Ponto…
-
e essa dicussao aqui? parou por aqui? vamos fazer uma enquete pra ver o que o povo ta achando?
o que é o barulhinho da batida de pino?
1- saia do pistao batendo contra o bloco
2- som da propria explosao desordenada resonando atraves do motor
po, nao gosto de fechar topico… vire e mexe uma resposta minha é a ultima do topico
-
knocking (also called pinking or pinging)?technically detonation?in internal combustion engines occurs when fuel/air mixture in the cylinder has been ignited by the spark plug and the smooth burning is interrupted by the unburned mixture in the combustion chamber exploding before the flame front can reach it. combusting stops suddenly, because of the explosion, before the optimum moment of the four-stroke cycle. the resulting shockwave reverberates in the combustion chamber and pressures increase catastrophically, creating a characteristic metallic pinging sound.
-
knocking (also called pinking or pinging)?technically detonation?in internal combustion engines occurs when fuel/air mixture in the cylinder has been ignited by the spark plug and the smooth burning is interrupted by the unburned mixture in the combustion chamber exploding before the flame front can reach it. combusting stops suddenly, because of the explosion, before the optimum moment of the four-stroke cycle. the resulting shockwave reverberates in the combustion chamber and pressures increase catastrophically, creating a characteristic metallic pinging sound.
http://en.wikipedia.org/wiki/engine_knocking
[snapback]516092[/snapback]
pois é, ja postei a mesma opiniao de mais de 1 lugar diferente, exatamente o mesmo que vc, inclusive com graficos…
mas os kras ainda tao achando que é saia batendo e que todas essas explicacoes sao como as que existem na internet sobre ganhar 20cv com um filtro de ar esportivo.
acho que quem mudou de opiniao nao ta querendo assumir
-
pois é, ja postei a mesma opiniao de mais de 1 lugar diferente, exatamente o mesmo que vc, inclusive com graficos…
mas os kras ainda tao achando que é saia batendo e que todas essas explicacoes sao como as que existem na internet sobre ganhar 20cv com um filtro de ar esportivo.
[snapback]516120[/snapback]
fazer graficos e escrever materias na internet é mole.
eu continuo sem acreditar(não duvidando de vc nem dos outros user, pois pelo q vc falou vc só ta repasando o que leu) que seja das saias do pistão batendo e não das frentes de chama se chocando.
agora, si aparecer alguem aqui que prova que não é assim eu mudo de opinião, caso contrario, que fique batendo saia heeh.
só que tem q ser com testes realizados e não com livros e link de internet.
-
fazer graficos e escrever materias na internet é mole.
eu continuo sem acreditar(não duvidando de vc nem dos outros user, pois pelo q vc falou vc só ta repasando o que leu) que seja das saias do pistão batendo e não das frentes de chama se chocando.
agora, si aparecer alguem aqui que prova que não é assim eu mudo de opinião, caso contrario, que fique batendo saia heeh.
só que tem q ser com testes realizados e não com livros e link de internet.
[snapback]516183[/snapback]
mas marcio, pelo que eu entendi, você e o lost tám a mesma opinião que não é saia batendo… os gr?ficos e matérias que ele postou vão de acordo com isso, e não contra... ?
-
[snapback]516120[/snapback]
eu ainda não mudei de opinião… sou cabeça dura e conheão o taylor mas não acredito nessa explicação acad?mica... ele mesmo não usa o termo afirmando em todas as vezes, tem muito supoe-se , acredita-se , tende a etc... vou ver se consigo achar umas frases e posto...
p.s. por exemplo... quando estudava maquinas eletricas rotativas, a gente penou muito um período com o kosov, livro conceituad?ssimo, pq a tradução estava péssima, um artigo fora do lugar, e embananava tudo...
-
mas marcio, pelo que eu entendi, você e o lost tám a mesma opinião que não é saia batendo… os gr?ficos e matérias que ele postou vão de acordo com isso, e não contra... ?
[snapback]516189[/snapback]
não tiago, pelo que entendi, ele diz que é as frente das chamas batendo e causando o som, eu acredito mais no fato de ser as saias batendo nas parades dos cilindros devido ao pistão estar tendo que subir contra uma explosão antecipada. o que causa o barulho da batida de pino.
não entendo o por que de uma chama vindo da vela e outra de un ponte quente ao se chocar causar aquele barulho, e si fosse iso, motores que usan 2 velas como ja citado, farian o barulho da batida de pino ao meu ver.
por que tendo duas velas na camera de ocmbust?o, as duas mandarian a centelha seja no mesmo momento ou não, en un determinado momento as duas chamas se encontrarian e teria q fazer o tal do barulho.
por isso acho que é a saia do pistão batendo nas paredes dos cilindros pelo pistão estar tendo que subir contra uma explosão antecipada o que faz o motor freiar e grilar.
agora, si alguem provar o contrario(não adianta postar graficos e link en ingles q nem entendo ingles, tem q ser un testei feito na pratica mesmo, não na teoria) ai eu posso mudar de ideia si isso ter fundamento é claro. e outra, aqui mesmo ja foi desvendados inumeras teorias que ao por en pratica não tinha fundamento nem un. quer un ejá alivar vira e destaxar, inumeras teorias dizendo q perde torque e fica frouxo, e aqui tem muita gente que nem taxa tem cuase e o motor tá lá, liso e forte, cutucou o giro pula pra cima.
abraços.
-
ah sim, agora eu entendi o seu ponto de vista…
eu tenho um livro aqui em algum lugar de uma universidade da inglaterra que eles fizeram alguns testes práticos sobre isso... o problema é que snme os testes comprovam somente os picos de pressão dentro do cilindro, não provam exatamente se o barulho é da onda de choque ou do pistão...
mas eu também acho que o pistão ficaria marcado se fosse saia batendo... e outra, em situações de enchimento máximo, normalmente o pistão já está dilatando bem, a folga entre o pistão e o cilindro nessas situações costuma ser mínima...
masss...... vou parar, senão comeão a escrever aqui um texto quilom?trico, e ninguém merece...rsrs
-
pow, tão desafiando a intelig?ncia de gente que fica anos e anos estudando, testando e desenvolvendo….
nessas e outras dapra entender pq o brasil tá tão defasado tecnologicamente....eita merda.........
-
não tiago, pelo que entendi, ele diz que é as frente das chamas batendo e causando o som, eu acredito mais no fato de ser as saias batendo nas parades dos cilindros devido ao pistão estar tendo que subir contra uma explosão antecipada. o que causa o barulho da batida de pino.
não entendo o por que de uma chama vindo da vela e outra de un ponte quente ao se chocar causar aquele barulho, e si fosse iso, motores que usan 2 velas como ja citado, farian o barulho da batida de pino ao meu ver.
por que tendo duas velas na camera de ocmbust?o, as duas mandarian a centelha seja no mesmo momento ou não, en un determinado momento as duas chamas se encontrarian e teria q fazer o tal do barulho.
por isso acho que é a saia do pistão batendo nas paredes dos cilindros pelo pistão estar tendo que subir contra uma explosão antecipada o que faz o motor freiar e grilar.
agora, si alguem provar o contrario(não adianta postar graficos e link en ingles q nem entendo ingles, tem q ser un testei feito na pratica mesmo, não na teoria) ai eu posso mudar de ideia si isso ter fundamento é claro. e outra, aqui mesmo ja foi desvendados inumeras teorias que ao por en pratica não tinha fundamento nem un. quer un ejá alivar vira e destaxar, inumeras teorias dizendo q perde torque e fica frouxo, e aqui tem muita gente que nem taxa tem cuase e o motor tá lá, liso e forte, cutucou o giro pula pra cima.
abraços.
[snapback]516200[/snapback]
ai que ta a confusao… isso que vc diz da explosao antecipada se chama pré-ignicao.
kra, mas o grafico é o teste prático os graficos sao simplesmente leituras da pressao da camara de combustao de um motor funcionando ou vc acha que projetar um motor se resume a ter uma sonda lambda e um sensor de temp de agua ou no maximo um pirometro? os kras descobriram o que é o barulho comparando as leituras de quando se tem o barulho com quando nao tem, e assim descobriram o que acontece com a pressao dentro da camara na situacao de pre-ignicao verificando que apos um tempo tendo pré-ignicao (que nao gera o barulhinho) se tem a batida de pino, e que quando tem o barulho de batida de pino, existe aquele pico de pressao absurda que gera sim um som caracterisctico.
se é chama ou nao se chocando tb acho que é querer d+. mas que se sabe que existe aquela mudanca no comportamento da explosao, e que um aumento de pressao na maneira que esta no grafico da batida de pino gera sim um som, isso tambem acredito. som é onda. a batida de pino é uma esplosao que gera uma onda muito rapida(aguda) que é o que a gente ouve.
kra, nao pode ser saia. ou o motor tem folga e ai bate sempre ou nao tem. nao da pra ter a folga soh em um momento.
quanto a compressao, a diferença de torque com mais ou menos compressao existe. teria que medir num dinamometro pois nao acredito que seja tao perceptivel. na minha opiniao a menos compressao vai te dar mais diferenca em altas rpms. mais compressao significa uma explosao mais rapida, coisa que o motor precisa quanto mais rpm. mas seria o caso de se comparar talvez o mesmo motor com taxas diferentes porem com o mesmo acerto num dinamometro.
meu irmao tem um ap 1.9, taxa estimada em 7,5. tem um puta torque... normal... mas ai nao vale, pq quando ele mais precisa da compressao que é em giros mais altos, a turbina ja ta empurrando.
-
ps: motores com 2 velas tem a explosao iniciada em cima, correndo no sentido do pistao. pra ter o barulho vc teria que ter uma vela em cima e outra na cabeca do pistao por exemplo
lembrem-se que o pistao esta se movendo pra baixo sendo empurrado pela explosao, e se tem uma queima desordenada de baixo pra cima, ai esta a batida de pino.
-
pow, tão desafiando a intelig?ncia de gente que fica anos e anos estudando, testando e desenvolvendo….
nessas e outras dapra entender pq o brasil tá tão defasado tecnologicamente....eita merda.........
[snapback]516211[/snapback]
não entendi o que vc quiz dizer.
como ja falado aqui, o propio livro do taylor(algo assim) não afirma que é e sim supoen que seja isso. e não sei si ele testou algo referente a isso, acho que aquele livro é pura teoria, mais tudo bem, isso é un assunto muito avan?ado pros meus conhecimentos, mais fique claro que não acredito que seja as frentes de chama se chocando causando o barulho. e que não to duvidando dos que tão postando aqui tamben, muito menos de quem escreveu pois ele mesmo não afirma isso. e como falei, enquanto alguem não provar não mudo de ideia nem me calo. hehe
abraços.
-
não entendi o que vc quiz dizer.
como ja falado aqui, o propio livro do taylor(algo assim) não afirma que é e sim supoen que seja isso. e não sei si ele testou algo referente a isso, acho que aquele livro é pura teoria,
abraços.
[snapback]516224[/snapback]
porra, o cara até foto tira de uma explosão dentro da c?mara de combustão e tu diz que o livro é pura teoria???
-
ai que ta a confusao… isso que vc diz da explosao antecipada se chama pré-ignicao.
kra, mas o grafico é o teste prático os graficos sao simplesmente leituras da pressao da camara de combustao de um motor funcionando ou vc acha que projetar um motor se resume a ter uma sonda lambda e um sensor de temp de agua ou no maximo um pirometro? os kras descobriram o que é o barulho comparando as leituras de quando se tem o barulho com quando nao tem, e assim descobriram o que acontece com a pressao dentro da camara na situacao de pre-ignicao verificando que apos um tempo tendo pré-ignicao (que nao gera o barulhinho) se tem a batida de pino, e que quando tem o barulho de batida de pino, existe aquele pico de pressao absurda que gera sim um som caracterisctico.
se é chama ou nao se chocando tb acho que é querer d+. mas que se sabe que existe aquela mudanca no comportamento da explosao, e que um aumento de pressao na maneira que esta no grafico da batida de pino gera sim um som, isso tambem acredito. som é onda. a batida de pino é uma esplosao que gera uma onda muito rapida(aguda) que é o que a gente ouve.
kra, nao pode ser saia. ou o motor tem folga e ai bate sempre ou nao tem. nao da pra ter a folga soh em um momento.
quanto a compressao, a diferença de torque com mais ou menos compressao existe. teria que medir num dinamometro pois nao acredito que seja tao perceptivel. na minha opiniao a menos compressao vai te dar mais diferenca em altas rpms. mais compressao significa uma explosao mais rapida, coisa que o motor precisa quanto mais rpm. mas seria o caso de se comparar talvez o mesmo motor com taxas diferentes porem com o mesmo acerto num dinamometro.
meu irmao tem um ap 1.9, taxa estimada em 7,5. tem um puta torque... normal... mas ai nao vale, pq quando ele mais precisa da compressao que é em giros mais altos, a turbina ja ta empurrando.
[snapback]516220[/snapback]
bom, como ja falei não tenho conhecimento suficiente pra debater isso con tigo(to é aprendendo com vc) uma pena pois dá pra ver que vc sabe debater sem ofender nem nada.
mais tipo pre-ignição é o inicio da combustão sem a centelha da vela certo, tudo bem, ai iniciou-se a queima, a presão começa a aumentar o pistão ainda ta subindo o que causa o aumento de presão que mostra no grafico que vc postou certo a vela inicia a outra frente de chama o que faz a presão aumentar ainda mais e causar a batida de pino. mais como vc mesmo falou, nada prova que é as chamas se chocando que causan o barulho e sim o que causa o barulho é esse aumento de presão como os graficos mesmo mostrarom e eu acredito que esse aumento de presão empurando o pistão e ele tendo que subir contra essa explosão faz as saias bateren e causar esse barulho.
ps: motores com 2 velas tem a explosao iniciada em cima, correndo no sentido do pistao. pra ter o barulho vc teria que ter uma vela em cima e outra na cabeca do pistao por exemplo
lembrem-se que o pistao esta se movendo pra baixo sendo empurrado pela explosao, e se tem uma queima desordenada de baixo pra cima, ai esta a batida de pino.
[snapback]516221[/snapback]
nem sabia disso, um ponto pra vc hehe, então só ponto quente no pistão ou cilindro pode causar uma pre-ignição com posterior batida de pino né? por que si o ponto quente for no cabeçote(nem sei si isso é posivel) a pre-ignição aconteceria poren a batida de pino não, pois a chama tamben estaria partindo de cima pra baixo no mesmo sentido que a vela. é isso?
forte abraço.
-
porra, o cara até foto tira de uma explosão dentro da c?mara de combustão e tu diz que o livro é pura teoria???
[snapback]516229[/snapback]
gostaria de ver a tal foto dentro da camera, uma coisa é un grafico como o que foi postado, outra é uma foto de dentro da camera na hora da batida de pino.
vc tem essa foto? posta ai
-
preguiça de clicar nos links hein quauad
não é preguiça não , é que eu vi os gr?ficos , mas sem dados de medição são apenas desenhos simulando o que deveria acontecer , não acha é igual aos gr?ficos de dino que qualquer um desenha o que quer , não é verdade ?
o twinspark das alfa é pra limpesa sim, pra terminar de queimar o resto de mistura que nao queimou… foi o que eu falei... e na alfa a faisca das 2 velas nao acontece ao mesmo tempo, mas sim em sequencia...
ah , não ??? ué , mudaram e não avisaram niguem é então seria um efeito multicentelha como das msd , só que com apenas 2 centelhas ???
nos motores com 2 velas de acionamento simultaneo, a explosao tambem acontece no sentido correto, nao sendo batida de pino.
para com isso … então explica o funcionamento de uma vela de 4 eletrodos ... por onde pula a centelha ???
uma ignicao mais potente usando mais gap diminui a chance de batida de pino.
certo , e ja afirmamos isso faz tempo , mas não é contradit?rio ???
sabia que , segundo o próprio manual da ngk , abrindo o gap o ponto de ignição é adiantado ??? e sabia que uma ignição forte aumenta a temperatura na camara ??? então , pela sua teoria , uma ignição forte sim traria batida de pino , mas , não é isso que acontece .
se usa menos avanco por ter a combustao mais rapida do que com menos gap(isso ajuda a diminuir o knock)
hahaha , nossa ignição não precisa de menos avanço , alias , nenhuma ignição forte de verdade
e quanto menos mistura nao queimada sobrar, menor a chance de se ter batida de pino.
achei que essa mistura ia embora quando a válvula de escape abrisse.
e também , mistura rica , com muito combustável não queimado (entenda-se jorrando pelo escapamento) , não era um recurso atualmente usado pelos preparadores pra evitar a tal batida de pino e não quebrar o motor ???
já que quase nunca eles sabem o que fazer com a alimentação e o ponto ???
ta contradit?rio de novo , alias , se confrontar isso com o papo do over de que com mais combustável pode avan?ar o ponto , ai sim vira tudo do avesso .
se acham que as explicacoes sobre o que é batida de pino ou seja la como quiserem chamar é comparavel com explicacoes de como se comseguir 20cv independente do motor, beleza. tentei ajudar, pq pelo visto tem muita gente que nao sabe o que é o fenomeno discutido.
claro , muita gente não sabe , mas o que disse e afirmo é que o ruido não é causado por choque de ondas , e isso não tem nada a ver com o fato de você querer ajudar .
nao acredito que o barulho possa ser saia batendo.
sim , é um direito seu não acreditar .
pq se fosse, bateria constantemente.
pra continuar com essa idéia , ou não leu nada do que escrevi ou não entendeu . se não entendeu , explico de novo .
ou o motor tem folga pra bater saia ou nao tem. acredito que as forcas laterais normais do motor sejam mais fortes pra se fazer bater saia do que uma explosao muito adiantadao (que seria pre-ignicao e nao batida de pino)
u? , não viu os gr?ficos(desenhos) de pressão que você mesmo postou ???
-
isso ai é o cm reencarnado….ahauhauh
-
[snapback]516221[/snapback]
batida de pino com o pistão descendo ???
sds
gustavo
-
isso ai é o cm reencarnado….ahauhauh
[snapback]516241[/snapback]
ele ta postando assim pra nao usar o quote kra… relaxa... hehehehe as letras maiusculas sao soh pra diferenciar um do outro... hehehehe
vou usar o direito de treplica (to brincando, sao opinioes diferentes e nenhuma é verdade absoluta. cada um ta soh colocando o seu ponto de vista)
marcio, vc continua falando em pre-ignicao. a batida de pino é uma combustao desordenada iniciada de qualquer lugar, nao necessariamente pro pontos quentes na camara. pontos quentes geram a pre-ignicao...