou o tiguan (há oito anos sem mudanças de porte) e partiu para uma carroceria mais baixa, larga e longa para levar até sete passageiros. até a nova marca da psa peugeot citroën tinha o ds 4 crossback, que chamou de modelo-conceito, porém pronto para o mercado. a toyota tem o c-hr, de linhas arrojadas (ainda conceitual) para desafiar a arquirrival honda e seu hr-v. bmw reformulou o x1, agora com tração dianteira, a ser produzido em santa catarina em 2016.
conversíveis representam o nicho do nicho de qualquer fabricante. nada impede que rolls-royce dawn e mercedes-benz classe s apostem que endinheirados pelo mundo vão suspirar por eles. ford optou por embutir o estepe do ecosport, como preferem os europeus. renault tem agora um sedã de topo, talisman, muito mais elegante que o laguna e o latitude, mas bater de frente, entre outros, com o novo audi a4, 120 kg mais leve e tecnologias de ponta, é missão ingrata.
grupo fca aposta nos extremos. fiat deu os primeiros retoques, por fora e por dentro, no bem sucedido subcompacto 500. e, na outra ponta, alfa romeo ressurge das cinzas: giulia quadrifoglio, 510 cv, e botão de partida no aro do volante (como no ferrari 488 spider, estreante em frankfurt). faltou ver o modelo na versão “civil” e sua faixa de preço.
peugeot demonstrou sua ousadia com o roadster-conceito elétrico fractal. só não roubou a cena porque o carro conceito híbrido mercedes-benz iaa, pode mudar aerodinamicamente, variando largura e comprimento da carroceria, à medida que a velocidade aumenta.
porsche aproveitou a mostra no seu quintal para retocar o 911 carrera e seguir dois passos previsíveis e importantes: agora só motores turbo (3 l/370 e 420 cv) e caixa automatizada de duas embreagens (fim do câmbio manual). instigante, porém, foi o mission e concept. sedã-cupê de quatro portas, as de trás de abertura reversa, linhas finais ainda por evoluir. futuro primeiro porsche totalmente elétrico, 600 cv, 500 km de autonomia e de 0 a 200 km/h em menos de 12 s.
duas notícias, ainda do salão: bmw e toyota podem aprofundar sua aliança estratégica e oito fabricantes se comprometeram a incluir sistemas antiatropelamento de série.
roda viva
congresso da fenabrave na semana passada em são paulo, no ano em que a entidade das concessionárias completa meio século, teve o lema inove para vencer. procurou injeção de ânimo em setor fortemente afetado pela fraca economia do país e a crise de confiança (a pior). ordem é investir em qualidade percebida, rapidez no atendimento e fazer certo já na primeira vez.
novo audi a4 recebeu mudanças sutis de estilo, mas evoluiu bastante em eletrônica de bordo, mecânica e interior. é recordista em aerodinâmica (cx 0,23). há três motores turbo a gasolina, quatro cilindros (150 a 272 cv). curiosamente, único v-6 é diesel. consumo de combustível caiu até 21% e potência subiu até 25%. caixa automatizada (duas embreagens) substituiu cvt.
lançado em veneza e por ruas e estradas das redondezas, a4 ganhou em dirigibilidade: suspensões de cinco braços e ajustáveis em altura (2,3 cm) opcional. sistema de assistência em tráfego permite guiar sem mãos no volante, por 10 segundos, até 50 km/h. no brasil, no segundo trimestre de 2016, inclusive 1,4 l/150 cv turboflex (motor nacional).
hyundai hb 20 reestilizado chega em 10 de outubro próximo, inicialmente na versão hatch. estilo mais elegante, nova central multimídia (espelha telefones android e apple), airbags laterais, ar-condicionado digital e opção de bancos de couro marrom destacam-se. câmbios manual ou automático, seis marchas, mudaram a dinâmica do carro. preços: r$ 38.995 a r$ 63.535.
finalmente, extintor de incêndio passou a ser facultativo. princípios de incêndio, para os quais se fabricam extintores, são bem raros em carros modernos. entre veículos leves com seguro representam apenas 0,04% das ocorrências relatadas. além disso, as pessoas não sabem usar e em acidentes graves há casos de ferimentos causados por eles.
contatos do autor: rb.roj.nomlacnull@odnanref e www.facebook.com/fernando.calmon2