Symonds prevê aumento de até 25% no som da f1 em 2016
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mudanças no escapamento e no sistema dos turbos permitirão que carros sejam mais ˜barulhentos
uma das principais reclamações dos fãs da fórmula 1 desde a volta dos motores turbo foi o som emitido pelos novos propulsores de 1,6 litro e seis cilindros em ˜v , significativamente diferentes e mais baixos quando comparados aos antecessores “ motores v8 aspirados, de 2,4 litros.
a categoria resolveu fazer alterações relacionadas ao tema para esta temporada, o que teoricamente deve ˜aumentar o volume dos carros em 2016.
pat symonds, diretor técnico da williams, falou sobre o tema durante o autosport show e explicou as modificações aprovadas na última reunião do conselho mundial da fia (federação internacional de automobilismo).
segundo symonds, além da válvula de escape adicional que será introduzida, o aumento do som passará também pela válvula de alívio (wastegate, em inglês), que exercerá papel importante no sistema.
“no passado, a válvula de alívio era instalada diretamente no cano de escape principal. em motores modernos, essa válvula não abre muito, pois há meios mais eficientes de controlar o excesso de energia, disse.
na classificação, ela fica um pouco aberta; na corrida, praticamente fechada. na nova configuração de escape, o som deve aumentar em 14% com a válvula fechada, com ela aberta, o aumento deve ser de 20% a 25% em relação ao que temos hoje afirmou.
symonds ainda não sabe ao certo como e em que intensidade o som dos caros da f1 em 2016 será, mas ele espera mudanças que tragam um pouco da era turbo que vigorou na categoria entre 1977 e 1988.
ainda não ouvimos a nova configuração na pista, mas acredito que teremos alguns dos antigos sons característicos dos motores turbo “ os assobios e estouros. mas vamos aguardar e ver o que a pista nos mostra, completou.