Polo gt ea113 flex turbo
-
olá pessoal, sou um pouco novo no fórum.. acho que nunca falei nada.. rss, mas sempre sigo os tópicos deve fazer uns 2~3 anos já.
sou da região do abc paulista e acabei de montar (eu mesmo) uma turbina no meu polo gt 2.0 flex 2010.. não trabalho com mecanica automotiva e nunca tive carro turbo/modificado, mas considero ter uma boa noção no assunto, mas tenho algumas dúvidas que queria o maior número de opinões possível.
vou passar abaixo a lista de peças que estão no carro:
-
turbina .50 pulsativa spa
-
coletor beep pulsativo
-
wastegate folego básica
-
valv. prioridade original audi
-
bico suplementar monza Álcool
-
dosador compósito (plástico) pequeno spa
-
injeção original+controlador fireplus - analógico (atraso ponto, clamper map/sonda)
-
wideband odg+bosch 4.2
agora um descritivo da montagem/funcionamento/perguntas:
-
pressão no bico mono foi regulada a partir do retorno do regulador original - trabalhando com 2 bar no bico com pressão atmosférica (pressão da linha original de 4,2 bar). qual seria a pressão ideal para este bico? não tive problemas de travar aberto/fechado, mas queria confirmar.
-
meu coletor admissão é original em plástico, a pressão da turbina está chegando em 0,7kg - a wastegate está sem o parafuso de regulagem já.. para baixar teria que trocar a mola (penso eu) ou teria alguma outra forma de fazer isso? ainda, é realmente necessário baixar a pressão com este coletor?
-
a lubrificação da turbina está vindo da cebolinha (com um 't'). a pressão de óleo com motor quente está em 3,5kg (giro médio) e quase em 2kg na marcha lenta.. isso é considerado normal?
-
acelerando o carro (com pressão 0,7kg) a wide chega até 0,77 - pelo que pesquisei está bem gordo - isso pode me dar problemas?
-
turbina entra com 3mil rpm.. se afundar o pé na marcha lenta, o carro fica pobre até entrar o bico mono (~1,25 lambda); isso pode me dar problemas?
-
não tenho uma aceitação muito boa desta forma de preparação pela maioria dos preparadores que consultei aqui em sbc.. alguém do site aí tem um carro montado com bico suplementar que funcione bem? tenho realmente que me preocupar com meu motor da forma que está montado?
se puderem dar suas opiniões, agradeço a todos.. muito obrigado pessoal!!
atenciosamente,
denis.
-
-
olá pessoal, sou um pouco novo no fórum.. acho que nunca falei nada.. rss, mas sempre sigo os tópicos deve fazer uns 2~3 anos já.
sou da região do abc paulista e acabei de montar (eu mesmo) uma turbina no meu polo gt 2.0 flex 2010.. não trabalho com mecanica automotiva e nunca tive carro turbo/modificado, mas considero ter uma boa noção no assunto, mas tenho algumas dúvidas que queria o maior número de opinões possível.
vou passar abaixo a lista de peças que estão no carro:
-
turbina .50 pulsativa spa
-
coletor beep pulsativo
-
wastegate folego básica
-
valv. prioridade original audi
-
bico suplementar monza Álcool
-
dosador compósito (plástico) pequeno spa
-
injeção original+controlador fireplus - analógico (atraso ponto, clamper map/sonda)
-
wideband odg+bosch 4.2
agora um descritivo da montagem/funcionamento/perguntas:
-
pressão no bico mono foi regulada a partir do retorno do regulador original - trabalhando com 2 bar no bico com pressão atmosférica (pressão da linha original de 4,2 bar). qual seria a pressão ideal para este bico? não tive problemas de travar aberto/fechado, mas queria confirmar. poderia explicar realmente como foi feito está ligação? apartir da linha de retorno voce instalou um regulador que segura a pressão em 2 bar no bico suplementar?? explica melhor para entender. este bico trabalha com 1,5 bar se não me engano.
-
meu coletor admissão é original em plástico, a pressão da turbina está chegando em 0,7kg - a wastegate está sem o parafuso de regulagem já.. para baixar teria que trocar a mola (penso eu) ou teria alguma outra forma de fazer isso? ainda, é realmente necessário baixar a pressão com este coletor? para essa pressão, não se preocupe com o coletor, ele irá suportar, o que tem que se atentar é que o carro é flex, taxa de compressão já alta, então tem que andar apenas no alccol e trabalhar sempre o atraso de ponto.
-
a lubrificação da turbina está vindo da cebolinha (com um 't'). a pressão de óleo com motor quente está em 3,5kg (giro médio) e quase em 2kg na marcha lenta.. isso é considerado normal? pelo o que acompanho e manuais está dentro dos padroes sim..
-
acelerando o carro (com pressão 0,7kg) a wide chega até 0,77 - pelo que pesquisei está bem gordo - isso pode me dar problemas? mistura está rica sim, antes mistura rica do que pobre, por experiencia e o que vejo em torno de 0,84 até 0,88 seria ideal com segurança… voce não consegue ajustar no modulo essas regulagem de ganho ao acrescentar pressão? não conheço esse modulo fireplus.
-
turbina entra com 3mil rpm.. se afundar o pé na marcha lenta, o carro fica pobre até entrar o bico mono (~1,25 lambda); isso pode me dar problemas? o bico está entrando com qual pressão? o ideal seria entrar logo que se tem pressão positiva (0,1 - 0,2 pressão), consegue regular isso no módulo não?
-
não tenho uma aceitação muito boa desta forma de preparação pela maioria dos preparadores que consultei aqui em sbc.. alguém do site aí tem um carro montado com bico suplementar que funcione bem? tenho realmente que me preocupar com meu motor da forma que está montado? existem varios métodos de gerar alimentação suplementar para carros turbos, o bico suplementar não é bem aceito pois os modulos antigos não trabalhavam atraso de ponto, não tinham regulagem progressiva do bico suplementar... do jeito que está funciona sim, é obvio que uma injeção programavel ou algum fera em reprogramação iria ter melhores resultados - tendo mistura ok e o ponto de ignição respeitando o limite do motor não tem com o que se preocupar..
se puderem dar suas opiniões, agradeço a todos.. muito obrigado pessoal!!
atenciosamente,
denis.
-
-
boa noite leandro..
primeiramente muito obrigado pelas respostas.. me deixam mais tranquilo pra andar com o carro.
agora respondendo as suas perguntas:
- o suporte do bico que tenho tem uma entrada e saída de combustível, que fica sempre circulando.. a entrada do bico eu liguei a partir do retorno do regulador original (a mangueira que voltava para o tanque), e coloquei o dosador depois do bico.. para manter a pressão mais baixa no bico.
já me disseram que desta forma poderia ter problemas quando o bico abrisse, mas tenho 2 manômetros de combustível monitorando a pressão original e a pressão no bico e não vi variação com a entrada do turbo.
vou baixar a pressão no bico para 1,5 bar como você falou.
-
quanto a regulagem do combustível de acordo com a pressão, até consigo.. mas a turbina demora um pouco pra entrar por falta se eu baixar mais a regulagem.. penso ser por causa da distância do bico até os cilindros.. pois o bico começa a pulsar logo de cara quando já tem pressão. estou ainda testando as regulagens do módulo pra acertar.. como disse, acabei de montar o carro e não está 100% ainda.. bom saber que o ideal será entre 0,84 e 0,88.. vou buscar estes valores..
-
quando você diz que os módulos antigos não tinham estas funções, vejo vários pulsadores de bicos (pandoo, his, hardware etc) que ainda não tem o atraso de ponto.. estes módulos não servem para trabalhar com carros flex devido a isso? o meu carro por exemplo tem taxa de 11,5:1 de acordo com manual.. pelo que pesquisei essa pressão de 0,7kg seria o máximo para esta taxa, trabalhando muito bem o ponto, senão quebra..
-
concordo que uma injeção programável seria melhor, mas o custo me proibe por enquanto.. rss..
os únicos módulos que encontrei para atrasar o ponto e controlar bico suplementar no meu carro, que tem uma bobina com 6 fios (4 de sinal) foram este fireplus e o meg da cm racing.. você conhece mais algum? o techrace não consegue controlar ponto com essa bobina (seria como bobinas individuais).
-
po se vc ve a pressao de oleo do meu carro vc vai falar que tem algo errado.rs
lenta parado 1bar quente… lenta frio recem ligado 4
andando de baixa o giro acompanha a pressao 2000rpm 2bar.aproximadamente. quente
frio, qualquer coisa 6~7bar mas nao passa disso e geralmente 7bar é soh um pico e cai um pouco.
meu manometro é instalado num t na saida da cebolinha .
e vou te falar esse manometro salvou minha vida esse fds.
acho que a distancia do bico nao é muita coisa nao.,, e a tuyrbina entra na hora que o bico entra porque na hora que o bico pulsa é a hora que "há mais forca na explosao" e com isso gira mais a turbina.
meu carro é bem nitido isso quando entra o econostat... leitura 0.90 1.00... ai entra o econostat primeira boca ja vai pra 0.85 e ja comeca a puxar.
-
boa noite leandro..
primeiramente muito obrigado pelas respostas.. me deixam mais tranquilo pra andar com o carro.
agora respondendo as suas perguntas:
- o suporte do bico que tenho tem uma entrada e saída de combustível, que fica sempre circulando.. a entrada do bico eu liguei a partir do retorno do regulador original (a mangueira que voltava para o tanque), e coloquei o dosador depois do bico.. para manter a pressão mais baixa no bico.
já me disseram que desta forma poderia ter problemas quando o bico abrisse, mas tenho 2 manômetros de combustível monitorando a pressão original e a pressão no bico e não vi variação com a entrada do turbo.
vou baixar a pressão no bico para 1,5 bar como você falou. cara, mantem a pressão em 2 bar, conferi em tabelas e é esta pressão mesmo que este bico trabalha - http://www.planatc.com.br/tabela_vazao/tabela%20de%20vaz%c3%a3o%20de%20injetores%20lb-15000.pdf - outrosbicos mono que trabalham com menor pressão. quanto a sua ligação, nunca vi na pratica nenhum então não posso opinar, mas se vc esta acompanhando com manometro está otimo.
-
quanto a regulagem do combustível de acordo com a pressão, até consigo.. mas a turbina demora um pouco pra entrar por falta se eu baixar mais a regulagem.. penso ser por causa da distância do bico até os cilindros.. pois o bico começa a pulsar logo de cara quando já tem pressão. estou ainda testando as regulagens do módulo pra acertar.. como disse, acabei de montar o carro e não está 100% ainda.. bom saber que o ideal será entre 0,84 e 0,88.. vou buscar estes valores.. seu modulo tem quais regulagens para o bico/combustivel?? falo pelo seguinte, voce citou mistura pobre, se a mistura está pobre antes da turbina entrar/ter pressão positiva é questão de programação do modulo original ou algum problema/falha que a injeção apresenta… se ao entrar pressão o bico pulsa e a mistura fica rica, está ok... e o ganho de combustivel de acordo com a pressão que deve ser trabalhado para que ao ter pressão maxima a mistura não esteja tão rica...
-
quando você diz que os módulos antigos não tinham estas funções, vejo vários pulsadores de bicos (pandoo, his, hardware etc) que ainda não tem o atraso de ponto.. estes módulos não servem para trabalhar com carros flex devido a isso? o meu carro por exemplo tem taxa de 11,5:1 de acordo com manual.. pelo que pesquisei essa pressão de 0,7kg seria o máximo para esta taxa, trabalhando muito bem o ponto, senão quebra.. não é que não servem, mas motor flex tem taxa alta e ponto avançado, motor turbo "quebra" basicamente e principalmente por fadiga das peças mecanicas (com 0,7 pressão é pouco provavel), ou por falta de combustivel ou excesso de ponto, e o atraso em carros flex é primordial para segurança do conjunto. sua taxa é um pouco alta pra turbo mesmo, mas sabendo trabalhar o ponto não terá problemas. não sei qual ponto final seu carro dá, mas se tirar 1º a cada 0,1 kg de pressão imagino que estará bem seguro, mas um scaner seria ideal para verificar..
-
concordo que uma injeção programável seria melhor, mas o custo me proibe por enquanto.. rss..
os únicos módulos que encontrei para atrasar o ponto e controlar bico suplementar no meu carro, que tem uma bobina com 6 fios (4 de sinal) foram este fireplus e o meg da cm racing.. você conhece mais algum? o techrace não consegue controlar ponto com essa bobina (seria como bobinas individuais). não consegui nem achar informação/venda deste fireplus, apenas li muito bem sobre ele e seu fabricante (euripedes)... se o modulo cumpre o prometido não terá problemas...obs. os preparadores em geral são sempre "contra" o que vc faz pois não está pagando/usando a mão de obra deles, mas te garanto que todos já usaram o sistema que vc empregou e tiveram sucesso com ele... (como eu disse, isso não quer q seja o melhor, mas sim o que tem de melhor para o atual custo/beneficio seu)..
esses dias estava conversando com um renomado preparador aqui da minha cidade, estavamos vendo um calibra q ele montou, conforme palavras dele carro foi feito para andar com 0,8kg, porem com 0,4/0,5 ja estava perigoso de tanto que estava andando, então reslveu deixar com essa pressão... ai falamos sobre o motor c20xe desses carros, ele falou q é um puta motor, que fez um parceiro dele comprar um motor desse para projetos futuros e tudo mais.... passou 3 meses liguei para ele fando que havia achado um motor desse para comprar sabe qual a resposta dele?? "achou? mas aonde? não acho que vale a pena, hoje tem muita coisa moderna ai no mercado...."