Preparação aspirada leve ford ka 1.6 dúvida
-
Boa tarde a todos. Sou novo no forum. Bom, tenho um ford ka 1.6 09 de 109 ou 110 cv originais. Tenho mexido ao longo do tempo várias coisas baratas: filtro esportivo inflow; regulador de pressão combustivel 3.7 bar (pouco mais do que o original), velas de iridium, tirei a folga do cabo do acelerador permitindo maior abertura da tbi do que de fábrica, militec-1, tirei a captacao do ar original na caixa do filtro de ar trocando por um cano de pvc com intake um pouco mais generoso pegando ram-air da fresta do capô; tirei o abafador intermediario e pus um cano mais grosso la. Bom coloquei tambem um gold tape no coletor de admissao para impedir o ar de aquecer muito, abaixando a temperatura de admissao iat.
Com essas modificacoes, fui no dinamometro da hard garage e, medindo o torque e calculando a potencia nas rodas, calculei o torque e potencia no motor. O torque na roda foi de 13.16kgf.m e no motor 16.6 kgf.m (original do motor é 15.8 kgf.m). a potencia na roda totalizou 88.53wHP - 89.8 cv na roda (ja convertido de hp para cv) e quase 112 cv no motor a 5680 rpm (originais 109-110). Obs fui no dinamometro c temperatura ambiente de 33°.
caso alguém queira saber como calculei os valores no motor... está escrito na minha avaliação do google maps da hard garage na rua carneiro da cunha em sao paulo, sp.pergunta
vcs sabem me dizer porque melhorando o intake e o exaust dessa maneira, com todas essas modificacoes, só ganhei torque em baixa e média e não potência em alta? Daqui a alguns anos posso investir num comando swr1 260°...o que talvez faca ganhar mais em alta e perder um pouco em baixa...abraços