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Procurei mas nao achei - contrapeso vira

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • E Offline
    E Offline
    ernest
    escreveu em última edição por
    #1

    ae pessoal

    procurei e não achei nada sobre isso:

    qual a ganho que se tem em aliviar o contrapeso do virabrequim ?

    pode ser feito isso em carro turbinado?

    para se fazer o alivio nao tem-se de obrigatoriamente aliviar bielas e pistões para que o peso fique compativel ?

    o que se perde em fazer tal alivio?

    ? preciso dai partir para usar carter seco?

    quem ja fez pode me dar umas dicas ai pois preciso fechar meu 1.8 e estou com essas duvidas.

    abs ernest

    1 Resposta Última resposta
    • D Offline
      D Offline
      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #2

      cara, leva o vira na wischral , fica na desembargador westphalen, pouco adiante da westphalen tuning.

      fiz o meu lá, pedi um al?vio e faqueamento, nada muito absurdo… e também o balanceamento. tá usando na saveiro turbo numa boa, fica muito bom.

      o que fiz também foi pedir pro mecânico dar uma aliviada leve nas bielas (n?75 as minhas) e montar conjuntos de pesos o mais próximos possíveis, usando como conjunto m?e o conjunto de pistão+biela que fosse o mais leve; assim ficou 4 conjuntos de pesos iguais/bem parecidos.

      o ganho que vai ter ?: primeiro, partes m?veis mais leves e com melhor balanceamento, vai ter uma subida de giro mais lisa e motor não vai vibrar tanto em alta.

      faz numa boa que é fácil e tranquilo.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        GusWRC
        escreveu em última edição por
        #3

        tem dois tipos de al?vio: torno (tipo faca) e fresa (mantém o formato do contrapeso).

        cada preparador tem uma receita. qdo fui fazer no meu, falei com vêrios, de todas as categorias.

        em carros de pista (rally principalmente) usam mais do tipo fresado.

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          porva
          escreveu em última edição por
          #4

          quanto aliviou? preço? quanto afinou?

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            ernest
            escreveu em última edição por
            #5

            cara, leva o vira na wischral , fica na desembargador westphalen, pouco adiante da westphalen tuning.

            fiz o meu lá, pedi um al?vio e faqueamento, nada muito absurdo… e também o balanceamento. tá usando na saveiro turbo numa boa, fica muito bom.

            o que fiz também foi pedir pro mecânico dar uma aliviada leve nas bielas (n?75 as minhas) e montar conjuntos de pesos o mais próximos possíveis, usando como conjunto m?e o conjunto de pistão+biela que fosse o mais leve; assim ficou 4 conjuntos de pesos iguais/bem parecidos.

            o ganho que vai ter ?: primeiro, partes m?veis mais leves e com melhor balanceamento, vai ter uma subida de giro mais lisa e motor não vai vibrar tanto em alta.

            faz numa boa que é fácil e tranquilo.

            [snapback]503320[/snapback]

            certo daniel, mas o faqueamento nao prejudica a resistencia do vira ?

            e outra duvida ainda la de cima, o contrapeso do vira não tem relação com o peso da biela+pistao+pino ?

            vamos emendar outro assunto ai quem monta bem caixa de ap em curitiba ?

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              daniel_fabricio
              escreveu em última edição por
              #6

              certo daniel, mas o faqueamento nao prejudica a resistencia do vira ?

              olha, acho que não, pois só mexe mesmo nos cantos do virabrequim… na oficina sempre o mecânico faz isso e nunca ouvi falar de vira nenhum quebrar ou algo assim.

              e outra duvida ainda la de cima, o contrapeso do vira não tem relação com o peso da biela+pistao+pino ?

              acho que não, pois nem tem como balancear tudo isso junto, então alivia e balanceia o vira e monta conjuntos de biela+pino+pistão de peso aproximado e monta.

              vamos emendar outro assunto ai quem monta bem caixa de ap em curitiba ?

              roberto 3286 3265

              pode falar com o roberto ou com o filho dele.. atenciosos e bons profissionais, a oficina dele fica na casa dele perto do miamoto refurações

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #7

                1) certo daniel, mas o faqueamento nao prejudica a resistencia do vira ?

                2) e outra duvida ainda la de cima, o contrapeso do vira não tem relação com o peso da biela+pistao+pino ?

                3) vamos emendar outro assunto ai quem monta bem caixa de ap em curitiba ?

                [snapback]503712[/snapback]

                respondendo :)

                1. não, você vai aliviar dos contrapesos, não da estrutura do virabrequim…se ficasse realmente fr?gil, motor de carro feito pra corridas de longa duração, rallye, etc. não teriam isso, só q, numa preparação de um motor pra correr longa isso é a 1a coisa q é feita...o lance é de onde se vai aliviar, quem vai fazer o servião tem q saber isso, senão dá merda mesmo

                2. boa pergunta, mas eu acho, veja bem, acho que não...acho que tem mais relação com a construção do virabrequim em si...

                3. aí eu passo a pergunta para os universit?rios de curitiba :cry:

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  porva
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  deem uma olhada nesse site parece que eles aliviam sem mexer no contrapeso, examente por isso (acho ainda nao tive tempo de ler direito):

                  http://www.turbo124.com/?show=crank

                  e leiam este topico

                  http://www.turbo124.com/forum/viewtopic.phpot=586

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcioap
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    aproveitando que o assunto é alivio.

                    no caso de un vira de ap, tirar tipo 1kg dele e não mexer no volante, talvez apenas tirar aqueles calos q ele tem atraz.

                    alteraria o consumo? acho q sim né, e pra menos, pois o motor faria menos força pra subir de giro, menos energia seria perdida no virabrequim ou não é assim?

                    quanto normalmente o pessoa tira nos vira de ap e no volante

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      ernest
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      opa

                      origado ao daniel, quarteto e ao porva, isso era uma duvida que tinha e nunca consegui esclarecer, mas agora ficou mais claro.

                      uma das melhores coisas nese forum são as pessoas que não tem medo de falar ou melhor de abrir o jogo.

                      só assim trocamos experiencias realmente técnicas.

                      abraços

                      e obrigado ai pessoal, mas se tiver alguem que quiser comentar para poder ficar mais claro sempre é bem vindo.

                      ernest

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        goleta 88
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        aproveitando que o assunto é alivio.

                        no caso de un vira de ap, tirar tipo 1kg dele e não mexer no volante, talvez apenas tirar aqueles calos q ele tem atraz.

                        alteraria o consumo? acho q sim né, e pra menos, pois o motor faria menos força pra subir de giro, menos energia seria perdida no virabrequim ou não é assim?

                        quanto normalmente o pessoa tira nos vira de ap e no volante

                        [snapback]503838[/snapback]

                        tirei 800grs do volante do meu ap (aspro) na samacar, ficou perfeito e dá sentir a diferença, pricipalmente em retomadas, o carro não ficou fraco em subidas como dizem por ai.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          tirei 800grs do volante do meu ap (aspro) na samacar, ficou perfeito e dá sentir a diferença, pricipalmente em retomadas, o carro não ficou fraco em subidas como dizem por ai.

                          [snapback]503847[/snapback]

                          entendi.

                          e notou alguma alteração no consumo? é verdade ou historia que se torna un pouco mais dificil manter o motor numa determinada rpm

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            tirei 800grs do volante do meu ap (aspro) na samacar, ficou perfeito e dá sentir a diferença, pricipalmente em retomadas, o carro não ficou fraco em subidas como dizem por ai.

                            [snapback]503847[/snapback]

                            esse é o motivo que não quase falo mais em alivios.

                            quando (a muito tempo) postei aqui q eu tinha mandado aliviar volante+vira veio o pessoal da engenharia falando essas mesmas besteiras q te disseram, q o carro ia perder muita força em baixa, q não teria mais retomadas…

                            fiquei tão ba bronca com aquela turma de imbecis (ainda bem q foram banidos daqui) q me desanimei em voltar a falar nesse assunto. os caras não sabem fzr as coisas direito e acham que ninguem sabe. :)

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              esse é o motivo que não quase falo mais em alivios.

                              quando (a muito tempo) postei aqui q eu tinha mandado aliviar volante+vira veio o pessoal da engenharia falando essas mesmas besteiras q te disseram, q o carro ia perder muita força em baixa, q não teria mais retomadas…

                              fiquei tão ba bronca com aquela turma de imbecis (ainda bem q foram banidos daqui) q me desanimei em voltar a falar nesse assunto. os caras não sabem fzr as coisas direito e acham que ninguem sabe. :cry:

                              [snapback]503854[/snapback]

                              historias de need for speed né carol. :)

                              mais tipo, o que falei tme sentido, o consumo aumentar ou disminuir com isso?

                              pois como ele sobe de giro muito mais facil devido a diminuição de força que ele precisa fazer, consumiria menos né, mais como ele tem menos inercia, poderia aumentar o consumo pra ele manter uma certa rpm?

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lucas Schneider
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                tirei 800grs do volante do meu ap (aspro) na samacar, ficou perfeito e dá sentir a diferença, pricipalmente em retomadas, o carro não ficou fraco em subidas como dizem por ai.

                                [snapback]503847[/snapback]

                                olha, pela logica, vc só vai sentir mais esse alivio quando for tirar o carro do movimento andnado de boua….

                                e em subida, só vai sentir mais fraco se quiser subir ela na mesma velocidade...

                                no caso, depende muito mais do modo de se dirigir pra sentir isso...

                                como 99% daqui naum dirigi em tiozinho style , só sente melhoras com o alivio de vira/volante o que no caso, é bem recomendado

                                eu acho melhor somente fazer um bom balanceamento do vira, e tirar o peso mais do volante mesmo....

                                quanto mais distante do eixo de rotação, maior a energia cinetica em cima do peso....por issoq ue tirar peso das extremidades do volante influencia mais do que nos contrapesos do vira....(pelo menos na maioria dos motores), fora que qualquer coisa é bem mais fácil trocar um volante do que um vira né....ahuahuah

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  opa

                                  origado ao daniel, quarteto e ao porva, isso era uma duvida que tinha e nunca consegui esclarecer, mas agora ficou mais claro.

                                  uma das melhores coisas nese forum são as pessoas que não tem medo de falar ou melhor de abrir o jogo.

                                  só assim trocamos experiencias realmente técnicas.

                                  abraços

                                  e obrigado ai pessoal, mas se tiver alguem que quiser comentar para poder ficar mais claro sempre é bem vindo.

                                  ernest

                                  [snapback]503845[/snapback]

                                  esqueci de comentar…

                                  aliviou o vira? obrigatério fazer o balanceamento din?mico

                                  qdo esse al?vio é feito o vira fica desbalanceado, se não balancear o risco de dar merda é alt?ssimo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    coisa_triste
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    pelo o que eu andei lendo o contra peso no vira e o peso do volante são meio que maneiras de se acumular energia…

                                    em um carro bem preparado, ele sempre vai ter capacidade de gerar bastante energia...entao nao teria pq ficar acumulando energia...

                                    já em carro origineca é bom acumular energia pra como a galera fala...manter o embalo..

                                    já em carro preparado...a? só tem ganhos...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      eu acho melhor somente fazer um bom balanceamento do vira, e tirar o peso mais do volante mesmo….

                                      [snapback]503861[/snapback]

                                      de 10 carros preparados de verdade, 11 tem o vira aliviado.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
                                        Lucas Schneider
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        de 10 carros preparados de verdade, 11 tem o vira aliviado.

                                        [snapback]503870[/snapback]

                                        ai cadum/cadum né…

                                        e depende dos objetivos: carro de rua, encontrar um bom profissioanl qualificado pra fazer o alivio no vira, a dist?ncia centro a centro dos contrapeso do vira e do volante...etc, etc, etc

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
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                                          ernest
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          tirei 800grs do volante do meu ap (aspro) na samacar, ficou perfeito e dá sentir a diferença, pricipalmente em retomadas, o carro não ficou fraco em subidas como dizem por ai.

                                          [snapback]503847[/snapback]

                                          tem de ver qual volante, pois descobri mandando aliviar um que estava numa saveiro 2001 que ele eh mais pesado.

                                          o recomendado é tirar 10% doa ap normais que se nao me engano são de 7 kg, esse da saveiro tinha 9 kg.

                                          1 Resposta Última resposta

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