Dia nacional do fusca marca os 70 anos de produção do modelo
-
nesta quarta-feira, 20 de janeiro, milhares de fãs comemoram o dia nacional do fusca, um dos carros mais importantes e carismáticos da história mundial do automóvel. a volkswagen também celebra os 70 anos de produção do modelo “ o primeiro volkswagen tipo 1 “ que mais tarde se tornaria conhecido internacionalmente como o beetle e, no brasil, como o fusca. o modelo saiu da linha de produção na alemanha pouco depois do primeiro natal após o fim da segunda guerra mundial, em 1945.
fabricado no brasil de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996, o fusca teve mais de 3 milhões de unidades produzidas, tornando-se um ícone nacional. a combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno volkswagen em ponta de lança da motorização do brasil. mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.
embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como fuca, no rio grande do sul, e fuqui, no paraná. ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como beetle.
mundialmente, o dia do fusca é comemorado em 22 de junho, data em que ferdinand porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do sedan, em 1934.
a marca volkswagen (nome que significa, em alemão, carro do povo) teve a missão de popularizar o automóvel; o fusca foi concebido, na década de 1930, pelo engenheiro austríaco ferdinand porsche. o início da segunda guerra mundial, em 1939, impediu que a produção do carro começasse, mas durante o conflito a fábrica produziu milhares de veículos militares leves utilizando sua plataforma mecânica, com motor traseiro refrigerado a ar.
o carro atingiria no futuro vendas de mais de 21 milhões de unidades. no final de 1945, porém, apenas 55 veículos haviam sido produzidos. o início da produção em larga escala foi um feito envolvendo grande nível de improvisação. a escassez de materiais prejudicou as operações durante os meses seguintes. mesmo assim, os primeiros carros eram símbolos visíveis de esperança. um novo início para a fábrica de automóveis, sob controle britânico.
ao final da segunda guerra mundial, apenas 630 unidades do carro do povo, conhecido como kdf-wagen, haviam sido construídas. a avançada fábrica, no local que se tornaria a atual wolfsburg, construída especialmente para produzir o veículo, foi integrada à indústria de armamentos da alemanha durante a guerra, produzindo principalmente materiais militares. o local foi ocupado por soldados americanos em 11 de abril de 1945.
em junho de 1945, o governo militar britânico assumiu o controle da fábrica, com sua força de trabalho de cerca de seis mil pessoas. em 22 de agosto de 1945, o recém-designado oficial residente sênior, major ivan hirst, obteve um pedido inicial de 20 mil sedans, assegurando assim o futuro da fábrica e seus trabalhadores e evitando a ameaça de desativação e desmontagem. os veículos deveriam ser usados principalmente pelos ocupantes aliados, mas também para prestação de serviços de saúde em áreas rurais. a produção ficou praticamente estagnada em torno de mil veículos mensais durante 1946 e 47. somente após a reforma monetária de junho de 1948 surgiria um número significativo de compradores privados.
as raízes britânicas da volkswagen ainda podem ser percebidas na atualidade. foram os ingleses que converteram a fábrica para a produção civil e focaram na qualidade dos veículos. eles dedicaram muita atenção aos serviços e à satisfação das necessidades dos clientes, estabelecendo uma rede de concessionários que, já em 1948, cobria todas as três zonas de ocupação ocidentais da alemanha. o início das exportações, em outubro de 1947, marcou o primeiro passo em direção ao mercado internacional.
as primeiras eleições para o conselho de trabalhadores, em novembro de 1945 “ apenas seis meses após o final da guerra “ introduziram os princípios para a participação democrática dos empregados na fábrica. quando a empresa volkswagenwerk gmbh foi repassada para o controle alemão, em outubro de 1949, estava posicionada na pole position para a largada do milagre econômico da alemanha.
o dr. manfred grieger, chefe do departamento de história corporativa da volkswagen aktiengesellschaft, resume: a volkswagen teve muita sorte pelo robusto sedan ter ajudado o governo militar britânico a levar adiante suas funções administrativas e por ivan hirst ter sido o homem certo em seu comando. seu hábil pragmatismo proporcionou uma visão de futuro para a fábrica e seus trabalhadores, motivando tanto o pessoal militar britânico como os trabalhadores alemães a transformar as precárias instalações numa empresa de sucesso voltada para o mercado. ele reconheceu as qualidades do sedan volkswagen e teve a capacidade de concretiza-las.
o fusca foi um fator-chave no desenvolvimento da democracia e da mobilidade na alemanha do pós-guerra e, subsequentemente, foi acolhido em muitos outros países, atuando como um importante embaixador na promoção de uma imagem positiva para a alemanha. a produção do fusca em sua última fábrica, em puebla, no méxico, foi descontinuada no final de julho de 2003. com mais de 21 milhões de unidades produzidas, o fusca tornou-se um ícone automotivo, amado por muitos milhões de pessoas. suas formas características são reconhecidas em todos os lugares.
fonte: volkswagen do brasil “ assuntos corporativos e relações com a imprensa