Salão duas rodas: bmw concept stunt g 310 tem estreia mundial
-
com a estreia mundial da bmw concept stunt g 310 no salão duas rodas, a maior feira de motos da américa do sul, a bmw motorrad apresenta um feito completamente novo: a interpretação incondicional de uma moto para acrobacias, ao mesmo tempo imponente e ágil, baseada em estudo de motocicleta monocilíndrica.
graças aos seus muitos anos de experiência, chris pfeiffer, tetracampeão mundial e europeu de stunt riding, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da bmw concept stunt g 310. o stunt riding é um esporte exigente e com muitas particularidades. para praticá-lo, é necessário ter uma moto compacta e facilmente manobrável, mas ao mesmo tempo estável e robusta. temos de conseguir o balanço ideal entre agressividade e maneabilidade, explica chris pfeiffer.
a bmw concept stunt g 310 combina todas essas qualidades e as evidencia à primeira vista: o motor monocilíndrico possibilita proporções muito compactas graças à sua concepção inovadora. o detalhe: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus. isto permite o posicionamento ideal do motor na motocicleta e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança traseira, tornando a moto muito ágil.
a parte dianteira rebaixada e a traseira elevada permitem mudanças rápidas de direção e uma condução dinâmica. ao deslocar os dutos de admissão para a dianteira e o sistema de escape para a traseira, foi possível montar o silenciador traseiro numa posição vertical elevada por baixo do assento, entre motor e amortecedor. desta forma, o silenciador fica perfeitamente protegido e não restringe a liberdade de movimentos do condutor. e apesar de não se poder ver, outra característica marcante da bmw concept stunt g 310 é a acústica que atrairá, certamente, a atenção do piloto.
a vista lateral empolgante deste conceito é caracterizada pelo desenho tridimensional de suas superfícies. as linhas precisas e a interação expressiva dos contornos criam uma sensação de movimento e velocidade, mesmo com a moto parada. particularmente marcantes são, ainda, os contornos da guia lateral do tanque de combustível, que conferem ênfase significativa a este efeito. todas as linhas parecem gerar um sentido de movimento na direção da roda dianteira, enfatizando a facilidade de maneabilidade da bmw concept stunt g 310. ao mesmo tempo, as superfícies criam uma silhueta compacta, favorecendo o centro de massas em torno do bloco do motor.
a vista frontal esguia da bmw concept stunt g 310 também revela a sua elevada agilidade. as formas expressivas das superfícies do tanque de combustível reforçam o design frontal. à semelhança da dianteira, também a traseira elevada e leve promete facilidade em manobras. ela desloca o centro de gravidade visual ainda mais para a frente e, em combinação com o spoiler do motor, realça ainda mais a roda dianteira.
as inúmeras modificações são características de uma moto de acrobacia, como as realizadas na bmw concept stunt g 310 por indicação de chris pfeiffer, graças aos seus longos anos de experiência como profissional neste esporte e em cooperação com a equipe de design da bmw motorrad. o objetivo é garantir a máxima maneabilidade possível para o piloto de acrobacias na realização de suas proezas sobre o asfalto. o acelerador bloqueável garante propulsão constante, mesmo quando o condutor tem de soltar a mão do punho do acelerador. além disso, uma relação de transmissão ligeiramente modificada permite uma maior tração na roda traseira, mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio traseiro intencionalmente sobredimensionado desacelera de forma eficiente em todas as situações. um segundo e, ainda maior freio traseiro, permite travar a roda traseira apenas com o dedo médio esquerdo, caso em determinadas acrobacias o pé direito não se encontre no pedal de freio. graças à disposição especial do manete adicional do freio no lado esquerdo, até pode ser operado ao mesmo tempo que a embreagem. adaptadores no eixo dianteiro e também na zona do assento “ os chamados pinos dos eixos “ proporcionam ao condutor posições adicionais para colocar os pés que vão além das possibilidades oferecidas pelos descansos regulares de pés.
os característicos estribos de apoio vermelhos proporcionam proteção adicional para o motor. um destaque especial na bmw concept stunt g 310 é a traseira desenvolvida especificamente pela bmw motorrad para acrobacias e que, até agora, ainda não tinha sido vista numa moto com tal finalidade. a peça, confeccionada a partir de um bloco de alumínio, com uma abertura no centro, oferece ao piloto de acrobacias um ponto de fixação para o pé. em conjunto com o assento antiderrapante, o componente em alumínio também assegura, graças à sua forma, uma posição estável ao conduzir.
o conceito de cor evidencia as cores clássicas da bmw motorsport: branco como cor básica e também vermelho e azul, em combinação com as cores da bandeira do brasil em uma interpretação moderna. o design com cores em verde e amarelo fluorescente atraem os olhares.
as fortes cores fluorescentes estendem-se ao longo de toda a moto, realçando ainda mais as linhas e superfícies dinâmicas. o cerne da moto, o sistema de transmissão, apresenta cores mais escuras e volta a deslocar para baixo o centro de gravidade visual. edgar heinrich, responsável pelo design da bmw motorrad, resume: a bmw concept stunt g 310 é um verdadeiramente atraente os olhos. tudo nela parece um convite para sentar e desafiar a lei da gravidade.
fonte: bmw motorrad