Jeep lança edição especial para toda a linha para celebrar 75 anos de história
-
nascida em 1941, a marca jeep está celebrando 75 anos de liderança em tração 4×4, aventura e liberdade. como um tributo a este aniversário de diamante, a jeep criou séries especiais para cada modelo da linha: compass, cherokee, grand cherokee, renegade, wrangler e wrangler unlimited.
todos os modelos de edição especial do 75º aniversário estarão disponíveis em exclusivos tons de verde para a carroceria (verde sarge, verde recon ou verde jungle, dependendo do veículo) e outros diferenciais. como rodas com acabamento bronze acetinado, detalhes externos em bronze e laranja, emblemas 1941 “ seventy five years e interiores únicos, incluindo bancos de couro com o símbolo da efeméride em relevo, ou bordado com tecido especial. essas séries especiais serão apresentadas no salão de detroit (eua), de 11 a 24 de janeiro, e chegarão às concessionárias dos eua ao longo deste trimestre.
a história da marca jeep
em julho de 1940, o exército dos estados unidos informou às fabricantes automobilísticas do país que precisava de um veículo leve de reconhecimento para substituir motocicletas e veículos derivados do ford modelo t. o exército convidou 135 montadoras a se candidatar ao projeto, passando uma longa lista de especificações.
de início, a willys-overland e a american bantam car manufacturing company foram as únicas companhias a assumir o desafio. contudo, logo a ford motor company entrou no jogo e a briga começou entre as três fábricas para conquistar o lucrativo contrato governamental. cada empresa produziu protótipos para testes em tempo recorde. o engenheiro-chefe da bantam, junto com uma equipe de executivos da marca, criou o projeto e a montadora construiu o primeiro carro em 49 dias.
o vice-presidente de engenharia da willys, delmar g. roos, desenhou o willys quad. a ford desenvolveu seu modelo gp (de general purpose, uso geral), conhecido como pygmy, que usava um motor adaptado de um trator ford/ferguson. cada companhia entregou seu protótipo ao governo menos de dois meses depois da encomenda e recebeu a aprovação para montar 70 unidades de amostra.
o exército tomou posse desses veículos em novembro de 1940 no campo holabird, em maryland. os três projetos excederam o peso estipulado de 590 kg, mas logo os militares perceberam que esse limite era baixo demais e o aumentaram para a próxima leva de veículos.
o exército expediu os contratos seguintes em março de 1941. a bantam produziria 1.500 unidades do modelo 40 brc; a ford construiria 1.500 de seu melhorado gp pygmy; e a willys faria 1.500 exemplares do quad. testes e avaliações seguintes levaram o exército a escolher a willys-overland como a montadora principal.
em seguida, a maioria dos bantam e dos ford produzidos foram enviados à grã-bretanha e rússia, como parte de um programa de empréstimo. entre os britânicos, o modelo da ford ficou conhecido popularmente como blitz buggy.
fonte: jeep press