Bmw revela nova roadster g 310 r
-
aproximadamente um mês após a estreia mundial da bmw concept stunt g 310 no salão duas rodas, o maior evento de motos da américa do sul, realizado em são paulo, a bmw motorrad apresenta globalmente a inédita bmw g 310 r. ela herda do conceito o dna acrobático e o interpreta esbanjando agilidade e flexibilidade em ambiente urbano, ao mesmo tempo em que exibe imponência e robustez na estrada. de proporções compactas, design dinâmico e motor monocilíndrico, a bmw g 310 r incorpora a essência de uma legítima roadster da marca em seu estado mais puro, porém voltado para um segmento de menor cilindrada, agregando qualidade premium, característica da marca, consumo reduzido de combustível e conforto ao pilotar.
o desenho marcante da bmw g 310 r deixa o seu caráter ágil e dinâmico transparecer à primeira vista, revelando a inspiração em outros membros da família bmw motorrad, entre eles a bmw s 1000 r. isso fica evidente na carenagem frontal que incorpora o farol, nos contornos do tanque de combustível em formas arrojadas e nas proporções típicas de uma roadster, com dianteira robusta e traseira elevada. a vista lateral é ressaltada pelas superfícies de linhas simétricas e imponentes e que conferem uma sensação de movimento à moto. já as proporções compactas e a distância curta do entre-eixos garantem manobras ágeis e mudanças rápidas de direção. a traseira alta, por sua vez, trasmite leveza e esportividade, mas sem deixar o conforto em segundo plano.
além do design dinâmico, outro destaque da bmw g 310 r é o novo motor monocilíndrico de 313 cm³, refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível. ele é capaz de entregar 34 cv de potência a 9.500 rpm e um torque máximo de 28 nm a 7.500 rpm. o conjunto, aliado ao peso da moto de apenas 158,5 kg em ordem de marcha, proporcionam uma condução mais ágil e divertida. o ponto alto do motor fica por conta do cilindro inclinado para trás, desenvolvido em construção open-deck e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente. esta configuração do motor favorece uma distância mais curta de entre-eixos possibilitando uma condução mais ágil.
a nova g 310 r oferece posição de assento confortável para uma pilotagem mais agradável. outro detalhe que contribui para esta característica é a ergonomia dos comandos que estão bem posicionados e de fácil acesso e que, por sua vez, proporcionam mais segurança na condução da moto. para chegar a esta configuração, os engenheiros da bmw motorrad consideraram diversas anatomias de condutor. a nova roadster faz curvas com agilidade extrema, mesmo em posição inclinada, permanecendo, contudo, estável e sob controle. extremamente compacta e com ampla variedade de recursos, a nova g 310 r marca a entrada da bmw motorrad em um novo segmento de mercado.
o corpo da g 310 r integra um quadro de aço tubular resistente à torção e de construção robusta, tipo grelha, com quadro traseiro aparafusado. a dianteira possui um garfo invertido rígido e a traseira vem equipada com um braço oscilante em alumínio, com um amortecedor diretamente acoplado.
assim como em outras motos da gama, a g 310 r vem com sistema anti-travamento abs de série. o conjunto inclui freios de alto desempenho e abs de dois canais. a dianteira é equipada com um freio monodisco com pinça fixa de quatro pistões e disco de 300 mm de diâmetro. na traseira, o dispositivo traz uma pinça flutuante de dois pistões associado a um disco de 240 mm de diâmetro. o painel de instumentos da roadster conta com um grande display de cristal líquido (lcd) e de boa visualização.
para atender ao mercado mundial, a nova bmw g 310 r será produzida em bangalore, na índia, em parceria com a tvs motor company, o terceiro maior fabricante de motos daquele país. o volume de produção será de aproximadamente 2,5 milhões de unidades/ano, e o modelo estará disponível aos clientes no segundo semestre de 2016.
no brasil, um dos principais mercados do mundo para esse novo produto, o modelo será fabricado na linha de montagem da marca em manaus (am), também na segunda metade do próximo ano, ainda sem volume de produção definido.
fonte: imprensa corporativa do bmw group brasil