Nova hilux atinge nota máxima em segurança no latin ncap
-
a toyota hilux 2016 alcançou o mais elevado patamar no quesito segurança e estabeleceu novos parâmetros no segmento de picapes médias ao conquistar cinco estrelas para passageiros dos bancos dianteiros e cinco estrelas para passageiros do assento traseiro, nos testes independentes de segurança do latin ncap. a nova hilux, produzida na planta de zárate, na argentina, é a primeira em seu segmento, no mercado brasileiro, a ser avaliada pela entidade.
a nota máxima para proteção de todos os passageiros da picape também comprova o alto padrão de segurança da nova hilux. o modelo traz, de série, três airbags (dois frontais e um de joelho para motorista) nas versões de entrada até a versão srv, e sete airbags para a top de linha srx (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, um de joelho para o motorista e duas bolsas do tipo cortina).
todas as versões possuem sistemas de freios abs (sistema de freio antiblocante) e ebd (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas. as versões srv e srx ainda contam com bas (sistema de assistência em frenagem de emergência), a-trc (controle de tração ativo), tsc (assistente de reboque) e vsc (controle de estabilidade).
outro item fundamental que garantiu o fantástico desempenho da nova hilux nos testes do latin ncap é seu chassi, que foi enrijecido em 20% e usa materiais de alta resistência. em algumas partes específicas teve, ainda, incremento de 3 mm em sua espessura, reforçados pela solda.
não é só o chassi que ficou mais rígido. os pontos de solda aumentaram em 44% e foi utilizado aço de alta resistência com propriedades anticorrosão de excelente qualidade, reforçando a rigidez, durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
de acordo com o relatório do latin ncap, a nova hilux atingiu a nota máxima nos testes, pois a estrutura do veículo é forte e os três airbags como equipamento básico, junto com os cintos de segurança, oferecem boa proteção no impacto frontal. o carro também proporciona boa proteção no impacto lateral. além disso, as cinco estrelas obtidas para o ocupante infantil, de acordo com o latin ncap, se deve aos cintos de segurança de três pontos em todas as posições, ancoragens isofix, possibilidade de desconexão do airbag do acompanhante, e boa sinalização para os consumidores.
além dos itens de segurança para os passageiros do veículo, a carroceria da nova hilux também foi pensada para oferecer mais segurança aos pedestres. estruturas de absorção de impactos foram usadas em peças, como o capô e para-choque dianteiro, com o intuito de diminuir a força do impacto na cabeça e pernas dos pedestres em caso de colisão.
fonte: toyota do brasil “ departamento de comunicação