Ex-piloto acusa motogp de agir como máfia espanhola
-
phil read, heptacampeão do mundial de motovelocidade, disse que dorna privilegia pilotos espanhóis; para ele, valentino rossi foi injustiçado na polêmica em que se envolveu com marc marquez na reta final da temporada 2015
ano novo, vida nova, assuntos novos para a temporada 2016 da motogp, que se inicia no dia 20 de março, com o gp do catar. certo? errado, não foi isso que se viu e ouviu durante o autosport show neste domingo (17).
o tema abordado foi a polêmica da reta final da temporada 2015, envolvendo valentino rossi e marc marquez. a guerra envolvendo os dois pilotos, explicitada por rossi pouco antes do gp da malásia, culminou no toque entre o italiano e o espanhol durante a prova em sepang.
considerado culpado pelo incidente, rossi foi punido e obrigado a largar da última posição no gp de valência, prova final da temporada. mesmo fazendo uma prova de recuperação e terminando em quarto lugar, o italiano perdeu o título para jorge lorenzo, companheiro de equipe na yamaha.
para phil read, heptacampeão do mundial de motovelocidade e primeiro piloto da história a conquistar títulos nas três categorias, a dorna, organizadora da motogp não foi justa com rossi. read disparou duras críticas à entidade que controla o esporte.
foi totalmente injusto o que fizeram com valentino em valência. para mim, o culpado foi marquez, ele se jogou em cima de valentino. mas a motogp é controlada por um grupo espanhol, parece-me que eles agem como a ˜máfia espanhola , favorecendo compatriotas e deixando de dispensar tratamento justo aos demais, disse.
wayne gardner, campeão das 500cc em 1987, seguiu a lina de read, dizendo que marquez foi o único culpado pelo incidente.
os comissários tomaram uma decisão equivocada ao punir rossi e colocá-lo no fim do grid em valência. a situação é mais agravante pelo fato de que marquez estava bloqueando rossi com o objetivo de deixar lorenzo abrir vantagem afirmou.
“rossi não deu uma joelhada nele, marquez caiu porque se jogou em cima de rossi. fazer valentino largar da última fila na etapa final de um campeonato pelo qual ele lutou o ano todo foi algo injusto, completou.