Jaguar xjr enfrenta jetman em uma competição em dubai
-
o jetman yves rossy participou de sua primeira corrida contra um veículo ao enfrentar um jaguar xjr conduzido pelo ex-piloto de fórmula 1 martin brundle, numa competição única que se realizou no deserto do dubai.
brundle, que competiu na f1 na época de ayrton senna e agora trabalha como comentarista de uma tv inglesa, conduziu o novo jaguar xjr com motor 5.0 v8 supercharged de 550 cv, com carroceria produzida totalmente em alumínio. já rossy contou para a corrida com uma asa fixa de 2 metros impulsionada por quatro reatores jetcat.
brundle consuziu o xjr por uma estrada particular, tendo sobre ele a performance do jetman. a ação deu origem a um incrível curta metrage de 3 minutos que pode ser visto no link acima.
foi a corrida mais especial em que participei. nunca tinha visto nada como a asa do jetman, plena de tecnologia e inovação. em complemento, creio que yves é um homem extraordinariamente corajoso. e é também é um concorrente feroz, comentou brundle.
o jaguar xjr foi um grande competidor. a condução foi excecional: suave e sem esforço. em complemento, a capacidade de resposta foi soberba nas manobras para evitar a areia acumulada na estrada. para saber quem ganhou, deverá ver a curta-metragem¦, complementou o ex-piloto.
na linha de largada, brundle contou com a ajuda do novo all surface progress control (aspc) do xj, um sistema de alta tecnologia que limita automaticamente as perdas de tração no veículo “ de tração traseira “ a baixa velocidade e na condução em piso de aderência reduzida, maximizando a tração em condições difíceis. ao final, o modelo conseguiu atingir uma velocidade máxima de 280 km/h antes de cruzar a linha de chegada.
decorridos cinco segundos de queda livre após saltar de um helicóptero, rossy conseguiu estabilizar seu equipamento e voar pelo céu sobre o veículo a uma velocidade máxima de 314 km/m.
para rossy, enfrentar um ex-piloto de fórmula 1 foi muito emocionante porque o nosso desempenho foi bastante similar. uma corrida em linha reta pode parecer simples, mas não é. em complemento, foi a primeira prova real da minha nova equipa e da minha técnica de voo em competição.
da mesma forma que no jaguar, utilizamos materiais leves e robustos para otimizar a performance, e motores a jato para propulsão. enquanto o xjr disponibiliza essa performance graças à tecnologia e à aerodinâmica, no meu caso são os movimentos do meu corpo sob a asa que está ligada às minhas costas que me permitem voar assim.
ian hoban, diretor de produção do jaguar xj, afirmou: o novo jaguar xj reafirma a sua posição de sedã de luxo mais dinâmico e distinto. sua estrutura, produzida integralmente em alumínio, proporciona uma base leve e, ao mesmo tempo, muito sólida. suas evoluções tecnológicas como a direção assistida elétrica e o all-surface progress control permitem que o condutor tire o máximo que o veículo pode oferecer.
efetivamente, o xj dispõe de um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor, que incluem o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistência em fila, detector de veículos em marca a ré, sensor de aproximação de veículos, sistema de câmeras surround 360° e park assist nas posiçoões paralela e perpendicular.
fonte: imprensa jaguar land rover