Megasquirt
-
sim realmente, o desenho é de um led e do outro lado o coletor e emissor de um transistor, componente de 4 patas
joia parece ser o componente mais complicado da interface vag-com
-
sim realmente, o desenho é de um led e do outro lado o coletor e emissor de um transistor, componente de 4 patas
joia parece ser o componente mais complicado da interface vag-com
[snapback]498987[/snapback]
o 4n25 que eu te disse tem 6 patas, embore use 4…
uma vez eu pedi acoplador optico na lojinha de eletronica e o cara me deu um ci de 4 patas só com o codigo 617c gravado. funciona muito bem, e tem a mesma pinagem do vag com.
-
valeu, ja sei o q usar no lugar desse acoplador de codigo psico
ainda nao sei se sera o proximo projeto, ja q to visando uma fonte de extrema corrente
-
puts, ligar modulo com bico suplementar junto com a injecao original é fogo, dependendo da injecao.
meu carro eu tinha regulado pra dar uma leve enriquecida entre 3 e 4 mil rpm… no comeco beleza, mas depois percebi que nao enriquecia mais porcaria nenhuma. ai tirei essa regulagem... conclusao: entre 3 e 4 mil km ficou pobre pra burro.
tava chegando a usar 80%(ja sobre tempo de injecao util) do suplementar pra 0.8... ai comecei a baixar o tempo do suplementar... ateh a terceira pisada ficava pobre, o carro dando umas amarradinhas (claro que eu nao atolo o po né, nao quero um buraco nos pistoes) entao, comeca a ficar normal denovo... agora to usando 50% pra 0.8... isso mostra claramente como a injecao original reage trabalhando com suplementar. nao adianta querer fazer ficar rico ou pobre ou qqr coisa pq ela vai querer manter os padroes de fabrica.
regulando assim, com menos combustivel no suplementar, deixado a injecao injetar mais nos 4 bicos originais, o carro ta melhor em baixa, com mais torque mesmo antes da entrada da turbina. a resposta do carro aos 2500 rpm onde tem 0.3 de pressao está muito melhor, esta puxando muito mais. e em alta, esta mais solto.
pra vcs terem ideia, o consumo aumentou com essa regulagem. de 7.5 km/l que ele fazia, agora ta fazendo 6.5 ou as vezes até menos. isso acontece pq o carro ta trabalhando com mais combustivel na fase aspirada, pois nao esta sendo afogado pelo suplementar quando entra o turbo.
tb da pra sentir que toda a auto-adaptacao da ecu é baseada em rpm x tps.
quando mudo uma regulagem, se acelerar segurando o acelerador em 1 posicao determinada, vc percebe a ecu se regulando. depois vc pisa mais, e percebe que ta desregulado... ai segura um tempo e regula denovo.
outra coisa que prova o quanto essa ecu é auto-adaptativa, é que quando eu desenvolvi o aparelho pra converter o carro pra alcool, ele podia ser ligado no pc, e eu podia ver no pc qual o tempo de injecao dos bicos originais do carro, mas ja o tempo de saida do aparelho, tempo ja acrescido da conversao.
com o botao do aparelho em gasolina, onde ele nao muda nada no temp de injecao, em marcha lenta, tudo original e gasolina no tanque, era lido 2.8 ms de injecao. mudando o botao, o tempo de injecao ia pra 3.6(30% de acrescimo). o hallmeter colava no rico, o carro engasgava... o tempo de injecao ia caindo 3.5, 3.4, 3.3..... 2.8
carro redondo novamente... isso levava uns 20 segundos desligando o botao, hallmeter colado no pobre, as vezes o carro ateh morria, as vezes nao mas ficava todo irregular, tempo de injecao em 2.0ms... entoa ia subindo... mesmos 20s e tava tudo certo denovo.
resumindo tudo o que eu quis dizer:
tudo depende da injecao, mas no geral, tabalhar em paralelo nao deixa vc mandar na coisa. quem manda é a injecao original. no meu caso por exemplo, nada de querer 900 de sonda... tenho que me contentar com os 820, 850 em wot que a injecao me permite. querer jogar mais no suplementar vai fazer com que a injecao diminua nos bicos originais. nao vale a pena pq afeta muito a fase aspirada.
a injecao do meu carro é a bosch motronic 7.3h4
-
puts, ligar modulo com bico suplementar junto com a injecao original é fogo, dependendo da injecao.
[snapback]499050[/snapback]
naum, depende mais do que e de como está se fazendo…hehehehe
a minha original tá se resumindo a uma simples controladora de motor de passo....ahauhauha
-
tudo depende da injecao, mas no geral, tabalhar em paralelo nao deixa vc mandar na coisa. quem manda é a injecao original. no meu caso por exemplo, nada de querer 900 de sonda… tenho que me contentar com os 820, 850 em wot que a injecao me permite. querer jogar mais no suplementar vai fazer com que a injecao diminua nos bicos originais. nao vale a pena pq afeta muito a fase aspirada.
bem vindo ao mundo do e-gas
todas as centrais bosch me trabalham por metas (já cansei de falar por aqui e outor foruns), não adianta vc querer interferir porque ela vai atrás da meta desejada e funciona exatamente como vc disse, só que ela num leva em conta só tps x rpm naum… leva todos os sensores de medição de carga envolvida, até mesmo vss qdo ele existir.
existe uma curva de afr pra meia e plena carga e a injeção se vira pra atingir o valor desejado...simples assim... só que existe curvas de limitação (tbm pra saber qdo um sensor estiver defeituoso) pra cada tipo de correção... é como se num tivesse curva de combustável/ponto/pressão (mas existem sim só num são definitvas com as normais ).
inclusive nas me7 usadas nos vag turbo tem um curva de limitação de torque, se vc num refaz a curva com o formato da nova curva de torque que terá com a nova pressão de turbo fica entrando em emerg?ncia..se vc coloca que ele tem que ter determinado torque digamos a 2.000rpm a central sozinha ajusta ponto, combustável e pressão de turbo pra atingir este torque, se depois de um certo numero de tentativas ela nunca consegue atingir o torque desejado ela assume que tem um erro e entra em emerg?ncia...isso pode demorar umas horas pra acontecer... se vc coloca menos torque do que ele tem com a pressão de turbo/ponto, etc ela sozinha vai se encarregando de fechar borboleta, diminuir pressão de turbo ou ponto pra atingir a meta de torque e o carro perde potência de qdo fez o chip
-
poxa eu pensei q toda injecao original ia trabalhar tentando atingir determinado valor, e como foi mensionado lavando o motor no suplementar o tempo de abertura dos bicos originais tenderia a cair ao minimo possivel dentro dos valores de lambda e demais influentes na medida
-
por isso que o lance é caminhar pra desligar a motronic. só vou ter um trampinho a mais pra controlar o e-gas no meu modulo, mas nao eh nada de outro mundo
mas nao eh o fim do mundo trabalhar em paralelo nao, é só ajustar com carinho, sem exagerar no suplementar. o foda é que eu cheguei e taquei 8% do suplementar pra cada 0.1bar, jogando 115% entre 3 e 4000 rpm. a bixinha ficou viciada nessa faixa de 3 a 4 mil.
-
tudo depende da injecao, mas no geral, tabalhar em paralelo nao deixa vc mandar na coisa. quem manda é a injecao original. no meu caso por exemplo, nada de querer 900 de sonda… tenho que me contentar com os 820, 850 em wot que a injecao me permite. querer jogar mais no suplementar vai fazer com que a injecao diminua nos bicos originais. nao vale a pena pq afeta muito a fase aspirada.
muito interessante a sua observação… ainda não tinha parado pra pensar nisso
isso deve acontecer nos carros que conheão que usam i.e orignal + digipulse, meg, ou outros modulos de controle de bico auxiliar...
esse exemplo não se aplica é megasquirt, pois no caso dela a injeção original não terá mais controle sobre o tempo de injeção, ponto e outras funções que a megasquirt estiver controlando.
quem pode dar um exemplo prático disso que eu falei é o lucas schneider, ele já tá usando no celta dele.
[]?s
-
não pode confundir as coisas, uma é a capacidade da central original em se autoadaptar (corrigir pequenas variações ocorridas durante a produção do motor e ainda as oriundas do desgaste do mesmo durante sua vida útil).
outra coisa é a central trabalhar por metas, ou seja ela tem liberdade de variar a posição da borboleta, pressão de turbo, ponto e combustável pra atingir o torque desejado.