Pirelli lança primeiro pneu fabricado no brasil
-
a pirelli lançou o primeiro pneu fabricado em território nacional a ser comercializado com a etiqueta de eficiência energética, parte do programa brasileiro de etiquetagem (pbe), coordenado pelo inmetro, com notas a na frenagem no piso molhado e b-c na economia de combustível.
o cinturato p1 plus, produto escolhido pela fabricante para estrear o programa de etiquetagem dentro do portfolio da empresa no brasil, é o primeiro pneu verde desenvolvido exclusivamente para o mercado de reposição e change over. o produto nasce com um novo padrão de performance e segurança em relação ao antecessor, o phantom.
economia de combustível, diminuição do ruído durante a rodagem, dirigibilidade, frenagem no piso molhado e seco são as principais melhorias no desenvolvimento do cinturato p1 plus. a dirigibilidade em todas as condições climáticas também foi beneficiada, inclusive para os motoristas com estilo de direção mais esportiva. o gráfico ao lado indica a evolução do pneu.
este novo integrante da linha green performance conta com compostos que garantem maior esportividade com menor impacto ao meio ambiente, 25% menor resistência ao rolamento propiciando cerca de 5% em economia de combustível (em relação a um pneu categoria f), melhor desempenho em frenagem com até 10 metros de diferença em comparação a um pneu de categoria e e maior durabilidade com um novo padrão de rendimento quilométrico. a grande inovação se faz nos novos compostos e na banda de rodagem mais plana, que otimiza o contato com o solo e propicia excelência em estabilidade, maior precisão nas manobras, melhor desempenho em frenagem e aumento da dirigibilidade.
o produto está disponível para rodas de 15 a 20 polegadas. até a segunda metade de 2016, o cinturato p1 plus chega a 16 medidas, formando a gama completa. o pneu recém-lançado sai de fábrica certificado com nível b ou c de economia de combustível, dependendo da medida. em todas elas, o cinturato p1 plus é classificado com nível a de frenagem no piso molhado, garantindo o máximo grau de segurança, e 72 decibéis em emissão de ruído externo.
com este lançamento, a pirelli se antecipa às datas de implantação do programa brasileiro de etiquetagem de pneus, que entra em vigor a partir de outubro de 2016 para produção e importação e, a partir de abril de 2017, para distribuição.
fonte: néctar comunicação corporativa / assessoria de imprensa da pirelli