Ajuda - acerto da lenta na injeção programável (fueltech)
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olá, amigos.
tenho um passat alemão 1.8t 20v com turbina garrett, intercooler frontal e bicos deka 80.
meu problema atual está no acerto da lenta.
está configurado atualmente como lenta por tps na ft300.
e a mistura está com 0.90, variando um pouco para mais ou para menos.
o ponto está em 22 graus.
o carro está apagando quando esterça a direção hidráulica ou quando liga o ar- condicionado.
aí para evitar que ele morra eu deixo a mistura mais gorda, tipo 0.82, mas aí o consumo vai para as alturas.
pensei em mudar para lenta por map, mas ai fiquei em dúvida, já que o meu carro tem lenta estável em -1.1 bar e o menor valor configurável de vácuo na ft é -0.9.
se eu alterar para lenta por map, como faço para acertar o tempo de injeção se o vácuo da lenta não tem na ft?
agradeço pela ajuda.
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mano tambem uso uma 300,a lenta eu uso por map,e correção de lenta por ponto.
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estou achando um pouco estranho a lenta por map.
não consigo acertar.
fica mostrando no display da ft vácuo de -0.9 na lenta depois que troquei a mangueira de lugar no coletor.
quando mudo para lenta por map e gravo, a injeção sobe para 2,43 ms e a mistura fica com lamba maior que 0.65 e cheiro forte de álcool.
aí vou lá no acerto da injeção no valor de -0.9 e diminuo, mas a injeção continua inalterada.
pelo que li por aí, o valor normal para lenta é aproximadamente -0.6 ~ -0.5
por que será que o meu fica em -0.9?
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mas seu carro controla por atuador de lenta?
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pessoal, achei o problema….
por ser novato, cometi um erro de interpretação!
não estava com -0.9 de vácuo e sim com -0.09, ou seja descobri um rasgo na mangueira que vai do coletor até a fueltech.
e eu achava que essas mangueiras pneumáticas fossem bem resistentes, aparentemente estava enganado.
vou providenciar o reparo na mangueira hoje assim que chegar em casa e depois posto os resultados.
obrigado.
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troquei a mangueira e a lenta estabilizou em -0.6.
alterei a lenta para map e ficou bom.
o carro não morre mais quando liga o ar condicionado ou quando vira o volante, mas….
não consigo deixar a lenta com lamba perto de 1.
o melhor que consegui foi 0.80, e o pior é que fica com cheiro forte de álcool.
outra coisa, óleo contaminado com álcool, preciso trocar??? acabei de trocar o óleo, será que tenho que trocar de novo?
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cassete 0.80 na lenta vc ta lavando o cilindro.
deve ser esse ponto de 22 graus de lenta ai que estou achando muito exagero. pra que vc ta socando 22 graus na lenta?????
pra tu ter ideia, eu que estou com cabecote errado e esta com mistura gorda por isso, se eu sair de primeira de sinal e a mistura nbater 0.80 - o carro chega a vir embolando e só limpa de 2 pra cima.
geralmente em lenta temos que por mais pobre que o normal , tipo o meu ja ficou 1.10~1.20 em lenta… mas nao posso mandter isso pois eh carburado e com ar. hoje deixo 0.95+-
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vou tentar mexer no ponto então.
o carro está com 1.40 ms de injeção na lenta. se eu dou um toque pra baixo ele morre.
mas acho que tenho que adiantar o ponto.
partindo do pressuposto que quanto menos ponto, mais combustível, se eu atrasar o ponto deve ficar mais gordo ainda.
ou estou errado?
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ponto muito adiantado faz o carro ficar fraco de lenta tambem… ex, ele fica acelerado etc, porém, qualquer coisinha ele apaga, nao tem forca, mesmo estando acelerado.
ex meu denovo. eu com ponto 14 de lenta fica perfeito, ar ligando e nao morre etc..... se eu adianto o ponto, fica mais pobre a mistura e o carro fica mais acelerado, porém qualquer coisinha puft.. apaga. e se engordar um pouco mais nao adianta tb.
fora que nao sinto ele lisinho lisinho, ponto alto é bom quando comeca a andar, nao parado.
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consegui resolver o problema do ponto. ativei a lenta por ponto que estava desativada, coloquei reação 2 e ficou bom. fui no mapa de injeção x map e baixei o tempo de injeção em -0.7 que é onde minha lenta estabilizou. estava com 9% de abertura e reduzi para 2% dos bicos. ficou muito bom com lambda 1.00. estabilizado, uma beleza, mas aí vem o problema. quando acelero para sair com o carro, o vácuo aumenta bruscamente e depois vem diminuindo, isso tudo em fração de segundos, aí quando ele chega nos -0.7, dá falta e o carro dá umas pipocadas, ou até chega a morrer. como faz pra resolver isso? tenho que fazer correção por rpm? não sei muito bem como remover esse buraco na aceleração.