Influ?ncia da temp. do combustável
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se eu pensar em reduzir a tempde algum dos componentes…do ar ou do combustável....eu ficaria semdúvidas com a temp do ar...
a gente já vivencia as vantagens do ar mais frio no dia-a-dia.....do combustável a gente está ainda na especulação....
se vc pensar num láquido, é muito mais fácil e rápido alterar a temp dele e mesmo do estado f?sico...pode ver que só pelo contato um pouco de de água que vc jogue em cima do coletor quente já evapora instantaneamente....
se eu conseguisse colocar combustável gelado na linha, ele esquentaria absurdamente rápido...num carburado ou ie monoponto ainda mais rápido....nesse caso, pelocontato e troca térmica, vc reduziria a temp do coletor e por tabela teria uma vantagem q seria reduzir a temp do ar admitido....
mas o combustável provavelmente recuperaria atemp inicial só pela passagem e contato com o coletor...e gasolina é ainda mais volútil (não sei se esta é a melhor palavra) que aquela água q a gente jogou em cima do coletor
acho que faria muito mais efeito prático um sistema que permitisse ao coletor de adm ficar mais frio....um intake cooler .....
nessa, num aspirado a gente reduziria significativamente a temo do ar admitido..mesmo pq toda e qqer ie considera uma variável de peso a temp do ar e a princ?pio não teria como considerar a temp do combustável...
outro dia, com o motor funcionando em lenta, capo aberto, em coisa de 5 mins a ie já considerava 80oc...o extremo q minha ie considera
se eu conseguisse baixar essa leitura pra 60oc, eu já teria alguma diferença....
por isso q na minha opinião, um refrigerador de coletor seria mais interessante
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no exterior existem uns kits prontos ja pra motor aspirado, onde o intercooler fica entre o filtro de ar e a borboleta da admissão.
essa de injetar co2 nele traria mais eficiencia ainda.
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aonde você viu isso ka ?
eu coloquei em questão a temperatura do combustável porque vi alguns fuel coolers a venda em lojas de renome. agora essa de intercooler para aspirado, pra mim é novidade
no caso, um intercooler + c02 seria muito interessante para um aspiradinho.
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por isso q na minha opinião, um refrigerador de coletor seria mais interessante
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faz sentido….....inclusive nos eua existe uma junta de coletor de adm em plastico especial para honda que diz reduzir a temperatura do coletor de adm em mais de 20?c.
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aonde você viu isso ka ?
eu coloquei em questão a temperatura do combustável porque vi alguns fuel coolers a venda em lojas de renome. agora essa de intercooler para aspirado, pra mim é novidade
no caso, um intercooler + c02 seria muito interessante para um aspiradinho.
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se alguem tiver um link com este dispositivo, eu gostaria de ver… nunca vi antes, mas deve funcionar....
imagine uma boca de 6pol diminuindo para 4pol p termos uma boa veloc de admissao, mais um intercooler com um sistema borrifando co2 sobre ele e tudo isto entrando em um motor com muitos cc seria um negocio bastante interessante....
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se alguem tiver um link com este dispositivo, eu gostaria de ver… nunca vi antes, mas deve funcionar....
imagine uma boca de 6pol diminuindo para 4pol p termos uma boa veloc de admissao, mais um intercooler com um sistema borrifando co2 sobre ele e tudo isto entrando em um motor com muitos cc seria um negocio bastante interessante....
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exatamente isso que pensei….....
lembrando que em aspirado........qualquer migalha se justifica.......hehehe
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na revista turbo & high performance magazine.
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você tem ela ai contigo ?
tem como olhar o fornecedor ?
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acho q mudaram o dominio:
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acho q mudaram o dominio:
http://72.14.209.104/search?q=cache:lrmxkr…br&ct=clnk&cd=1
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eu estava procurando pelo google e cheguei a este web site tmb ice-man.com, mas parece ter mudado de dominio ou está fora do ar….....
que droga parecia ser um produto, no mínimo, curioso
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coisa simples: um captador de ar na grade com um filtro enorme, mas não desses conicos e sim do tipo original , ai o ar ia o mais fresco possivel direto pra borboleta.
colocar um intercooler com injeção de co2 da mais efeito ainda caso se consiga um que não atrapalhe a respiração do motor.
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tem kits da ice man em varias lojas pela net, o forte deles são os cai.
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o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.
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mas será que nesse caso é o objetivo e ter mais ponto?
ou será que era pra ter uma margem de segurança maior com o ponto? no caso usando o ponto de sempre mas o limite ficar afastado ?
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tem uma empresa nacional que fabrica esses cai com caixa quadrada na frente da grade + filtro e tubos ligando ao corpo de borboleta.
vó em alguma revista…..........e parece que é da race chrome.........mas não lembro direito...........
se for isso que vcs estiverem falando, né, heheheheee....
abraço.
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pessoal … pelo que sei o coeficiente de dilata?ao volumetrica da gasolina eh um tanto generoso (ao ponto de encher o tanque de manha e vazar a tarde ...
penso nesta hipotese por na epoca mdestes monzas a eficiencia das bombas nao ser tao grande quanto hoje .. ou seja .. voce resfria a gasolina antes da bomba dai ela passa na bomba entra na tubula?ao , vc adimite na bomba um volume x na bomba e ele expandindo apos gera um volume x+alguma coisa ...
nao sei se estou viajando mas acho que seria ai que existiria um ganho maior .. enriquecendo a mistura .. e nao na parte de resfriamento pois a energia para elevar 1cm3 de gasolina em 1 grau eh uma quantidade tao pequena de calor que nao ia nem fazer cocegas na camara ...
este eh o meu ponto de vista ....
a respeito da inje?ao de agua , nos avioes da segunda guerra pelo que eu ouvi falar de um mecanico veterano de guerra , eh que a agua que era injetada dentro da camara de combustao (as vezes com metanol junto) era utilizada para expandir e retirar o espaço da mistura dentro da camara fazendo com que a camara alem de resfriar crescesse em um numero bem grande a taxa de compressao do motor ... e nao que fosse usado como anti detonante ...
mesmo porque hoje em dia temos alguns avioes como p47 voando por ai no mundo a fora... e mesmo com avgas com 110 octanas a inje?ao de agua funciona , descartando assim a hipotese de um combustivel de baixa qualidade com problemas de pré igni?ao .....
estes sistemas tinham um tempo limitado e relativamente curto de uso por quebrarem o motor em usos exagerados...por este lado tambem garanto que nao seja soh redu?ao na pré igni?ao ...
somente voltando ao assunto do resfriamento do combustivel ... quando o ar esquenta fica menos denso .. expande diminuindo a quantidade de moleculas de o2 por volume de ar ..
voce adimitindo em um motor aspirado ar quente .. e a mesma quantidade de combustiver do que se o ar estivesse frio , a mistura enriquece ... ou seja .. um resfriamento forçado do ar(co2)sem um resfriamento de combustivel com as mesmas regulagens em um carro carburado creio que faça com que a mistura empobre?a ...
falei bastante ja mais espero que abra uma nova hipotese para vcs ai ... sou meio novo na area de prepara?ao .. faz uns 2 anos q leio alguma coisa e mecho soh .. sei q tem gente q faz isso a muuuuuito tempo por aqui .. entao se minha teoria estiver errada podem dizer ..o que mais me traz experiencia em motores sao motores de 20 e poucas cilindradas ateh 150 q uso em aeromodelos hehehe
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pessoal … pelo que sei o coeficiente de dilata?ao volumetrica da gasolina eh um tanto generoso (ao ponto de encher o tanque de manha e vazar a tarde ...
ele é de 0,3%/oc ou seja, vc precisa variar 3oc para ter 1% de variação. eu considero pequeno, perto do q vc pode fazer com o ar.
penso nesta hipotese por na epoca mdestes monzas a eficiencia das bombas nao ser tao grande quanto hoje .. ou seja .. voce resfria a gasolina antes da bomba dai ela passa na bomba entra na tubula?ao , vc adimite na bomba um volume x na bomba e ele expandindo apos gera um volume x+alguma coisa …
temos o retorno de combustivel.
nao sei se estou viajando mas acho que seria ai que existiria um ganho maior .. enriquecendo a mistura .. e nao na parte de resfriamento pois a energia para elevar 1cm3 de gasolina em 1 grau eh uma quantidade tao pequena de calor que nao ia nem fazer cocegas na camara …
este eh o meu ponto de vista ....
excesso comb = alto consumo + baixa potencia
a respeito da inje?ao de agua , nos avioes da segunda guerra pelo que eu ouvi falar de um mecanico veterano de guerra , eh que a agua que era injetada dentro da camara de combustao (as vezes com metanol junto) era utilizada para expandir e retirar o espaço da mistura dentro da camara fazendo com que a camara alem de resfriar crescesse em um numero bem grande a taxa de compressao do motor … e nao que fosse usado como anti detonante ...
mesmo porque hoje em dia temos alguns avioes como p47 voando por ai no mundo a fora... e mesmo com avgas com 110 octanas a inje?ao de agua funciona , descartando assim a hipotese de um combustivel de baixa qualidade com problemas de pré igni?ao .....
estes sistemas tinham um tempo limitado e relativamente curto de uso por quebrarem o motor em usos exagerados...por este lado tambem garanto que nao seja soh redu?ao na pré igni?ao ...
lembre-se q a 10mil metros de altura, vc não tem pressão atmosf?rica = 1bar…. por isto de se aumentar a taxa com injeção de agua. pergunte se eles fazem isto na decolagem.
voce adimitindo em um motor aspirado ar quente .. e a mesma quantidade de combustiver do que se o ar estivesse frio , a mistura enriquece … ou seja .. um resfriamento forçado do ar(co2)sem um resfriamento de combustivel com as mesmas regulagens em um carro carburado creio que faça com que a mistura empobre?a ...
p funcionar o sistema de resfriamento é necessária uma correção na alimentação. isto ninguem tem dúvidas.
o normal q se faz é andar com o carro gordo e qdo ele acionar o co2 a mistura fica estequiometrica e o carro anda bem…
porém é uma deixa p caso o rodrigo faça algo assim em um carburado... talvez um bico extra acionado por solen?ide resolvesse boa parte do problema... fica parecendo um nitro, mas não sei qto q da p ganhar.
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como eu penso:
explosão nad amais é que fogo numa escala muito rápida ..
pra ter fogo, preciso de 3 elementos…calor, combustável e ar (comburente)...
pra acabar-se com um inc?ndio, os bombeiros removem um dos 3....
a água reduz o calor....e toma parte do espaço que seria destinado ao combustável.....
por isso eu vejo a água como algo que não contribui pro ganho de pot~encia...eu vejo ela atrapalhando o fogo e não o potencializando...
no caso da injeção eu não consigo ver benefício além de reduzir temperatura excessiva que estava atrapalhando uma queima melhor ...
por favor...não entendam que eu estou duvidando ou contestando alguém..não é isso....o que eu estou dizendo é que eu não consigo entender como a injeção de água melhora a queima e aumenta a taxa ....
se alguém puder me ajudar a entender isso de uma vez por todas, eu agradeão de verdade....tem uns 3 anos o vicent tentou me explicar isso, mas eu não compreend?...
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essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.
conheão um cara que teve isso num viper.
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? da edelbrock e kem montou o viper foi o marcelo pinhas….vulgo cabeção p/ ?ntimos...rss....lembrando q ele tbm tinha nitro.