Coluna alta roda “ oroch acertou o alvo



  • ![foto legenda 01 coluna 4015 - oroch](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/foto-legenda-01-coluna-4015-oroch-.jpg) há cerca de quatro anos, o executivo-chefe da aliança renault-nissan, carlos ghosn, afirmou em uma visita ao país que a filial brasileira da marca francesa não tinha planos para produzir uma picape com base na arquitetura do duster/logan/sandero. na realidade ele queria só despistar e, mais do que isso, esconder os planos para uma picape compacta de quatro portas no mercado nacional. no brasil, a primeira picape derivada de um hatch, em 1978, baseou-se no fiat 147\. nesses 37 anos, o segmento cresceu e se diversificou. representa uma nada desprezível participação em torno de 5% das vendas de todos os veículos leves. a marca italiana investiu na diversificação: cabines estendida, dupla e dupla com três portas. a renault, porém, oferece agora um produto ainda mais conveniente, de quatro portas. fiat strada de três portas, líder inconteste nessa praia, tem na duster oroch um concorrente de peso e ótima caçamba de 683 litros de volume. a oroch dispõe de motores 1,6 l/115 cv e 2 l/148 cv e câmbio manual de 5 marchas e 6 marchas, respectivamente. a segunda versão tem peso em ordem de marcha 54 kg maior (1.346 kg contra 1.292 kg), mas a capacidade de carga declarada é a mesma, 650 kg, algo tecnicamente incoerente. no início de 2016 estarão disponíveis versões 4×4 e câmbio automático. preços são bem competitivos: r$ 62.290 a r$ 72.490, em especial por ter uma porta extra e, de longe, a cabine mais espaçosa para pernas, cabeças e ombros de três pessoas no banco traseiro, em razão da distância entre-eixos 15,5 cm maior que o suv duster. desenho da nova picape, em especial da seção traseira, é harmonioso com lanternas bem dimensionadas. o conjunto até agrada mais do que o próprio duster, embora a terceira coluna merecesse linhas mais ousadas. belos trabalhos de reforços e ajustes das suspensões independentes na frente e atrás se destacam na nova picape. o motor de menor cilindrada tem que lidar com 90 kg extras em relação ao utilitário esporte do qual deriva. por isso, a versão de 2 litros é melhor e faz diferença sensível para quem pretende, de fato, utilizar o veículo na plenitude de espaço e de carga. freios traseiros deveriam ser a disco e não a tambor, considerando as características de uso do veículo. entre os acessórios há o batido kit de penduricalhos dentro do conceito aventureiro e recursos úteis como extensor de caçamba que serve de rampa para uma motocicleta, apresentado pela primeira vez na strada. posição de guiar é boa, embora sem ajuste de distância do volante (apenas de altura com aquele sistema de queda-livre, nada suave ao regular). assistência hidráulica da direção está bem calibrada, enquanto o comando do câmbio por cabo permitiu evolução nas trocas de marchas. visibilidade do quadro de instrumentos melhorou em relação ao sandero/logan. sistema multimídia com tela tátil de sete polegadas é completo e inclui navegador gps pouco intuitivo ao programar ou alterar rotas. duster oroch, em resumo, é um produto que faltava no mercado brasileiro. mais racional que as tradicionais e pesadas picapes médias e espaço interno bem superior às compactas. atende trabalho e lazer a preço atraente. **roda viva** **anfavea** resolveu jogar a toalha sobre previsões nesse terrível ano de 2015\. em abril último a entidade estimava queda de vendas (mercado total) de 13% e menos 10% na produção, em relação a 2014\. agora, seus números apontam que vendas deverão cair 27% (para 2,54 milhões de unidades) e a produção, 23% (para 2,41 milhões de unidades). **cenário** só não é pior porque exportações reagem ao estímulo de desvalorização do real. vendas externas de unidades montadas podem crescer 12% este ano sobre 2014\. antes se previa apenas mais 1% em referência ao ano passado. e apesar de cortes na produção, estoques continuam altos, baixaram de 53 para 52 dias. isso abre boas oportunidades aos compradores. **conforme** essa coluna havia antecipado, jaguar land rover só agora confirmou que o range rover evoque (já atualizado) será o primeiro produto a sair de sua nova fábrica de itatiaia (rj), no início do segundo semestre de 2016\. virá, logo sem seguida, o novo discovery sport, de sete lugares. jaguar xe continua nos planos para ser o terceiro produto do grupo inglês. **preço** ficou mais alto “ r$ 183.900 “ em versão única de sete lugares, mas nova geração do kia sorento ganhou bastante no refinamento de linhas. com oito cm a mais de entre-eixos, os ocupantes têm mais espaço, ajudado pelo assoalho plano atrás. motor v-6/270 cv e câmbio automático de seis marchas formam um conjunto silencioso e ágil para seus 4.78 m de comprimento. **reação** da ford à chegada do hr-v e do renegade foi rápida ao reconhecer o avanço de preferência de câmbio automático nesse segmento. agora o ecosport oferece essa opção, em versão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, também com motor de 1,6 l (potência aumentada para 131 cv e torque, para 16,1 kgfm). preço parte de r$ 68.690. **contatos do autor:** [email protected] e www.facebook.com/fernando.calmon2

Entre para responder