Bicos injetores
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meu carro tem bicos de 480cc…
se eu colocasse uma turbina maior... mudasse o scap comando essa porcarias todas e tal.
as cc dos bicos só tem haver com a pressão que vou usar no booster?
por exemplo qual ganho eu vou ter em por os bicos de 850cc ou um de 555?
deu pra entender?
quero saber as diferenças
ou bico é apenas pra nao dar falta na hora da puxada cabulosa?
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vc nao tem de pensar em pressão huguinhuw, vc tem de pensar como comida pro motor .
uma turbina maior vai te trazer mais volume de ar (embora possa ter a mesma pressão da anterior), logo voce precisa de mais combustivel para alimentar esse volume extra .
tente estimar seus upgrades em termos de cavalaria, assim fica mais facil voce estimar o tamanho dos bicos. existem formula e tabelas q exprimem valores pra isso, coisas do tipo, 1cc/min de gasolina alimenta 1,3 cavalos por exemplo.
formula pra calcular potencia:
(tamanho do bico (lb/hr) x aproveitamento x no. de injetores) / bfsc x combustivel = potencia.
formula pra dimensionar bicos:
(potencia (cv) x bfsc x combustivel) / (no. de injetores x aprov.) = tamanho do bico em lb/hr
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bfsc = 0,6 pra turbo / 0,5 pra aspro
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aproveitamento = 0,8 = 80% = o percentual de uso dos teus bicos (padrao = 80%)
combustável = gasolina 1 / alcool = 1,4 / metanol 2,1.
abraços.
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so lembrando que o calculo do tamanho dos bicos considera que voce use 3 bar de pressão de comb. se usar mais isso ai muda.
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formulas by autopower?
[snapback]502018[/snapback]
**essa f?rmula ai de cima não é exata e nem se sabe até onde pode-se considera-la como sendo aproximada uma vez que tem uma variável ali que ninguem aqui sabe seu valor correto antes de por o motor num dinam?metro de bancada e fazer o ensaio padr?o.
qualquer resultante dessa f?rmula é mera especulação.
ela tem serventia sim quando o fabricante do motor declara seu bfsc. no brasil isso não é praticado, mesmo no exterior é raro, portanto, só pondo o motor num dino de bancada pra saber o valor referente ao motor em questáo, e só a partir dai da pra se usar essa f?mula como se deve.**
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ka,
o valor que vc calcula nessa formula é pra estimar um tamanho de bico…tipo saber se vc precisa de um que tenha 40 ou 80ml/min entende ?
nunca vai ser um valor exato até porque a gente sabe que mudando ponto e mistura já muda potência... isso aí entra no bsfc.
por exemplo um carro aspro de uns 130~140cv eu num sei qto tem porque ainda num coloquei os bicos pra poder medir a potência ou memso o bsfc, mas estimo que com as alteraões que eu fiz ele vê render perto disso...então o que fazer pra saber um tamanho de bico pra começar a acertar ?..chute total ?...naum...
130 x 0,5 x 1,4 /( 4 x 0,8) = 28,4ml
legal então se eu pulsar a 80% de dc ele alimenta 130cv...ok e se eu errei e tem 140cv ?
simples... preciso ver se pulsando ele mais tempo no ciclo ele consegue atender a 140cv, voltando na formula e usando dc de 100% (bico sempre aberto a pior condição)
p x 0,5 x 1,4 / (4 x 1) = 28,4lb/h
p = 162,5cv
ou seja se eu usar o bico aberto 100% do tempo ele conseguir? alimentar até 163,5cv ...?timo então um bico de 28lb serve...
digamos que eu num tenha bicos de 28,4lb mas eu tenho um de 25lb
puxa...vou ter que abrir apenas 3lb ?... ou usar mais pressão de combustável ?... não...posso usar um dc maior pra compensar isso ...
130 x 0,5 x 1,4 / (4 x dc) = 25
dc = 0,91 (91%) legal...consigo alimentar sim...
sacou é num é numero fechado até porque serve praq vc saber só onde começa... saber se precisa memso de um bico enorme com 160lbs/h ou se um bem mais barato de 50 já serve.
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estimativa pra mim é chute. perder tempo usando erradamente uma formula feita pra quem tem acesso aos dados corretos de um motor é isso mesmo: perda de tempo.
vai calcular? então que se faça tudo corretamente. essa formula não é pra eu e nem vc usarmos.
vc tem um dino de bancada ai na mão??
se tiver, blz. fora isso é perda de tempo, chute da mesma forma que vcs fazem com mapas de compressores sem ter o valor real dessa variável.
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mas é matem?tica fria e crua mesmo…
mas me diga então sem calcular estimando certos valores... o que vc faria ?... tem um carro que está acabando de montar ... ainda num mediu porque num tá pronto e num tá pronto porque falta os bicos... como vc sabe que tamanho de bico vc precisa ?... 50...96...160lbs ?... vc estima alguns valores pra saber se compra um de 96 ou se tem que ser mesmo 160...
ainda é matem?tica...ainda é fria (te dá resultado dependendo do valor que vc dá a ela pra calcular) ainda é crua (se vc erra o valor estimado ou o bsfc o valor sai errado).
desculpe insistir mas a questão é justamente esta...como montar num dinamometro de bancada um motore que num tem bico justamente porque num sei a potência ou o bsfc dele ?
simples...estimo a ordem de grandeza e pronto... me responda como saber que bico usar se num posso medir o motor (que ainda num tá pronto) ?... ou simplesmente coloco qualquer bico e vou tentando na ra?a é (não que num funcione mas dá mito mais trabalho)
vamos a um exemplo... vc precisa puxar um fio de tv da caixa de entrada da sua casa até o seu quarto... vc num sabe exatamente a medida porque num tem as curvas e como é odesenho dentro da parede (o bsfc) mas tem noção de one o fio passa...tem noção da dist?ncia em linha reta (potência) e sabe que precisa deixar uma sobrinha (o dc)...pronto... desse jeito se vc errou um pouco o bsf ou potência ainda tem uma sobrinha pra usar que num faz mal (basta abaixar o tempo de injeção) ou se ficar curto porque as curvas ?ram maiores ou a dist?ncia ?ra maior (digamso que vc num viu que o fio precisava subir até o teto pra passar por uma coluna) ainda serve porque vc deixou uma sobra (aumenta o tempo de injeção) entendeu ?
até porque isso é pra bico pulsando um certo tempo...se vc diminuir o tempo numa mesma condição já resolve a questão o problema é vc usar um bico pequeno demais...
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formulas by site da fueltech q tem uma calculadorazinha q faz isso pra voce, se ta na autopower… q legal.
nada na vida é 100% certo ka. toda medida tem erro e por ai vai.
isso ai serve de baliza pra voce decidir se vai comprar um bico de 160 lbs/hr ou 45 lbs/hr.
essa é a intenção.
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nada na vida é certo ainda mais se não se usar as vari?veis corretamente nas formulas. ai fica menos certo ainda. fica um chute cheio de numeros .
tem gente que fica contente em achar que fez a conta e é isso ai, vamos la pq agora vai .
eu queria mesmo achar que tudo é assim tão facil…mas não consigo.
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nada na vida é certo ainda mais se não se usar as vari?veis corretamente nas formulas. ai fica menos certo ainda. fica um chute cheio de numeros .
tem gente que fica contente em achar que fez a conta e é isso ai, vamos la pq agora vai .
eu queria mesmo achar que tudo é assim tão facil…mas não consigo.
[snapback]502139[/snapback]
ka, matematica pura e fria : qual o valor de pi é
este é o meu ponto. a precisao vai de acordo com a sua necessidade. uma vez q voce entende o que raios ta calculando, obviamente q voce tem de saber q terá erros, vc adequa a precisão ?s suas necessidades.
agora o q não dá é ficar sem meios de, se quer, estimar valores. se nao da pra usar matematica quantitativa, vai de qualitativa até ter grana/tempo ou conhecimento suficiente pra botar uma precisão melhorada.
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olha, pra descobrir qual a vazão de bicos que um motor 100% recem-desenvolvido vai precisar não é necessário nada disso. ainda mais no caso de motores ja existentes…não sei pq vcs insistem em não usar a formula da forma correta...ja falei, essa f?rmula não é pra uso nosso e sim de quem tem todos os dados que ela pede. a formula existe? sim, existe. tem margem de erro? sim, tem. da pra nés usarmos sem saber o valor de todas as vari?veisó não.
e uma coisa q aprendi no colegial: variavel não confirmada deve ser descartada.
valor de pi tem fim, é um numero grande porem finito.
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olha, pra descobrir qual a vazão de bicos que um motor 100% recem-desenvolvido vai precisar não é necessário nada disso. ainda mais no caso de motores ja existentes…não sei pq vcs insistem em não usar a formula da forma correta...ja falei, essa f?rmula não é pra uso nosso e sim de quem tem todos os dados que ela pede. a formula existe? sim, existe. tem margem de erro? sim, tem. da pra nés usarmos sem saber o valor de todas as vari?veisó não.
e uma coisa q aprendi no colegial: variavel não confirmada deve ser descartada.
valor de pi tem fim, é um numero grande porem finito.
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pi nao é finito.
bom se agente usa certo ou não realmente é uma coisa complicada de estimar. eu ja tive motor em dinamometro de bancada com uma porrada de variaveis aferidas e posso te dizer. essa formula bate facil nos 90% de precisão, logo, pra mim, tá baaaaum d+.
em suma, era so pra balizar uma resposta pro hugo.
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errei o link e nao deu pra editar, desculpa
calculo de pi:
ou