Da série: eu odeio meu mecúnico
-
ligando no filtro só serve pra isso, pra virar o manometro do avesso, enquanto pode estar com 0,5 bar de pressão de oleo la na parte de cima do motor.
[snapback]503003[/snapback]
voce consegue me afirmar com certeza qual a pressão e se tem óleo suficiente chegando na turbina pela tomada na cebolinha?
-
voce consegue me afirmar com certeza qual a pressão e se tem óleo suficiente chegando na turbina pela tomada na cebolinha?
[snapback]503008[/snapback]
pra saber se tem oleo com pressão na turbina, só ligando um manometro na turbina, do mesmo jeito q se faz ligando no cabeçote pra saber a pressão de oleo no final do circuito de lubrificação.
se a inteção da sua suposição for ligar manometro no filtro pra saber se ta indo oleo pra turbina, não esque?a que tem a mangueira ainda pela frente, q pode vazar e deixar a turbina seca mesmo com o manometro la indicando pressão no talo, pq ele ta lendo só o filtro, só até ali.
-
estao se fomor por essas nuancias.. nao tem jeito.. 2 manometros…
como meu cabeçote vale 1/3 da minha turbina, prefiro ver como chega nela
se eu tiver um cabecote pf de r$1600 reias, ai sim, no cabecote eh a melhor medida...
-
se vaza no circuito até a turbina, não marca pressão.
pelo menos não no meu caso que tiro a pressão do óleo na linha que vai pra turbina.
[snapback]503012[/snapback]
de todo jeito vc ta lendo só a pressão local. se for essa sua intenção blz, eu ligaria esse manomentro na turbina, vejo (e tb as fabricas veem) como mais seguro sempre medir nos pontos extremos. vc pode ter 7 bar ali no filtro (e nesse caso = ver? 7 no manometro dando a impressão q ta tudo blz) mas pode estar com m?rbidos 0,1 bar la no topo.
-
exatamente, no meu carro uma vez aconteceu de bater 6bar no filtro de oleo e no cabeçote tava zero, resultado: virabrequim teve que passar pra 0,25. quando tiramos o carter tinha mais limalha do que oleo. o circuito é nessa ordem carter-bomba-eixo-cabeçote?? se sim pode ter certeza que o seu virabrequim ficou com uns riscos.
-
de todo jeito vc ta lendo só a pressão local. se for essa sua intenção blz, eu ligaria esse manomentro na turbina, vejo (e tb as fabricas veem) como mais seguro sempre medir nos pontos extremos. vc pode ter 7 bar ali no filtro (e nesse caso = ver? 7 no manometro dando a impressão q ta tudo blz) mas pode estar com m?rbidos 0,1 bar la no topo.
[snapback]503054[/snapback]
nao sei se vc nao me entendeu ou se eu nao te entendi.
hehehehe
minha tomada é ligada no aeroquipe da turbina.
-
vou falar só mais uma vez e de forma resumida:
**o que interessa é saber quanto de pressão e se tem pressão no ponto mais alto do motor, que é o cabeçote.
que tem pressão (desde que tenha oleo no carter né pq se não tiver nada de pressão a luz original do painel vai avisar e não precisa de usar manometro algum pra essa função ) ali no filtro se sabe.
agora, se vc tiver com algum problema, alguma folga de mancal, algum entupimento num duto, se tiver escoando oleo por algum lugar no circuito, vc só vai saber se tiver lendo a pressão no último ponto do circuito, q é o cabeçote.
vc prefere ficar olhando pro manometro vendo 7 bar só pq é bonito? ou prefere saber a real pressão que o circuito de oleo esta recebendo no seu ponto mais critico??**
questão de lágica, flavio.
[snapback]502991[/snapback]
concordo em genero, número e grau. se chega pressão no ponto mais alto do motor…...signfica que todo o restante do circuito está ok
a pergunta ?......em que local do cabeçote fazer essa medição ?
-
a pergunta ?…...em que local do cabeçote fazer essa medição ?
tira a cebolinha, coloca um t e instala a cebolina numa ponta do t e o man na outra…
sobre meu caso, foi o inverso do seu cara... tinha pressao em cima (mesmo que minima) e chegou a zerar em baixo , mais foi por apenas 3 segundos... parei na hora e nao tava com carga... graças a deus
-
exatamente, no meu carro uma vez aconteceu de bater 6bar no filtro de oleo e no cabeçote tava zero, resultado: virabrequim teve que passar pra 0,25. quando tiramos o carter tinha mais limalha do que oleo. o circuito é nessa ordem carter-bomba-eixo-cabeçote?? se sim pode ter certeza que o seu virabrequim ficou com uns riscos.
[snapback]503065[/snapback]
qual foi a causa do seu problema????
ao veu ver, algo entupessoa sem palavra em cima, como zerou no cabeçote, a linha ficou 100% obstruida, entao mesmo a bomba enviando 100% da pressao dela, o oleo da linha ficou parado e o oleo que tava no vira esquentou e afinou, resultado? riscou as bronzias…
eh que condição seu carro tava nesse caso? em wot?
-
qual foi a causa do seu problema????
ao veu ver, algo entupessoa sem palavra em cima, como zerou no cabeçote, a linha ficou 100% obstruida, entao mesmo a bomba enviando 100% da pressao dela, o oleo da linha ficou parado e o oleo que tava no vira esquentou e afinou, resultado? riscou as bronzias…
eh que condição seu carro tava nesse caso? em wot?
[snapback]503133[/snapback]
até hoje nao sei pq isso aconteceu, fechei o motor apos trocar o cabeçote e na primeira volta a luz do oleo acendeu depois de algumas pisadas, nesse momento não tinha manometro. aí depois desse ocorrido liguei um manometro, no filtro marcava até 7kg e no cabeçote zero e a luz passou a ficar acesa direto.
-
agora, se vc tiver com algum problema, alguma folga de mancal, algum entupimento num duto, se tiver escoando oleo por algum lugar no circuito, vc só vai saber se tiver lendo a pressão no último ponto do circuito, q é o cabeçote.
[snapback]502991[/snapback]
-
srs… todos os pontos de vista falados até agora tem sua raz?o... não adianta achar quem tem mais razão do que o outro... pq são tipos de medidas diferentes e valores de segurança diferentes a se monitorar...
vejamos o caso do tempra turbo, original de fabrica com bomba de alta pressao, radiador de oleo, manometro de pressao de oleo, temperatura e sensor de luz de oleo separados...
o sensor de pressao do manometro fica no cavalete onde encaixa o filtro de oleo... a temp tambem fica lá... e o sensor da luz deve ficar la em cima no cabecote...
ou seja, num motor turbo de fabrica a seculos usado por duas montadoras diferentes os eng. optaram por medir a pressao e temp logo na saida da bomba e monitorar a falta de pressao na pior parte do circuito... la em cima...
na minha humilde opinião, eu prefiro monitorar meu oleo, assim... mas de qualquer forma citada aqui nesse topico, claro, esperando valores diferentes... da certo...
fravio... putaquipariu viu... e olha que quando a gente montou a mufla com o mangote naquele dia, eu apertei uns 10 parafusos folgados... devia era ter olhado as bracadeiras tb...
entrando no espirito do topico mais um pouquinho...
peguei o carro hj do cara da suspensao ..esta muito bom agora... apenas um leve rangido que vai ser facil de resolver... so que... como mexanico eh foda... agora o carro nao ta com a lenta redondinha, a bateria zero de carga, nem vira o carro, e a embreagem com um barulho de rolamento... resultado... nao vou viajar nele amanha... vou de goleta mil mesmo...
detalhe... o mexanico so mexe com suspensao... não tenho a mínima idéia de como foram aparecer esses outros defeitos...
-
srs… todos os pontos de vista falados até agora tem sua raz?o... não adianta achar quem tem mais razão do que o outro... pq são tipos de medidas diferentes e valores de segurança diferentes a se monitorar...
vejamos o caso do tempra turbo, original de fabrica com bomba de alta pressao, radiador de oleo, manometro de pressao de oleo, temperatura e sensor de luz de oleo separados...
o sensor de pressao do manometro fica no cavalete onde encaixa o filtro de oleo... a temp tambem fica lá... e o sensor da luz deve ficar la em cima no cabecote...
ou seja, num motor turbo de fabrica a seculos usado por duas montadoras diferentes os eng. optaram por medir a pressao e temp logo na saida da bomba e monitorar a falta de pressao na pior parte do circuito... la em cima...
na minha humilde opinião, eu prefiro monitorar meu oleo, assim... mas de qualquer forma citada aqui nesse topico, claro, esperando valores diferentes... da certo...
fravio... putaquipariu viu... e olha que quando a gente montou a mufla com o mangote naquele dia, eu apertei uns 10 parafusos folgados... devia era ter olhado as bracadeiras tb...
entrando no espirito do topico mais um pouquinho...
peguei o carro hj do cara da suspensao ..esta muito bom agora... apenas um leve rangido que vai ser facil de resolver... so que... como mexanico eh foda... agora o carro nao ta com a lenta redondinha, a bateria zero de carga, nem vira o carro, e a embreagem com um barulho de rolamento... resultado... nao vou viajar nele amanha... vou de goleta mil mesmo...
detalhe... o mexanico so mexe com suspensao... não tenho a mínima idéia de como foram aparecer esses outros defeitos...
[snapback]503171[/snapback]
de boa, não é só pq um eng. achou q ali tava bom, q a solução é a melhor possivel. tem cagada de monte por ai nos carros. lembra da mangueira de óleo dos passat 1.8 t que simplesmente derretia com o calor? pois é…vai vendo que as obras da engenharia nem sempre são leis.
continuo discordando de ler a pressão da bomba e não a do circuito.
se é pra por manometro na bomba e luz espia no cabeçote, então q se use duas luzes espia e cancele de vez o manometro ja q a inteção é dizer se tem ou não pressão, e não pra dizer qto tem de pressão no lugar mais critico de se chegar o oleo.
melhor exemplo do que pode acontecer por essa ligação de manometro não tem do que esse:
-
nao sei se vc nao me entendeu ou se eu nao te entendi.
hehehehe
minha tomada é ligada no aeroquipe da turbina.
[snapback]503109[/snapback]
sim fluff, mas em qual ponta do aeroquipo
concordo em genero, número e grau. se chega pressão no ponto mais alto do motor…...signfica que todo o restante do circuito está ok
a pergunta ?......em que local do cabeçote fazer essa medição ?
[snapback]503118[/snapback]
precisa ter o mapa do circuito de lubrificação do motor, ai vc sabe onde é o ultimo lugar q o oleo vai passar antes de começar a voltar pro carter por gravidade.
nos ap é ali na cebolinha, atras do cabeçote.