Ajuda câmbio fiat.



  • tenho um fiat uno 1.5 fiasa. não é mexido mas na 5 marcha vejo que sobra motor ,trabalha sempre em giro alto. alguém já colocou as duas engrenagens da 5 de outro câmbio nele é o meu ta com as engrenagens 51/44…


  • por curiosidade, a 100km.h fica quantos rpm?


  • a 100 km na 5 fica a 3000 rpm…


  • olha , acho que nao é muita coisa não, a nao ser que vc bote esse carro para andar….... mas se fosse vc nao mexeria apenas na 5 nao, vai ficar uma abertura grande. se for mexer é melhor mexer no diferencial que multiplica todas as relacoes e mantem a abertura . vc quer final ou quer viajar com giro mais baixo?  pois dependendo acho que vai pesar.


  • pois é , trocar o diferencial já tinha pensado . mas não queria abrir a cx. e tbm como viajo muito queria mesmo era poder andar de 5 com menos giro . porque quando ando a 120 como de costume na br . parece que pede sempre mais uma marcha…


  • eu te entendo…. eu fiz exatamente o que vc ta querendo. eu tinha caixa 4m..... po o maximo do carro estourando giro era em torno de 165km;h... ai comprei uma caixa de 5.. mas na epoca era noob, e peguei uma pv.  rs era praticamente a mesma coisa que a 4m só que a 4 e 5 era intermediaras a 4 da 4m. ai depois caçei e comprei uma de santana (a mais longa da vw) ps.. po o maxio da 4 marcha  é até mais que a 5 da pv. nego me chamou de maluco mas , assim como vc, eu viajo muito e nao suportava estar a 100km;h com 3500rpm e o carro ooooooooo... o tempo todo. acho que hoje 100 eu estou a 2000rpm.. mas tipo o meu carro é 1.6 é pesado pra puxar, mesmo sendo mexido eu tenho que puxar marcha para ultrapassagens , pois a turbina nao enche em 100, só a partir de 120 e pra chegar la o carro sofre. se vc nao viaja com peso tranquilo, mas se viaja com peso  e nao se importa de puxar marcha... é uma boa. vai te dar economia (pouco mas vai)... e vai relaxar o motor abeça...


  • sim . entendi , viajo de leve e é um trecho plano então queria somente deixar o motor mais sossegado . mas to vendo que se quizer fazer isto vou ter que trocar de caixa ou abrir e trocar coroa e pinhão … mas como trocar as duas engrenagens da 5 é mumu , seria muito bom se tivesse um jeito de alongar só ela .


  •  olha eu troquei somente a 5º do meu palio, porem cambio a cabo, não tenho certeza mas eu acho que coloquei um conjunto 33x39, retomada de 5º só existe porque o motor é turbo com turbina minúscula !  fui até uma especializada em cambio é pedi para trocar, colocar a mais longa possível….. pra min ficou bom, mas a quem note um imenso buraco da 4º para 5º a 100 km fica a 2700 2650, caixa com diferencial do 1.0 acho que é 14/61  antes original a 100 fica a 3300 3400 rpms


  • sim , caixa com cabos é trambulador encima . tem muito mais recurso tanto na 5 como em outras marchas …


  • tro9ca amigo, acho que vale apena. como bruno falou  o único problema que vc vai ter é que terá que puxar um pouco mais a 4 quando quiser embalar rapido e puxar 4 sempre que for ultrapassar… fora isso..  carros brasileiros tem cambio curto demais. ahco que é pela culpa de brasileiro ser preguicoso pra trocar marcha


  • valeu pela ajuda amigos. axo que vou pegar uma caixa com trambulador encima que tem mais recursos … e aproveitar e trocar o sistema de engates por cabos . valeu abraço.


  • não precisa trocar o cambio inteiro..  os ultimos mille fire sairam com 2 relações de quinta, 0,872:1 no mille way e 0,838 no mille normal…  fácil achar essas peças em ferro velho...  tenta a 0,838...

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