Coluna de carro por aí por roberto nasser
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fotos: divulgação
mercedes e 250, o começo do luxo
mais vendido, mais rentável, mercedes-benz classe e, há anos é o verdadeiro cavalo de batalha da área de automóveis da daimler. harmônico em dimensões, na marca seus 4,88m de comprimento medeiam entre o c e o s, porta a inconfundível identificação, embutindo sobriedade, qualidade, resistência, bom comportamento mecânico, ótimos números de consumo “ em estrada mais de 12 km/litro de gasálcool.
o 250 é o degrau de entrada na classe e. na prática tal carroceria, com o pequeno motor 1,6 do classe c, aumentado a 1.991 cm3 de cilindrada, potência declarada de 211 cv, e 35,7 kgfm de torque, passando pela boa transmissão automática de 7 velocidades, chegando às rodas traseiras, levando os quase 1.800 kg a 100 km/h em 7,4s e velocidade final cortada a 243 km/h. está de bom tamanho. compondo com o motor de baixa cilindrada, o conteúdo é contido. revestimento não emprega couro, apenas plástico, mas há sensação de qualidade e harmonia na montagem. o elegante relógio analógico “ acertado via comandos de configuração do automóvel “ destaca-se no freio de custos aplicados pela daimler neste mercedes.
configuração interna é boa. é, como sedã com tração traseira, automóvel para quatro pessoas e uma criança no centro do banco traseiro. tudo respira a perceptível sensação de segurança, dos sistemas eletrônicos para acionar a mecânica, aos cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.
ar condicionado digital, saídas para todos os passageiros, bancos frontais com regulagens eletrônicas e três memórias, válidas também para espelhos retrovisores externos e volante; sistema multi media com tela, boa e clara câmera de ré, e gps. regulagens simplificadas num giratório botão central com a borda elegantemente recartilhada. charmosa alavanquinha de marchas “ parado, frente e para trás “ atrás do volante. marchas podem ser mudadas por aletas verticais também sob volante. é sistema para o grande mercado norte americano, onde se adota alavanca de marchas em tal posição. regulagem de motor, transmissão, direção e freios em apenas três programações, conforto, esporte e eco. nesta entra a função stop/start, desligando o motor nas paradas para reduzir consumo e emissões.
no uso
é um mercedes. palavra mágica, no imaginário coletivo resume engenharia e construção de qualidade, resistência, durabilidade, e o mítico som do fechar das portas. o ser bem planejado e bem feito faz saltar apreciação de muitos itens, como bons ajustes, com comportamento, direção precisa, estabilidade, freios poderosos, e a surpreendente, ante porte, peso e cilindrada, reação às demandas por boa aceleração. em descrição superficial, a fórmula do motor de baixa cilindrada, injeção direta e turbo gera enorme torque em baixa rotação é o futuro do automóvel.
confortos permitidos pela nova onda tecnológica, faróis em leds com sistema que faz passar, sozinhos, do facho baixo para o alto, ou formam vão no centro caso você esteja atrás de outro veículo, para não incomodar seu motorista.
rodas em liga leve, aro 17, calçadas com pneus de perfil baixo “ inadequados aos buracos nacionais. frente levemente mais alta em relação aos series c, permitindo passar quebra molas sem esfregá-lo nas impróprias barreiras. o rodar é muito agradável por amortecedores sensíveis à velocidade. firmes em alta, macios em baixa velocidade.
porta malas grande “ 540 litros. preço? promocional, dólar antigo: r$ 259.500.
audi nacionaliza o _sedan _a3 1.4
sem festa audi apresentou e iniciou vender seu primeiro produto nacional, o 1.4 tfsi sedã, modelo de entrada. é produzido no parque industrial da vw nas beiradas de curitiba, mesma linha de onde sairá o vw gol 7ª geração. para quem se acostumou a vê-lo, importado, como o mais vendido dos audi no brasil, exigirá vista apurada para identificar procedência. na prática o a3 sedã paranaense distingue-se visualmente apenas pelo fato de ser 1,5 cm alto, consequência do uso de molas, buchas e amortecedores em versão para terceiro mundo “ são mais resistentes e elevam o veículo. afinal, terceiro mundo é terra de desrespeito a veículos e proprietários. outras mudanças mecânicas positivas e adequadas às novas condições, há: o motor 1.4, 16 válvulas de abertura variável, injeção direta de combustível e turbo alimentador é o primeiro turbo flex no mundo, e saltou de produzir 122 para 150 cv e de 20,4 para 25,5 m.kgf de torque. não é evolução sobre o 1.4, mas redução no 1.8. assim superdimensionamento. lothar werninghaus, engenheiro da marca, entusiasmado, crê capaz de rodar 1 milhão de quilômetros. há coerência. transmissão mudada: saiu dupla embreagem dsg e 7 marchas, entrou automática com 6. razão prática, não se harmonizam com o piso e tipo de uso para e anda no brasil. suspensão traseira trocou o eixo: do sistema independente, de ancoragem múltipla, pelo eixo torcional com braços longitudinais, semi independente “ e há semi independência é -, amortecedores e molas divorciados. direção com assistência elétrica. rodas em liga leve aro 17para a attraction e 18 nas ambiente. aspecto conforto/segurança, opção do sistema active lane assist, avisador da mudança da faixa de rolamento; luz vigia nos retrovisores externos avisando da proximidade de veículo “ mesmo sem ser visto; o acc capaz de manter a velocidade e a distância do veículo à frente e de frear sozinho. sensores de água e luz, teto solar, câmera de ré, multi mídia, podem ser agregados, ou pré incluídos na versão mais cara.
faltam, sem explicação coerente, espelho retrovisor interno e ar condicionado automáticos.
quantum
comercialmente, versões attraction, sem opções exceto em pintura, e ambiente, permitindo agregação de acessórios e facilidades capazes de inflar o preço em até 50% do valor.
mantém-se automóvel harmônico e equilibrado, linhas laterais bem marcadas, sugerindo esportividade e exigindo cores definidas, como o vermelho “ nada das anônimas e pasteurizadas cinza ou preta.
é um automóvel coerente com a origem alemã, bons materiais, bem compostos, bem aplicados. assim, couro apenas para as superfícies de contados e na versão superior. segurança sem comprometimento ou economia fora de hora, freios a disco nas 4 rodas; sete almofadas de ar “ uma para os joelhos do motorista; cintos com três pontos de ancoragem em todos os lugares incluindo o central do banco traseiro; fixadores isofix para cadeirinhas infantis; painel legível, objetivo, sem os desvios de conduta volta e meia adotados por modelos japoneses e coreanos, em tentativa pretensão de re inventar a roda e o zero.
quanto custa audi a3 sedan 1.4 tfsi
** versão** r$ flex attraction 99.990 flex ambiente 109.990 flex ambiente completo 149.990 segurança aprova honda, vw, ford e reprova gm
última bateria de testes apresentada pela latin ncap, escritório latino americano da entidade mundial de promoção de segurança veicular, testando veículos através de batida, festeja honda, vw e ford, e repreende gm.
testes são realizados em padrões mundiais e aferem, pontualmente, índices de segurança para adultos e crianças, classificando-os por estrelas entre 0 e 5. hondas fit, city e hr-v tiveram nota máxima; vw 5 pontos para passageiros e 4 para crianças no novo polo indiano importado pela argentina; 4 em ambos os pontos pelo ford ka. nota de susto foi para o aveo, chevrolet construído no méxico e enviado à américa latina: zero em segurança. ocasião institucional, véspera da segunda conferência de alto nível em segurança viária no brasil, afirmativa desgasta imagem da empresa.
o aveo é o automóvel mais vendido no méxico, e sua versão básica, sem almofadas de ar, marcou 0 estrelas para adultos e 2 para crianças. secretário geral do latin ncap, alejandro furas lamentou, há cinco anos a chevrolet vem-se desempenhando negativamente. em mais de 60 modelos testados é o fabricante mundial com pior desempenho.
o aveo não vem ao brasil, viesse, teria que, mandatoriamente ter almofadas de ar.
roda-a-roda
**xing-ling “ **gm mais vendido na china, o buick envision, um crossover, deve cruzar o pacífico e chegar ao mercado norte americano em 2016. apresentação prevista ao naias, o salão de detroit, janeiro. ideia é compensar queda de vendas na china com um produto sem similar na marca no mercado dos eua.
**segundo “ **apesar da curiosidade, o buick não será pioneiro em tal manobra. é o volvo s60, também produzido na china e com exportações já iniciadas. marcas chinesas não vendem nos eua.
**multa “ **ibama aplicou multa de r$ 50 milhões à volkswagen pela venda de 17.057 picapes amarok 2012 e parte de 2013 com software mascarando emissões de poluentes. diz o órgão federal, baseia-se no maior valor previsto na legislação. comunicado diz, volkswagen deve oferecer plano de correção para enquadrar-se na legislação brasileira.
mais “ proconsp, de defesa dos direitos do consumidor também se fez presente, com multa de r$ 8,3m. mesma demanda, realizar o anunciado re call.
realidade “ difícil imaginar o presidente da volkswagen, passivo e sorridente, preenchendo cheque neste valor, repassando-o ao ibama, sem contestar. há jurisprudência contrária dentro da casa. caso idêntico, ocorrido na década de 90, gerou multa de us$ 10 x veículo. no mesmo critério, seriam us$ 170.570, em torno de r$ 700 mil.
ocasião “ órgãos federal e estadual estão atrasados. empresa se antecedeu em um mês antes da manifestação do ibama e do procon, prometendo atualizar o software no primeiro trimestre de 2016, quando entrará em operação o re call mundial para 11 milhões de veículos.
dedo-duro “ matriz vw contratou duas empresas de relevo internacional, a auditora deloitte e a jones day, de advocacia, para ajudar em processo interno incentivando quem tiver informações sobre o software aplicado aos motores diesel, para contar o que sabe. a ideia é acelerar o processo de correção, até agora de difícil cumprimento no prazo estabelecido.
troco “ promete não oferecer represálias, preserva-os de reinvidicações ante danos cobrados à empresa e seus executivos, e até, se de interesse, transferência de local de trabalho. parece claro para a empresa, não se trata de colocar uma peça, mas de cortar um comportamento interno.
s 10 “ qual será o motor a ser utilizado pelos picapes da gm pós-encerramento do contrato de fornecimento pela mwm, como anunciado semana passada?
sem surpresa “ motor chevrolet, o mesmo anteriormente utilizado. que não é mwm, mas projeto gm, com produção encomendada.
**onde ? **“ ainda sem definição, porém mirando para joinville, sc, onde tem fábrica de motores ecologicamente exemplar. a marca tem fundição e capacidade para faze-lo em são josé dos campos, sp, onde vasa e usina motores desde 1958.
entretantos “ desgastes, as greves, os prejuízos causados no relacionamento com o sindicato local de metalúrgicos, provocou construção das novas instalações e o constante esvaziar industrial desta planta, incluindo mudar para a argentina o projeto cruze “ em testes finais.
futuro “ de todas as más notícias econômicas “ que a falta de gestão no país não freia, nem mostra ações, planos ou projetos -, outra ameaça ao bolso do contribuinte: aumento no preço dos combustíveis.
porquê “ enquanto em todo o mundo os preços caíram a menos da metade, no brasil, para fazer caixa, suprindo o buraco causado pelo ataque à petrobrás, pensa-se em majorar corajosamente os preços dos combustíveis em 2016. correios querem o mesmo: aumentar tarifas para cobrir rombo. é o lulopetismo: protegidos furtam, todos pagam.
**comprometimento “ **levantamento da federação nacional de empresas de seguros privados e capitalização ante veículos com mais de cinco anos de uso. maior índice de acidentes se devem a manutenção desidiosa ou feita com peças baratas e de má qualidade.
**solução **“ entidade defendeu o fim da isenção do ipva para veículos com mais uso, e a obrigatoriedade da inspeção de segurança veicular.
sobre rodas “ as vending machines, máquinas para vender refrigerantes e guloseimas, ganharam equivalente automobilístico. há nos eua quem compre carro on line, recebendo-o em casa. entretanto a carvana, especializada no negócio percebeu, alguns compradores queriam posição mais ativa, sem receber domesticamente, ir à loja para retirar.
solução “ como tal demanda era recuo no processo, erigiu estrutura metálica na interstate 65, perto de nashville. lembra muito a volkswagen no entregar qualquer marca de sua _holding _na autostadt “ também dita piechlândia (ferdinand piech foi o ceo da vw a implantar o negócio) carros de todas as marcas do grupo, em meio a pista off road e museus.
made in usa“ princípio é o mesmo. cliente compra on line, mas vai à torre de cinco andares para retirar o 0 km. sensação de conquista é insubstituível.
**surpresa **“ levantamento da revista exame com o instituto ibero-brasileiro de relacionamento com o cliente, apontou a renault como montadora com melhor atendimento ao cliente.
reverência “ lançamento do ferrari 488 no revendedor via itália, em s paulo, a clientes da marca. mestre de cerimônias pergunta a sebastian vettel piloto da equipe, tetra campeão em formula 1, se tem admiração por algum piloto brasileiro, e vettel diz apreciar o estilo piquet. surpresa, proprietário de ferraris, piquet estava na festa e subiu ao praticável para agradecer ao alemão.
retífica rn “ edição passada coluna comentou ter sido o projeto pininfarina do suv io dividido entre mitshbushi e fiat. enganou-se. foi apenas japonês.