Turbininha para renault clio
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pessoal … tenho um clio 1.6 8v monopoint 1998 ... o carro tem 74cvs originais mas tem um torque gostoso de baixa ..
queria colocar alguma turbina que me renda bem de uns 3k , 3,5k .. ateh os 6k do corte original .. quero deichar injetado original a parte aspirada e acertar o resto no his ...noa vou alterar o corte por enquanto para nao me foder .. nao tenho grana pra fazer td devolta .. e o motor eh bem similar a um cht com varetas e comando de vavlulas no bloco
a inje?ao eh uma bosh monoponto e pelo que sei elas sao meio enjoadas para acertar com turbina principalmente a lenta ... entao fiquei imaginando umas besteiras aqui e queria saber a opiniao de voces
como o carro eh monoponto toda a inje?ao eh baseada em um bloco de metal aonde tem a maioria dos sensores borboleta e o bico em cima da borboleta ...e levando em conta que sou fã dos turbos que a ishi produzia que a turbina ficavam entre o carburador e o coletor... pensei em fazer uma arte destas no clio com a inje?ao antes da turbina .. assim soh dando mais vacuo na inje?ao e nao pressurizando nada por ali...
minha ideia era deichar a inje?ao controlar a faze aspirada no acool e colocar um his fazendo toda a leitura ,no coletor, de pressao e td mais ....
bom .. depois de um grande discurso .. queria saber de voces uma combina?ao legal de caracois eixo e rotor que voces me indicassem para rodar entre 3,500rpm e 6000 com 0,7~1bar ...tendo em vista que o motor vai continuar totalmente original por dentro mantendo o fluxo original
e queria saber de vcs tambem se esta minha ideia de por a turbina depois da i.e. vai funcionar como nos carburados ... quais sao os impecilios de uma configura?ao destas ... ja adianto que nao vou ter problemas com kit pois a firma do meu pai meche com aluminio , solda , curvaturas em tubos de muitas medidas e trabalhos especiais ... nao voltados para carros mas ja fiz mta coisa .. como panela de pressao pra 2 weber 45 e mto mais ...
bom agradeão desde ja quaisquer informa?oes .. e se alguem tiver alguma experienciazinha com este motor tb me ajudaria .. eh o c3l que veio nos clio argentinos e nos renault 19.
rui kesikowski
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pessoal … tenho um clio 1.6 8v monopoint 1998 ... o carro tem 74cvs originais mas tem um torque gostoso de baixa ..
queria colocar alguma turbina que me renda bem de uns 3k , 3,5k .. ateh os 6k do corte original .. quero deichar injetado original a parte aspirada e acertar o resto no his ...noa vou alterar o corte por enquanto para nao me foder .. nao tenho grana pra fazer td devolta .. e o motor eh bem similar a um cht com varetas e comando de vavlulas no bloco
a inje?ao eh uma bosh monoponto e pelo que sei elas sao meio enjoadas para acertar com turbina principalmente a lenta ... entao fiquei imaginando umas besteiras aqui e queria saber a opiniao de voces
como o carro eh monoponto toda a inje?ao eh baseada em um bloco de metal aonde tem a maioria dos sensores borboleta e o bico em cima da borboleta ...e levando em conta que sou fã dos turbos que a ishi produzia que a turbina ficavam entre o carburador e o coletor... pensei em fazer uma arte destas no clio com a inje?ao antes da turbina .. assim soh dando mais vacuo na inje?ao e nao pressurizando nada por ali...
minha ideia era deichar a inje?ao controlar a faze aspirada no acool e colocar um his fazendo toda a leitura ,no coletor, de pressao e td mais ....
bom .. depois de um grande discurso .. queria saber de voces uma combina?ao legal de caracois eixo e rotor que voces me indicassem para rodar entre 3,500rpm e 6000 com 0,7~1bar ...tendo em vista que o motor vai continuar totalmente original por dentro mantendo o fluxo original
e queria saber de vcs tambem se esta minha ideia de por a turbina depois da i.e. vai funcionar como nos carburados ... quais sao os impecilios de uma configura?ao destas ... ja adianto que nao vou ter problemas com kit pois a firma do meu pai meche com aluminio , solda , curvaturas em tubos de muitas medidas e trabalhos especiais ... nao voltados para carros mas ja fiz mta coisa .. como panela de pressao pra 2 weber 45 e mto mais ...
bom agradeão desde ja quaisquer informa?oes .. e se alguem tiver alguma experienciazinha com este motor tb me ajudaria .. eh o c3l que veio nos clio argentinos e nos renault 19.
rui kesikowski
[snapback]507687[/snapback]
grande rui ,
bom, dei uma lida na tua mp mas resolvó responder aqui, pra quem sabe, trocar informações e idéias com os demais. também sou fã deste sistema já é o segundo carro que monto com ele (o primeiro me foi roubado com o kit e tudo).
bom, do sistema posso te dizer o seguinte. estando a borboleta antes da tubina, ao se tirar o po a pressão simplesmente some, funcionando como um carro aspirado independente da rotação que você estiver, pois a borboleta limita o volume de ar ao compressor. neste tipo de sistema a turbina freia como em outros sistemas. porém este sistema possibilita que você trabalhe com rotações elevadas sem nenhuma pressão, simplesmente limitando a aceleração (leia-se posição de borboleta). você só alcança plena carga do sistema com 100% de abertura de borboleta. uma espocie de overboost , pressão somente quando se deseja.
particularidades deste kit: você não conseguir? adaptar qualquer turbina neste sistema. com sorte você encontrar? uma ihi ou uma turbonetics que são as únicas que possuem turbinas preparadas para trabalhar com vêcuo no compressor. elas possuem uma vedação especial no compressor que impede que este sugue o óleo de lubrificação da turbina quando estiver trabalhando com vêcuo.
bom, quanto ao hidrovócuo do freio, você terá que conect?-lo após a borboleta e antes da turbina, para que ele funcione normalmente, como em um carro original.
em relação é alimentação no sistema que você pretende montar, ao se trabalhar com pressão, você necessariamente dever? aumentar a vazão de combustável, seja por tempo de injeção, seja por pressão de combustável. por se tratar de uma monoponto (a qual, sinceramente, não sei se trabalha por pulsos) estude a possibilidade de um retrabalho ou troca do bico e um possível aumento na pressão da linha. dúvidas?? mp para o west.. heheh
para informação, o motor desta foto, ainda com carburador, praticamente não existe mais. meu carro está na oficina h? 2 semanas já, com previsão de ficar pelo menos mais 3, para a instalação de uma injeção no sistema ishi, ou seja, borboleta antes da turbina, exatamente como você pretende fazer. eu mesmo ainda tenho algumas dúvidas.. hueheuheu mas que poderei responder dentro de 3 ou 4 semanas..
abraxxx
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opa cara … agradeão as informa?oes muito viu .. vou ver se corro atraz de uma turbina dessas .. voce sabe aonde posso encontrar???
se eu rodar com uma turbina comum .. seria muito grande a quanditade de oleo que o caracol frio jogaria para dentro do motor??
o monoponto fucniona por pulsa?ao de bico sim a unica diferença eh que eh um bico somente ... mas nao quero retrabalhar ela ... quero deichar ela funcionando na faze aspirada soh no alcool e colocar uma suplementar pra alimentar a faze pressurizada ..
bom agora a questao esta em achar uma turbina adequada (c nao me engano conheão um cara que tem um kit desses da ihi ..usava em um passat... vou conversar (se eu conseguir pq o cara eh meio lezado do cerebro) com um cara que tinha uns chevettes aki em curitiba a uns 15 anos atraz com o carburador dentro do carro e a turbina dentro do cofre ...mais isso depende de as drogas nao terem derretido muito o cerebro dele e ele conseguir me explicar alguma cosia sobre que turbinas ele usava ..
valeu ai maxxx agurado mais contribui?oes do resto do povo sobre q suplementar posso por
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opa cara … agradeão as informa?oes muito viu .. vou ver se corro atraz de uma turbina dessas .. voce sabe aonde posso encontrar???
se eu rodar com uma turbina comum .. seria muito grande a quanditade de oleo que o caracol frio jogaria para dentro do motor??
o monoponto fucniona por pulsa?ao de bico sim a unica diferença eh que eh um bico somente ... mas nao quero retrabalhar ela ... quero deichar ela funcionando na faze aspirada soh no alcool e colocar uma suplementar pra alimentar a faze pressurizada ..
bom agora a questao esta em achar uma turbina adequada (c nao me engano conheão um cara que tem um kit desses da ihi ..usava em um passat... vou conversar (se eu conseguir pq o cara eh meio lezado do cerebro) com um cara que tinha uns chevettes aki em curitiba a uns 15 anos atraz com o carburador dentro do carro e a turbina dentro do cofre ...mais isso depende de as drogas nao terem derretido muito o cerebro dele e ele conseguir me explicar alguma cosia sobre que turbinas ele usava ..
valeu ai maxxx agurado mais contribui?oes do resto do povo sobre q suplementar posso por
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rui,
uma turbina sem este sistema de vedação (ou uma ihi com este sistema estourado) consome 3 litros de óleo em uma volta na quadra. analise o estrago
se o cara que usava este kit em um passat é o mesmo que eu conhe?o, ele não vende por nada deste mundo.. inclusive ele não tem 1, mas 2 kits deste na prateleira…
estas turbinas ihi foram importadas também alguns poucos anos atrás para serem utilizadas em hilux (a que eu uso veio de uma). hoje são raras de achar usadas, e impossíveis de se achar novas.. só importando..
abraxxx
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uhauhauha .. vc ta falando do alemao afonso neh … eu conheão mais um cara alem dele ..sei que o bubi nao vende nada q ele tem .. nem adianta .. hahaha tem 3 coisas dele q eu era louco pra comprar .. um santana 80 e poucos com uns 800 km .. akele galaxy azul e o passat ts hahaha
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grande rui ,
bom, dei uma lida na tua mp mas resolvó responder aqui, pra quem sabe, trocar informações e idéias com os demais. também sou fã deste sistema já é o segundo carro que monto com ele (o primeiro me foi roubado com o kit e tudo).
bom, do sistema posso te dizer o seguinte. estando a borboleta antes da tubina, ao se tirar o po a pressão simplesmente some, funcionando como um carro aspirado independente da rotação que você estiver, pois a borboleta limita o volume de ar ao compressor. neste tipo de sistema a turbina freia como em outros sistemas. porém este sistema possibilita que você trabalhe com rotações elevadas sem nenhuma pressão, simplesmente limitando a aceleração (leia-se posição de borboleta). você só alcança plena carga do sistema com 100% de abertura de borboleta. uma espocie de overboost , pressão somente quando se deseja.
particularidades deste kit: você não conseguir? adaptar qualquer turbina neste sistema. com sorte você encontrar? uma ihi ou uma turbonetics que são as únicas que possuem turbinas preparadas para trabalhar com vêcuo no compressor. elas possuem uma vedação especial no compressor que impede que este sugue o óleo de lubrificação da turbina quando estiver trabalhando com vêcuo.
bom, quanto ao hidrovócuo do freio, você terá que conect?-lo após a borboleta e antes da turbina, para que ele funcione normalmente, como em um carro original.
em relação é alimentação no sistema que você pretende montar, ao se trabalhar com pressão, você necessariamente dever? aumentar a vazão de combustável, seja por tempo de injeção, seja por pressão de combustável. por se tratar de uma monoponto (a qual, sinceramente, não sei se trabalha por pulsos) estude a possibilidade de um retrabalho ou troca do bico e um possível aumento na pressão da linha. dúvidas?? mp para o west.. heheh
para informação, o motor desta foto, ainda com carburador, praticamente não existe mais. meu carro está na oficina h? 2 semanas já, com previsão de ficar pelo menos mais 3, para a instalação de uma injeção no sistema ishi, ou seja, borboleta antes da turbina, exatamente como você pretende fazer. eu mesmo ainda tenho algumas dúvidas.. hueheuheu mas que poderei responder dentro de 3 ou 4 semanas..
abraxxx
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max, o esquema eh 4 bicos no cabeçote pra fase aspirada e um ou 2 extras antes do compressor… outro dia eu posso te mostrar um livro que tenho aqui, se vc nao se convencer eu dou com o livro na tua cabeça ehheheheheheh
mp pra mim?? nao sei se posso ajudar muito em se tratando desse clio caixa aih..
[]s
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imaginei que nao poderia ajudar mesmo pois eles foram produzidos na argentina e pararam de vir pra ca antes do fim de 99 …
pelo que sei este motor eh um cht ford guspido e escarrado ... pistao do mesmo diametro e cabeçotes intercambiaveis .. o que muda um pouco eh o curso do virabrequim e medida da biela .. mas estou pensando seriamente em dar uma olhada nos comandos de valvula pra ver seda pra trocar e se da pra achar algo mais violento ja que o clio depois dos 4800 por ai ele morre ... morre morto msm .. fica sem força alguma
agora estou na espera de uma resposta sobre as turbinas , quero saber se essa da ihi serve ..pq quero montar com o sistema do gol do maxxx
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imaginei que nao poderia ajudar mesmo pois eles foram produzidos na argentina e pararam de vir pra ca antes do fim de 99 …
pelo que sei este motor eh um cht ford guspido e escarrado ... pistao do mesmo diametro e cabeçotes intercambiaveis .. o que muda um pouco eh o curso do virabrequim e medida da biela .. mas estou pensando seriamente em dar uma olhada nos comandos de valvula pra ver seda pra trocar e se da pra achar algo mais violento ja que o clio depois dos 4800 por ai ele morre ... morre morto msm .. fica sem força alguma
agora estou na espera de uma resposta sobre as turbinas , quero saber se essa da ihi serve ..pq quero montar com o sistema do gol do maxxx
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se for uma ihi rhb5 das importadas pra motores diesel normalmente elas não tem o selo no caracol frio, pois trabalham como qualquer outra. provavelmente você vai ter que morrer com uma revisão na lacombe (r$450,00 ou r$500,00) e pedir pra colocar. eles são os únicos que ainda tem estes selos.. raridades.. se precisar tenho um contato lá dentro
me interessou esta história da dnt. estou sem back-up vou ligar amanhã..
abraxxx
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max, o esquema eh 4 bicos no cabeçote pra fase aspirada e um ou 2 extras antes do compressor… outro dia eu posso te mostrar um livro que tenho aqui, se vc nao se convencer eu dou com o livro na tua cabeça ehheheheheheh
mp pra mim?? nao sei se posso ajudar muito em se tratando desse clio caixa aih..
[]s
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west..
tu tens o livro na renault ou em casa? quero ver mesmo, pois estou disposto a tentar com uma bancada de 4 no cabeçote, sem suplementar.. me conven?a antes de comprar o módulo de injeção, ou me dá com o livro na cabeça.. huahuahua
passo esta semana (27), a próxima (28) e a 30 na renault, mas lá no bananinha..
tá saindo projeto em catia e tudo, da flange antes da turbina com a borboleta, conexões, suportes.. qdo estiver pronto te mostro..
abraxxx
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rui,
se te interessar, e como vc disse que os cabeçotes são intercambi?veis, tenho os coletores ishi (admissão e escape) pra o famoso cht. podemos estudar o caso..
ah .. lembrei tmb de uma coisa. pra vc saber se a turbina tem o selo ou não.. só desmontando..
abraxxx