Primeira volta “ novo citroën aircross chega renovado e com novas versões
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chega às concessionárias da marca o novo citroën aircross, modelo com vocação aventureira, repleto de novas tecnologias e que se destaca por apresentar estilo audacioso e sedutor. desenvolvido pelo centro de estilo da psa peugeot citroën, o novo visual do aircross torna o modelo facilmente reconhecível. ele ganhou uma identidade moderna, mas claramente identificada com a proposta consagrada do modelo desde seu lançamento. sua vocação suv, com posição de condução elevada e boa altura geral em relação ao solo, permanece inalterada. o estilo, entretanto, ganha modernidade e dinamismo, permanecendo elegante e robusto.
o novo chevron, agora tridimensional e em linha com os novos produtos citroën, estende-se e integra-se aos novos faróis, criando uma leitura mais homogênea e linear da dianteira. ele se integra a uma grade cromada, que percorre toda a extensão do para-choque lateral até se conectar aos faróis. o novo citroën aircross é o primeiro modelo da marca a ser produzido no brasil com integração entre grade e farol. as luzes indicadoras de posição (setas) ficam dentro da estrutura da grade. isso demonstra a ousadia do projeto, destaca nozaki.
os novos faróis são compactos, modernos e diferenciados. associados ao drl e aos led s, dão ao veículo uma assinatura luminosa marcante. o novo para-choque mantém a robustez, seja pelo maior ângulo de ataque, seja pelo formato das peças que compõem sua parte inferior. a nova assinatura luminosa (drl), aliás, possui funções diurna e noturna. graças à sua moderna tecnologia, o grupo ótico elíptico bifunção, além de trazer um design mais tecnológico, apresenta ganhos reais de alcance, facho e profundidade de iluminação.
ao redesenhar o novo citroën aircross, os designers da citroën se inspiraram na nova identidade mundial da marca, procurando incorporar elementos mais puros e orgânicos. isso resultou em volumes mais suaves e agradáveis. o conceito squarcle, entendido como a fusão gráfica entre o quadrado ( square) e o círculo ( circle), também aparece em detalhes, como nas molduras das caixas de rodas, no bloco elíptico do farol, na grade da entrada de ar, na saída do farol suplementar, no estepe traseiro e nas saídas de ar do interior. as cores e materiais escolhidos para o acabamento visam reforçar essa impressão, tanto no exterior quanto no interior.
a nova frente contribuiu para um perfil mais alongado, devido ao para-choque proeminente. as novas molduras de caixas de rodas, as novas rodas 16 modelo tuco e o novo grafismo lateral das portas (que estreia a nova tipologia citroën) contribuem para modernizar as linhas do aircross. ao mesmo tempo, novas barras de teto, dão mais leveza ao visual do modelo, sem perda da percepção de robustez e valentia. a altura do carro é reforçada pela nova divisão de cores, com a zona inferior em preto.
na traseira, o dna aircross foi acentuado por meio de novos para-choques, com destaque para a luz de neblina e de ré, além de câmera de ré integrada. o estepe permanece à esquerda da tampa do porta-malas e ganhou um novo acabamento, que passa a ser equipamento de série para todas as versões. no caso das versões start e live, o estepe posiciona-se dentro do carro, na parte inferior do porta-malas. já o conjunto das lanternas traseiras tem novo acabamento em máscara negra, para todas as versões.
a gama de cores externas foi elaborada de acordo a atender às exigências do mercado latino-americano. além disso, a cor cinza escuro foi aplicada em diversos elementos externos (molduras das luzes de neblina, adesivo lateral, capa dos retrovisores, maçanetas, moldura da placa traseira e barras de teto). essa cor faz conexão visual com a das rodas, acentuando a esportividade do estilo suv e, ao mesmo tempo, acrescenta requinte e reforça a impressão de robustez do veículo. os adesivos laterais contribuem para tal percepção: eles trabalham com fundo preto e utilizam uma fonte (tipo de letra) inédita e moderna. as letras air, vazadas, permitem a visualização da cor da carroceria.
o interior do novo citroën aircross segue a ousadia do estilo exterior. um novo painel de bordo, com novos formatos e uma nova central multimídia com tela sensível ao toque (touch screen), combinam-se com os novos bancos, elementos decorativos e materiais. destaque para o novo bandeau horizontal, que transmite sensação de amplitude lateral ao habitáculo. tudo isso proporciona ambiente mais requintado, amplo e com percepção de qualidade elevada.
todas as novas opções de acabamento interno seguem a lógica desenvolvida para a renovação externa do veículo. o conceito de squarcle, bastante utilizado pela equipe de design no exterior, foi transposto para a cabine. o objetivo foi tornar o uso cotidiano do aircross ainda mais agradável “ e isso foi conseguido, por exemplo, por meio do uso de cores mais claras, eventualmente combinadas com a cor externa da carroceria. entre as opções de harmonias internas estão os acabamentos amalt e ipanema.
conforto e comodidade são rapidamente percebidos pelos ocupantes do novo citroën aircross. amplo espaço interno, visibilidade excepcional (proporcionada pelas dimensões generosas do para-brisa e pela posição dos bancos), modularidade exemplar (com rebatimento total dos bancos traseiros, permanecendo o assoalho plano) e existência de diversos porta-objetos (além de um porta-luvas espaçoso) tornam qualquer deslocamento, curto ou longo, extremamente prático e agradável.
o posto de direção do novo citroën aircross oferece uma visibilidade periférica incomparável, graças ao inovador para-brisa panorâmico em três partes. sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas também um ganho significativo em segurança. esse apagamento dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. mesmo nível de excelência para a visibilidade alta, que chega a um ângulo de abertura de até 26°. por meio da nova tela central tátil de 7 polegadas, é possível manipular todos os recursos de áudio, navegação e conectividade oferecidos pelo novo citroën aircross: rádio am/fm, bluetooth (áudio streaming), usb (áudio com exibição de capas e photo viewer), entrada aux (auxiliar), calculadora e calendário.
o navegador gps sai de fábrica com mapeamento válido para inúmeros países da américa do sul, como brasil, argentina, chile, peru, uruguai, colômbia, venezuela e guiana francesa. inclui ainda a exibição de limites de velocidade em vias rápidas. quando o motorista engata marcha à ré, o sistema multimídia projeta automaticamente na tela uma imagem, permitindo visualizar o que está atrás do veículo. além da informação visual, o sensor de estacionamento traseiro emite um alarme sonoro que ajuda a identificar a proximidade com um eventual obstáculo atrás do veículo.
vinculado à função mirrorscreen, o reconhecimento vocal via smartphone (como s-voice de android e siri da apple) permite controlar funções do seu smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio de uma simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta.
o novo citroën aircross pode ser equipado com duas opções de motorização, 100% adequadas às necessidades dos consumidores. são elas: a 1.5i flex, que privilegia o baixo consumo e a eficiência de utilização “ mas sem abrir mão do prazer ao dirigir -, e a top 120 vti flex start, referência de tecnologia, desempenho e dirigibilidade.
confiável e econômico, o motor 1.5i flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. trata-se de um projeto moderno, voltado para o ganho de eficiência “ como melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. este motor desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. o torque máximo é de 140 nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.
já o novo motor 120 vti flex start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm. na nova configuração neo, utiliza óleo de baixa viscosidade e novos retentores para diminuir tanto consumo quanto emissões.
a posição de dirigir elevada, característica extremamente apreciada pelos proprietários do modelo, foi mantida e valorizada com a aplicação da direção assistida eletricamente e um novo conjunto de suspensões, que proporciona sensação de robustez e conforto em diferentes tipos de piso.
a modelo recebeu um sistema de direção com assistência 100% elétrica, que permite grande conforto na condução do dia a dia. de última geração e com grande capacidade de processamento, a nova caixa de direção traz a função parking, que amplia a diminuição de esforço em manobras de estacionamento.
a configuração dianteira mantém sua configuração: do tipo macpherson, independente e com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. na traseira, travessa deformável, braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.
esta última, associada a novas leis de amortecimento em todo o conjunto, ampliaram a capacidade do modelo de absorver as irregularidades do solo, melhorando a rodagem em condições ruins.
o novo aircross utiliza pneus verdes de uso misto de última geração desenvolvidos pela pirelli (scorpion atr). embora tenham a mesma especificação dos anteriores (205/60 r16), trazem grande evolução técnica: apresentam um coeficiente de atrito menor “ que emite menos co2 e diminui o consumo do veículo “ e ganhos reais de conforto, por meio da melhor filtragem e absorção das irregularidades do piso. já as versões start e live, utilizam pneus de passeio fuel saver na medida 195/55 r16.
o novo citroën aircross oferece duas possibilidades de caixa de câmbio: manual de 5 marchas, em conjunto com os motores 1.5i e 120 vti flex start, e automática sequencial, com troca de marchas na coluna de direção por meio de paddles shifts “ esta somente nas unidades com motor 120 vti flex start.
a caixa de câmbio manual (ma), de cinco velocidades à frente, foi perfeitamente adaptada aos valores de potência e torque dos motores, oferecendo uma condução dinâmica e precisa no dia a dia das grandes cidades.
visando maior economia de combustível, a caixa de câmbio manual associada à motorização 120 vti flex start foi alongada em 5% no diferencial. tudo para garantir menor consumo na cidade como na estrada.
já a caixa de câmbio automática sequencial, sempre associada à motorização120 vti flex start, oferece agora a possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de paddles shifts. este modo manual ou sequencial permite ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades pela pressão nos paddles shifts, ou na própria alavanca de câmbio: para frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). o comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem. buscando também maior economia de combustível, a caixa automática sequencial teve um alongamento de 5% em todas as leis de passagem.
além disso, houve a inclusão de uma nova função ecodrive: ela muda a lei de passagem, alterando a relação de marchas para favorecer o consumo em até 5% no ciclo urbano. um pictograma eco aparece no painel de instrumentos sempre que o botão do sistema for acionado na base da alavanca de câmbio. basta um toque e o câmbio volta a funcionar em modo normal.
disponível nas versões com motor vti 120 flex start e câmbio manual, essa função é um auxílio visual com o objetivo de indicar ao condutor o melhor momento para a mudança de marcha, visando a condição mais econômica quanto ao consumo de combustível. uma seta indicadora localizada no painel de instrumentos indica o melhor momento do condutor mudar para a marcha superior ou inferior. a citroën amplia sua gama de versões, que passam a se chamar start (nova), live (nova), feel e shine “ já trazendo as novas nomenclaturas mundiais da marca.
o novo citroën aircross possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com preços fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do novo aircross terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.
confira as novas verões e preços no citroën aircross 2016:
start 1.5 (mt) “ r$ 49.990
live 1.5 (mt) “ r$ 53.990
live 1.6 (at) “ r$ 58.990
feel 1.6 (mt) “ r$ 58.990
feel 1.6 (at) “ r$ 63.990
shine 1.6 (at) “ r$ 69.290
primeiras volta (por marcus lauria)
porto real/rj “ avaliamos a nova versão feel 1.6, por cerca de 90 km, variando entre estrada asfaltada e de terra. a posição de dirigir alta facilita na hora de ajustar espelhos, bancos e volante. os bancos são confortáveis e o novo painel é de fácil leitura. a ergonomia é um dos destaques do novo aircross. ainda por dentro, o interior ficou muito melhor, os materiais melhoraram e estão mais agradáveis ao toque.
o silêncio a bordo foi percebido durante todo o trajeto, mesmo na estrada de terra. o motor, antes barulhento, agora não se ouve quase nada em acelerações mais bruscas. mesmo com a nova suspensão traseira, o aircross fica devendo em estabilidade. em velocidade um pouco acima do normal, é logo notada a saída desesperada da dianteira, que desgarra a qualquer vacilo do acelerador. na estrada de terra foi onde o aircross se deu melhor, a suspensão trabalhou no limite, mas não deixou nenhum dos condutores na mão, manteve sempre o trajeto.
o motor 1.6 vti 120 flex start, que rende 122 cv a 5.800 rpm e tem um torque máximo de 161 nm a 4.000 rpm foi suficiente para empurrar sem muita cerimônia o aircross, os ajustes na parte mecânica fizeram bem ao suv, as acelerações foram lineares na maioria do percurso, mesmo em estrada de chão. para ultrapassar o motor não deixou a desejar, mostrou disposição e não deixou ninguém na mão. o único problema para esse motor 1.6, é que fica devendo nas subidas mais íngremes, obrigando o motorista a reduzir as marchas para empurrar ele ladeira acima. em conjunto está o câmbio, com trocas suaves e certeiras, que lembram até as trocas perfeitas dos modelos da volkswagen. o nosso consumo foi de 6,7 km/l, sendo que o carro foi usado em seu maior nível de exigência e sempre com o ar-condicionado ligado.
a versão avaliada traz de série: estepe 16 de aço com capa de proteção estilizada; rodas de liga leve com pneus de uso misto fuel saver na medida 205/60 r16; faróis de neblina; sistema de alarme ultrassom; rádio rd6; comando para rádio; gsi (somente câmbio manual). e opcionais: central multimídia com tela touch screen e detector de obstáculo traseiro.
fotos: divulgação e marcus lauria
fonte: citroën do brasil | relações públicas e imprensa
*viagem a convite da citroën do brasil