Stoner quer volta da eletrônica de 2007: estou desapontado
-
depois de testar moto de 2015 da ducati com nova central eletrônica obrigatória, australiano diz que esperava moto menos dócil: não há grande diferença
alegando falta de desafios e perda de motivação em seguir com a carreira, casey stoner se aposentou da motogp no final de 2012 com 27 anos de idade após conquistar dois títulos mundiais.
uma das principais críticas do piloto era o exagero eletrônico nas motos atuais, como controle de tração, freio-motor e anti-whellie (programa que impede que a moto empine nas retomadas) ajudando os pilotos a serem mais rápidos. esperava-se que a nova central eletrônica imposta pela dorna aos times pudesse fazer com que essas ajudas diminuíssem, mas stoner acredita que neste quesito a motogp continuará a mesma coisa.
“na minha opinião, a central eletrônica ainda é muito avançada, disse após testar na malásia.
acho que poderiam ter parado o progresso, mas realisticamente eles não teriam ido para trás muitos anos. se fosse para ser, teríamos que voltar para 2006 ou 2007. nesta época a eletrônica estava lá, mas não te ajudava a ir mais rápido.
“esta ainda é bastante avançada e tenho certeza que nenhuma equipe atingiu seu potencial completo. eles ainda estão aprendendo os programas e sistemas. ainda há um longo caminho a percorrer, e isso vai ser melhorado ainda mais.
“sinceramente, pelo que notei, não há uma diferença enorme. é claro que é uma coisa boa em muitos aspectos, mas de outras maneiras estou desapontado que a moto não seja um pouco mais solta e um pouco mais complicada talvez.”
stoner voltará à pista de sepang nesta segunda-feira com a ducati número 27 com os pilotos da motogp no primeiro dia de testes oficiais do ano.
a pré-temporada da motogp terá três testes. na malásia (1 a 3 de fevereiro), na austrália (17 a 19 de fevereiro) e no catar (2 a 4 de março).