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Latin ncap: renault duster decepciona na proteção infantil

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    foto: divulgação

    os últimos testes de colisão do programa de avaliação de veículos novos para américa latina e o caribe (latin ncap), do qual a proteste associação de consumidores é parceira, avaliaram dois novos veículos, mas que não são comercializados no brasil. os resultados mostram melhorias do nissan tiida sedã, que obteve quatro estrelas na proteção de adultos. entretanto, a renault duster deixou a desejar na proteção infantil, com apenas duas estrelas.

    o nissan tiida sedã, fabricado e adquirido no méxico, obteve quatro estrelas em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas a respeito da proteção do ocupante infantil. a estrutura do veículo é forte e os dois airbags e pretensores, agora padrão, conseguiram proteger os ocupantes adultos no impacto frontal. o nissan tiida sedã, que era oferecido na américa latina na versão básica sem airbags, foi atualizado e agora conta com dois airbags e dois pretensores.

    a mudança foi consequência do mau desempenho em teste feito na versão sem airbags, divulgada pelo latin ncap no início do ano. o modelo obteve zero estrela na proteção de adultos e apenas duas quanto à proteção infantil. esta ação mostra o efeito dos testes do latin ncap e a reação proativa da nissan de aperfeiçoar a segurança dos veículos na região.

    a versão básica da renault duster, fabricada e adquirida na colômbia, é oferecida atualmente com airbag só para o motorista; por isso obteve apenas quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil. este modelo apresenta uma proteção marginal às zonas peitorais dos dois passageiros adultos. o acompanhante poderia ter batido a cabeça contra o painel, já o modelo não conta com airbag para o acompanhante. o manual do veículo indica que existe uma versão equipada com ancoragens isofix para os sistemas de retenção infantil. contudo, o automóvel testado pelo latin ncap não tinha essas ancoragens. entretanto, o mesmo modelo comercializado como dacia na europa, proporciona dupla proteção frontal e lateral, ancoragens isofix e controle eletrônico de estabilidade na versão mais básica do equipamento de segurança.

    os resultados dos testes mostram progressos no tocante à segurança veicular na região. o latin ncap continua a impulsionar o aprimoramento dos níveis de proteção dos ocupantes adultos e crianças, que ainda, em muitos países, estão abaixo dos padrões mínimos de segurança exigidos pelas nações unidas.

    para alejandro furas, secretário geral do latin ncap, “a incorporação de duplos airbags e pretensores de cintos de segurança por parte da nissan é alentador. porém, é decepcionante ver modelos iguais, como a duster, vendidos com menos equipamentos de segurança na américa latina do que na europa. infelizmente, a proteção infantil ainda é muito baixa na região. o latin ncap aumentará, em 2016, seus requisitos nos testes para ajudar a elevar a segurança infantil e para que isso seja uma prioridade para os fabricantes. o latin ncap continua a alentar os governos da região a exigir novas melhorias em relação à segurança em todos os mercados da américa latina e do caribe na ‘segunda conferência de alto nível mundial sobre segurança viária: hora de resultados’, que será realizada em novembro, em brasília. o latin ncap apoia firmemente o chamado realizado pelo global ncap para democratizar a segurança dos veículos, garantindo que os consumidores da américa latina e do caribe tenham acesso aos mesmos níveis de desempenho de segurança que os da américa do norte e da europa”.

    fonte: proteste – associação de consumidores

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