Coluna mecânica online® | sistema que aciona eletronicamente a embreagem permite conforto e economia de combustível na condução
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a sua coluna mecânica online® foi até a cidade de campinas (sp) para conhecer de perto a mais recente tecnologia de condução em desenvolvimento pela bosch.
uma solução intermediária entre a transmissão mecânica e automatizada que pode entre outros benefícios oferecer mais conforto na condução, economia de combustível e deixar no passado os trancos de algumas tecnologias automatizadas atuais.
o sistema denominado electronic clutch system (e-clutch), corresponde ao acionamento eletrônico da embreagem que além de dispensar o tal pedal esquerdo, promete uma economia de combustível que pode ser de 5% a 10% maior do que o modelo de embreagem convencional em um circuito misto entre cidade e estrada.
com o e-clutch, o acionamento da embreagem é feito eletronicamente e a troca da marcha é realizada de forma manual. conseguiu entender? a frase é simples, mas o significado vai mudar seu modo de condução. é você quem muda a marcha, diretamente na alavanca, sem acionamento de embreagem!
o sistema apresenta características de conforto similares à de um câmbio automático, como o stop&go (anda e para em situações de tráfego intenso), hill assistance (saída em rampa) e o park assistance (assistente de estacionamento que possibilita engatar a primeira marcha e a ré sem pisar na embreagem).
outro diferencial é a economia de combustível por meio do idle coasting (embreagem desacoplada), que entra em operação quando o usuário retira o pé do acelerador.
neste caso, a embreagem abre desacoplando o motor da transmissão (porém a marcha permanece engatada) de modo a aproveitar ao máximo a energia de movimento do veículo e reduzir o consumo de combustível.
a embreagem é reacoplada automaticamente quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. todas as variáveis do motor e da transmissão são permanentemente monitoradas pelo software, garantindo total segurança ao motorista e pleno funcionamento do sistema.
a previsão é que o e-clutch esteja disponível no mercado em até dois anos, uma vez que pode ser adequado às plataformas dos veículos já existentes. a bosch não informa quais marcas estão interessadas no sistema.
entretanto o e-clutch deve ser um dispositivo original de fábrica, pois não é possível instalar o sistema de acionamento eletrônico da embreagem no mercado de reposição. além do brasil, o e-clutch está sendo desenvolvido e testado na europa e na índia.
prática “ a apresentação da bosch permitiu conduzir um veículo protótipo em sua pista de testes, com todo o sistema instalado, suas variáveis e configurações em tempo real. durante algumas voltas foi possível avaliar o comportamento do sistema em diversas situações.
a primeira configuração tinha a utilização do pedal da embreagem a partir da segunda marcha, ou seja, para colocar o carro em primeira ou ré, era só preciso posicionar a alavanca da marcha na posição. para as demais era necessário acionar o pedal da embreagem. essa configuração não agradou e pode vir a confundir o motorista durante a condução.
a segunda configuração elimina o pedal da embreagem e permite a mudança de marcha a qualquer momento, diretamente na alavanca, mesmo na condição de aceleração do veículo. não há perda de potência.
fácil e convincente esse sistema permite o controle total do veículo pelo motorista, que muda de marcha conforme a necessidade da condução e sem que aconteça qualquer tranco, situação que muitas vezes acontece em transmissões automatizadas, mesmo quando em modo sequencial.
a história mostra que a embreagem automática já existiu em quatro modelos no mercado brasileiro, como no antigo dkw, que tinha um sistema mecânico chamado saxomat. mercedes-benz classe a, fiat palio citymatic e corsa auto clutch também ofereceram sistemas semelhantes.
e quando nos referimos que o sistema é intermediário entre o sistema mecânico e o automatizado, vale considerar não apenas os itens/peças envolvidos, mas também o aspecto de preço, que vindo a ser produzido em maior escala terá um custo ainda menor que a opção de transmissão automatizada.
a nossa conclusão, que poderíamos até dizer que a bosch aproveitou o seleto grupo de jornalistas especializados para fazer uma clínica do sistema, é que a embreagem definitivamente deve ser excluída, trocar marchas diretamente na alavanca garante uma condução mais dinâmica, prazerosa e com controle total do motorista.
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tarcisio dias “ profissional e técnico em mecânica, além de engenheiro mecânica com habilitação em mecatrônica e radialista, é gerente de conteúdo do portal mecânica online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a coleção automecânica. e-mail: rb.moc.enilnoacinacemnull@oacader
coluna mecânica online® “ menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º prêmio sae brasil de jornalismo 2013, promovido pela sociedade de engenheiros da mobilidade.