Folga no cabeçote
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opa,
deixo 0,15mm na admissão e 0,35mm no escape, pra marcas é o que mostra melhor resultado no dino e mesmo com quando o motor esquenta a mais, com carga máxima na bancada ou na pista, não chega a enforcar.
procuro deixar a lamina da medida entrando bem justa e a medida superior não entrando
quanto mais justo ficar mais vc ganha em lift e angulo de permanencia, principalmente nestes comandos de linha que não tem a subinda tão bruta.
obs.: alem desta medida eu testei 0,05/0,15 e enforcou, outro preparador me aconselhou a usar 0,10/0,20 mas eu não testei por desconfiar que enforca.
abraço,
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opa,
deixo 0,15mm na admissão e 0,35mm no escape, pra marcas é o que mostra melhor resultado no dino e mesmo com quando o motor esquenta a mais, com carga máxima na bancada ou na pista, não chega a enforcar.
procuro deixar a lamina da medida entrando bem justa e a medida superior não entrando
quanto mais justo ficar mais vc ganha em lift e angulo de permanencia, principalmente nestes comandos de linha que não tem a subinda tão bruta.
obs.: alem desta medida eu testei 0,05/0,15 e enforcou, outro preparador me aconselhou a usar 0,10/0,20 mas eu não testei por desconfiar que enforca.
abraço,
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hehehe mas turbo esquenta um pouco mais as c?maras que aspro… (apesar de ser circuito).... em turbo bem acertado (isso nos vêrios que eu já testei no meu próprio dinam?metro), se tentar usar folga mínima prende válvula de alta... (qdo não prende geralmente tá gordo, vai medir temperatura de escape, tá abaixo de 550? ?s vezes ... rsrs)...
em aspro, realmente manter o levante e duração máximas acabam sendo mais importantes, até porque a tend?ncia a prender válvula costuma ser menor devido ?s pmes - e temperaturas - mais baixas no cilindro...
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a folga padrão estabelecida pela especificação vw para os ap é de 0,15 a 0,25 mm na admissão e 0,35 a 0,45 mm no escape, com o motor frio.
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sim, a frio, como esta escrito no manual de vw com cabeçote mecânico.
e na minha opinião, aumentar a folga na admissão por causa de aquecimento é inútil e err?neo… é fato b?sico conhecido que as válvulas de escape aquecem mais, dilatam mais, sendo geralmente as que exigem aumento de folga para compensar...
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aumentar a folga na admissão?? quem faz isso?
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sim, a frio, como esta escrito no manual de vw com cabeçote mecânico.
aumentar a folga na admissão?? quem faz isso?
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segundo seu post, você ka: (rsrs)
confirma pra mim é de 0.25 a 0.35 na adm e de 0.35 a 0.45 no escape certo?
isso, com as toler?ncias é isso mesmo. é q o povo ja deixa na folga maior prevendo alguns aquecimentos a mais hehehe
esses valores eu li no manual de um voyage.
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talvez você tenha respondido pro rto, sem ler, que 0,25 a 0,35mm na admissão fosse a folga certa…
só corrigi pra quem é leigo não se complicar com essa informação...
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a outra coisa, na bancada o motor perdia muito mais força com diferença de folga entre as valvulas do que com o valor delas em só, por isso acabei criando as medidas 0,15apertado e 0,15folgado quando a palheta da referida medida passava bem justa ou não na valvula rsrs
tem que ser muuito crica na regulagem rsrs as vcs duas pastilhas com a mesma medida nominal, mas uma mais gasta que outra vc consegue acertar as medidas zeradas em todas as valvulas (tem que estar num dia alegre rs)
como o pessoal bem sitou acima o que eu testei foi aspirado, como nunca fiz um turbo de pista, onde precisasse expremer até o último caldo, turbo de rua sempre usei folga original (0,20/0,40)
abraço,
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segundo seu post, você ka: (rsrs)
talvez você tenha respondido pro rto, sem ler, que 0,25 a 0,35mm na admissão fosse a folga certa…
só corrigi pra quem é leigo não se complicar com essa informação...
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então, qdo for assim vc vem e mostra a tabela q tem ai na mão, ja q de cabeça as vzs podem sumir alguns décimos…centésimos
a regulagem que é feita praticamente padrão (como eu disse logo no começo) é 0,25 na adm e 0,45 no escape. tem as toler?ncias pra isso, e as usa quem achar que deve.
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então, qdo for assim vc vem e mostra a tabela q tem ai na mão, ja q de cabeça as vzs podem sumir alguns décimos…centésimos
a regulagem que é feita praticamente padrão (como eu disse logo no começo) é 0,25 na adm e 0,45 no escape. tem as toler?ncias pra isso, e as usa quem achar que deve.
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=184124
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isso que você postou não é folga padr?o, isso é folga máxima (apesar de vc não ter colocado vêrgula)… folga padrão vw pra ap é entre 0,15 e 0,25 mm (quinze a vinte e cinco centésimos) na admissão e entre 0,35 a 0,45 mm (trinta e cinco a quarenta e cinco centésimos) no escape.
a tabela que eu tenho em mãos é o manual técnico interno da fábrica vw, chama-se com exatid?o conhece?
e nos meus motores nunca somem centésimos nem décimos, pelamordedeus rsrsrs (se nos seus somem, é bom procurar rsrsrs )
mas cada um trabalha de um jeito, beleza rsrs
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pois é, nessa hora um micr?metro ajuda muito ?s vezes a pastilha nominal de 3,65 mm (tr?s mil?metros e sessenta e cinco, para os leigos) um pouco gasta tem 3,64mm, 3,63 mm… e ?s vezes uma pastilha 3,55 mm nova pode ter 3,56 mm por erro de usinagem... isso só o micr?metro pega...
mas o ideal mesmo nem é deixar zeradas (a mesma folga em todos os cilindros), mas acertar as folgas pela duração, usando um disco de grau e relógio comparador... assim, mudando as folgas e lendo o comando, vc consegue tirar qualquer diferença que existir, e deixar zerados todos os cilindros, com as durações e pontos de abertura e fechamento de válvulas o mais iguais possíveis... faz uma bela diferença, principalmente em aspro...
já li comando c?pia com diferença de 8 oito graus de um cilindro pro outro, então se montar com a mesma folga fica ruim... sacou? comandos originais (e comandos de boa qualidade, isky, schrick, etc...) costuma ser bem melhor, sem muito desvio de um cilindro pro outro...
tem que ser muuito crica na regulagem rsrs as vcs duas pastilhas com a mesma medida nominal, mas uma mais gasta que outra vc consegue acertar as medidas zeradas em todas as valvulas (tem que estar num dia alegre rs)
abraço,
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vc tem raz?o, em pastilha nova ou que só estiver sido utilizada de um lado o micrometro da pra ler a medida certinha, mas em pastilha usada, utilizada nos dois lados, como as que tenho rs, se vc usar o micrometro da pra ficar nervoso já que ela só gasta na região central e apoia na borda e no centro, dai se medir no meio a medida fica abaixo, se medir na borda fica acima rs
quanto ao relogio realmente é uma ótima forma de fazer, apesar de ser chato prender já que a base magn?tica não prende no cabeçote
obs.: ve só o que o pão durismo faz rsrs
abraço,
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então, mas o certo é medir sempre na área de desgaste, que é a área de contato do came do comando com o tucho… e nunca na borda ou centro, pq essas áreas não representam nada, pois não participam de maneira a influenciar a folga no trabalho do sistema...
uma dica pra você usar sua base magn?tica em cabeçote de alumínio:
é só prender alguma peça plana de ferro nos parafusos, e grudar a base nela... hehe fácil e barato... (rs eu tb?m sou meio poo-duro...rs ou sói duro mesmo...rsrs)
no ap, um suporte de alternador dá certinho naqueles prisioneirinhos que prendem a tampa... duas porquinhas e pronto
vc tem raz?o, em pastilha nova ou que só estiver sido utilizada de um lado o micrometro da pra ler a medida certinha, mas em pastilha usada, utilizada nos dois lados, como as que tenho rs, se vc usar o micrometro da pra ficar nervoso já que ela só gasta na região central e apoia na borda e no centro, dai se medir no meio a medida fica abaixo, se medir na borda fica acima rs
quanto ao relogio realmente é uma ótima forma de fazer, apesar de ser chato prender já que a base magn?tica não prende no cabeçote
obs.: ve só o que o pão durismo faz rsrs
abraço,
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isso que você postou não é folga padr?o, isso é folga máxima (apesar de vc não ter colocado vêrgula)… folga padrão vw pra ap é entre 0,15 e 0,25 mm (quinze a vinte e cinco centésimos) na admissão e entre 0,35 a 0,45 mm (trinta e cinco a quarenta e cinco centésimos) no escape.
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? folga padr?o pra quem prepara motores (sinceramente achei q vc sabia sobre esse detalhe, mas devo estar achando demais… rs) e ja preve o uso total de rendimento, isso gera mais calor, q gera maior dilatação e exige o máximo da folga regulada a frio
ou vc regula valvulas de ap preparado, com 0,15a e 0,35e e manda o cara segurar o po sem medo de ser feliz?
sei la né, como vc mesmo disse: cada um trabalha de um jeito
a tabela que eu tenho em mãos é o manual técnico interno da fábrica vw, chama-se com exatid?o conhece?
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conheão isso como a obrigação de ter numa oficina que se prese .
não tenho oficina, não mecho com isso diariamente portanto pra meu uso não tem utilidade, ja que no manual do propriet?rio consta essas informações.
quem tem obrigação de saber tudo sobre tudo, de cor e salteado e ainda de tras pra frente é vc, q alem de oficina, da cursos sobre o assunto. como dizem: cada um com seus problemas
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pois é, nessa hora um micr?metro ajuda muito ?s vezes a pastilha nominal de 3,65 mm (tr?s mil?metros e sessenta e cinco, para os leigos) um pouco gasta tem 3,64mm, 3,63 mm… e ?s vezes uma pastilha 3,55 mm nova pode ter 3,56 mm por erro de usinagem... isso só o micr?metro pega...
mas o ideal mesmo nem é deixar zeradas (a mesma folga em todos os cilindros), mas acertar as folgas pela duração, usando um disco de grau e relógio comparador… assim, mudando as folgas e lendo o comando, vc consegue tirar qualquer diferença que existir, e deixar zerados todos os cilindros, com as durações e pontos de abertura e fechamento de válvulas o mais iguais possíveis... faz uma bela diferença, principalmente em aspro…
já li comando c?pia com diferença de 8 oito graus de um cilindro pro outro, então se montar com a mesma folga fica ruim... sacou? comandos originais (e comandos de boa qualidade, isky, schrick, etc...) costuma ser bem melhor, sem muito desvio de um cilindro pro outro...
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isso é o ideal, mas é raaaro quem se proponha a fzr.
quanto vc cobra por um ajuste de valvulas assim?
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beleza então galera valew
apesar de ter saido umas tretinhas no final deu tudo certo…
valew
adriano nogueira