Coluna alta roda “ enrascada para o diesel



  • ![](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/vw_golf_tdi_clean_diesel_was_2010_8983.jpg "vw_golf_tdi_clean_diesel_was_2010_8983") foto: divulgação clima econômico (e da indústria automobilística em particular), além do desânimo com os rumos do país cobraram seu preço no 24º congresso sae brasil de tecnologia da mobilidade. a exposição de fabricantes e fornecedores do setor encolheu, porém 9.000 visitantes comprovam o interesse. produtividade foi bastante discutida e tem muito a avançar no brasil. entre as novidades destaque para o sistema avançado de injeção de combustível indireta, no duto (que ainda está em 60% dos motores atuais de ciclo otto no mundo), apresentado pela bosch. são dois injetores por cilindro e pode ser nacionalizado a preço competitivo. potencialmente, reduz consumo de etanol e gasolina em até 12% em motores aqui produzidos. nos corredores do congresso o assunto mais comentado foi o grave erro da volkswagen envolvendo os motores a diesel vendidos no mercado americano. o problema, revelado por um pesquisador de uma universidade dos eua, desnudou desconfianças pré-existentes em relação aos métodos de aferição de emissões veiculares. a empresa admitiu que houve fraude, inclusive nos países europeus, onde a penetração desse tipo de motor atinge, na média, cerca de 50% dos veículos leves. o presidente executivo do grupo vw, martin winterkorn, se demitiu e a empresa reconheceu que 11 milhões de unidades, em um balanço inicial, terão que ser convocados para troca da central de gerenciamento dos motores. o prejuízo potencial é de us$ 18 bilhões, segundo estimativas de especialistas. essa coluna sempre teve posição crítica em relação ao uso de diesel em automóveis por se mostrar uma escolha errada, desnecessária e cara em qualquer lugar do mundo. por que caminhões e carros deveriam usar o mesmo combustível, se os motores de ciclo otto dão conta do recado em veículos leves, sem as terríveis complicações sobejamente conhecidas sobre emissões de óxidos de nitrogênio (nox)? motores a diesel consomem menos combustível e, portanto, emitem menos co2\. mas, a que custo? há cinco anos ninguém acreditava que um motor a gasolina pudesse emitir menos de 100 g/km de co2\. pois o vw golf 1.0 tsi (mesmo motor do up! tsi brasileiro, porém com 10 cv a mais) já está à venda na europa e emite apenas 99 g/km. marcas japonesas há mais de 30 anos vislumbraram a enrascada que os motores a diesel para veículos leves iriam sofrer em razão de nox. toyota optou pelo híbrido a gasolina com ajuda de um pequeno motor elétrico. sobre fraude, lembrar que em 1995, no “patropi abençoado por deus”, a atual líder do mercado nacional também se encrencou. recebeu multa simbólica equivalente a us$ 10 por cada um dos 300.000 carros produzidos em três anos em desacordo com a legislação de emissões da época. e a vida continuou. hoje, o cenário está sombrio para o grupo alemão, que terminou o primeiro semestre deste ano como maior fabricante mundial de automóveis e comerciais leves. mas as três grandes marcas americanas e duas das maiores japonesas tiveram prejuízos monumentais em casos de acidentes fatais e recalls não executados. e sobreviveram. a vw admitiu a culpa de imediato (castigo talvez seja amenizado), mas é cedo para saber dos desdobramentos. **roda viva** **fiat** confirma que sua primeira picape média de quatro portas se chamará mesmo toro (soa parecido a “touro” e leve referência a torino, cidade-sede da marca italiana). empresa identifica o modelo como sup (picape utilitário esporte, em tradução livre para português). arquitetura deriva do jeep renegade, mas, além da carroceria, tudo é novo do eixo dianteiro para trás. **nada** de dormir sobre louros. hyundai hb20, ano-modelo 2016, recebeu retoques em grade e para-choque dianteiros, luzes diurnas de led, ar-condicionado digital e nova central multimídia. agora, câmbios manual e automático têm seis marchas, bem melhor que antes. novos amortecedores eliminaram ruídos de nascença. preços vão de r$ 38.995 a r$ 63.535. **alemães** que se cuidem com ataque inglês. jaguar xe desafia série 3, classe c e a4 sem poupar munição: tração traseira, mais de 75% da estrutura em alumínio, suspensões muito eficientes, linhas arrojadas, bom espaço interno e porta-malas razoável (455 litros). além do 4 cil./240 cv, um v-6 (compressor), 340 cv/46 kgfm, 0 a 100 km/h em 5,1 s. r$ 169.900 a r$ 299.900. **golf variant** é, de fato, uma station de virar a cabeça ao passar. pena que esse segmento tenha sido quase totalmente “engolido” pelos crossovers e suvs. agora com arquitetura mqb, 109 kg a menos de peso que a anterior jetta variant, tem um motor 1,4 turbo que encanta pelo torque de 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm. porta-malas enorme: 605 litros. **serviço** remoto onstar chega no chevrolet cruze com mais de 20 funções específicas para o mercado brasileiro, em patamar bem superior ao existente por aqui. conectividade é garantida por chip de celular dedicado e será gratuito nos primeiros 12 meses. ainda sem definição valores de anuidades, mas seguradoras também gostam desses serviços. **contato do autor:** [email protected]

Entre para responder