Novo f?lego a parati 89…
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ol? galera…
a muito tempo venho com ideia de turbinar minha parati 89 (mesmo tendo uma queda por aspro ) mas, como estou fazendo o maverick 73, fiquei sem $$ pra realizar todos os meus sonhos.
o projeto do maverick vai indo bem e as peças devem chegar em agosto ou setembro. assim que puder, compartilho as fotos com vcs aqui do forum.
voltando é parati, achei que é hora de dar um folego a mais nela e, por isso, espero contar com a ajuda de vcs...
a ideia é a de fazer um turbo simples e eficiente. não quero um carro absurdo e que me deixe na mão, pois uso o carro pra ir é faculdade todos os dias.
não quero um projeto muito caro pois como ja disse, a ideia é um turbo simples.
o carro não vai ser usado para arrancada ou competições desse tipo. quero apenas um carro que me de prazer ao dirigir e que não precise de xxx00 cvs.
quero saber se compro um kit pronto ou compro as peças separadas... e tb as especificações de cada peça.
qq dica é bem vinda
aguardo a ajuda
super abraão a todos do forum
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ninguem pra ajudar??
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qual é o motor da parati?
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motor 1.8 gas…carburador 2e
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eu montaria um kit b?sico mas com peças escolhidas separadas, as vezes 300 a 400 reais a mais nas peças te economizam em manutenção e melhora o custo benefício em relação a potencia.
acredito q com um kit dimensionado e bem acertado com 0.8 se obtenha algo prox. a 200cv.
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eu montaria um kit b?sico mas com peças escolhidas separadas, as vezes 300 a 400 reais a mais nas peças te economizam em manutenção e melhora o custo benefício em relação a potencia.
acredito q com um kit dimensionado e bem acertado com 0.8 se obtenha algo prox. a 200cv.
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agradeão a dica e aproveito pra perguntar:
quais peças devo escolher separadas ou seja, o que devo substituir? turbina, coletor, valvula ?
o 2e alimenta bem?
abraços
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2e alimenta numa boa.
apenas faça uma seleção das melhores peças dentro do que vc espera em termos de resultados.
tipo: coletor mono ou pulsativo? tem pulsativo a preão bom por ai, então compra um desse. vai comprar o turbo? então ja manda fzr com caixa quente pulsativa. nada grande, mas sim bem pensado de forma a vc ter mais resultado pelo dinheiro investido.
se for pra andar com pressão baixa não precisa de bomba grande (300 reais uma recon), então uma de monza (nova ou recondicionada - 120 reais) ja da conta.
o dosador vale a pena comprar um de membrana dupla e assim tirar mais proveito da bomba. e ainda te serve pra um futuro upgrade.
como é com turbo pequeno e sem pressão alta, não precisa de uma valvula de prioridade cara, uma gen?rica daria conta, escolha a que tenha maior abertura nas laterais e tente descobrir o diametro de saida dela na flange. cheguei a testar uns 5 ou 6 tipos de valvulas dessas sendo 3 da spa - e uma dessas tres foi a melhor, com assentamento reto do pistão sobre a flange.
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alimenta sim, uns econostatos a mais no carburador fazem a vez de um bico extra.
as peças é melhor o pessoal dar umas dicas, mas turbina por exemplo pode ser uma .50/.58 pulsativa, só precisa ver direito medida do eixo e do rotor.
c vc der uma pesquisada no fórum vai ver que tem vêrias receitas desse motor.
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2e alimenta numa boa.
apenas faça uma seleção das melhores peças dentro do que vc espera em termos de resultados.
tipo: coletor mono ou pulsativo? tem pulsativo a preão bom por ai, então compra um desse. vai comprar o turbo? então ja manda fzr com caixa quente pulsativa. nada grande, mas sim bem pensado de forma a vc ter mais resultado pelo dinheiro investido.
se for pra andar com pressão baixa não precisa de bomba grande (300 reais uma recon), então uma de monza (nova ou recondicionada - 120 reais) ja da conta.
o dosador vale a pena comprar um de membrana dupla e assim tirar mais proveito da bomba. e ainda te serve pra um futuro upgrade.
como é com turbo pequeno e sem pressão alta, não precisa de uma valvula de prioridade cara, uma gen?rica daria conta, escolha a que tenha maior abertura nas laterais e tente descobrir o diametro de saida dela na flange. cheguei a testar uns 5 ou 6 tipos de valvulas dessas sendo 3 da spa - e uma dessas tres foi a melhor, com assentamento reto do pistão sobre a flange.
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muito obrigado pelas dicas…
acredito que no principio da semana que vem eu de inicio ao projeto.
se tiver mais alguma dica...
abraço
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muito obrigado pelas dicas…
acredito que no principio da semana que vem eu de inicio ao projeto.
se tiver mais alguma dica...
abraço
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um 49g + polia regulável dão uma diferença enooooorme nesse set-up.
um disco de cer?mica de no minimo, 4 pastilhas com mola também é fundamental.