Remapeamento ?
-
bem, num vou nem responder porque num merece né ?
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
[snapback]516091[/snapback]
eu já fiz em injetado
o carro fica bem mais esperto, mais acho que isso não dá mais potência final.
acredito que ela traga o pico de potencia ou torque pra uma rotação mais baixa
-
alguem aqui teve mobylete?
monte com o ponto alinhando os 2 furinhos da peca que fixa o magneto (que é onde se acerta o ponto) exatamente com a biela com o vira em 0t e vc tera o motor normal. avance um pouco e terá mais torque mas vai amarrar em alta. atrase e vai girar que é uma beleza, mas vai ter menos torque…
minha opiniao é que vc tem que achar a curva ideal. avancando o suficiente pra ter o maximo torque em todos os regimes. consequentemente, sua curva terá menos avanco proporcionalmente em alta... proporcionalmente significa diminuir a agressividade com que vc avanca ao longo do rpm. consequentemente em 6000 rpm vc vai ter mais avanco que em 1000, mas proporcionalmente, se vc vem avamcamdo por exemplo 5 graus a cada 1000 rpm, em 5000 vc avanca 4 a mais que em 4000, e em 6000 vc avanca 3 a mais que em 5000 entendem? diminuindo a proporcao avanco x rpm. mas vc tem que achar o avanco ideal... deve ser legal fazer isso no dinamometro
-
alguem que num seja engenheiro pode me dizer o que acontece qdo vc pega um carro carburado, aumenta um ou dois pontos no gicle e coloca mais um pouco de avanço mexendo no distribuidor ?
ou alguem que tenha um motor ap injetado e tenha colocado mais alguns graus de avanço no distribuidor…
po over… gosto de ler vcs dois... deixa de besteira e continua, vc sabe que isso não é pessoal, são apenas dois vendendo o seu peixe como vc mesmo fala...
mas respondendo a sua pergunta, já que não me considero engenheiro...
quando se faz isso se move a curva de torque do motor... potencia que é bom, necas... numa mesma faixa de rpm útil... isso é mais velho que a propria criação do motor de combustão interna...
? isso que o gustavo tava falando...tem que ler com calma pq esse assunto é muito minucioso... uma palavrinha já muda tudo e dá margem a interpretações erradas ou não entendimentos
-
eu já fiz em injetado
o carro fica bem mais esperto, mais acho que isso não dá mais potência final.
acredito que ela traga o pico de potencia ou torque pra uma rotação mais baixa
[snapback]516094[/snapback]
alguem aqui teve mobylete?
monte com o ponto alinhando os 2 furinhos da peca que fixa o magneto (que é onde se acerta o ponto) exatamente com a biela com o vira em 0t e vc tera o motor normal. avance um pouco e terá mais torque mas vai amarrar em alta. atrase e vai girar que é uma beleza, mas vai ter menos torque…
minha opiniao é que vc tem que achar a curva ideal....
...
.... mas vc tem que achar o avanco ideal... deve ser legal fazer isso no dinamometro
[snapback]516135[/snapback]
isso aí… lost e miozao...
e, lost, achar a curva ideal é exatamente o trabalho das fabricas... duvido que a gente consiga sem o conhecimento e estrutura deles... essa margem restrita de emissões e consumo que se fala tanto que as fabricas tám e que se consegue aumentar xipando vale somente pra condições de não po-no-fundo ou em casos em que a fabrica propositalmente reduziu a potencia do carro por algum motivo...
? o que o gustavo falou, por exemplo, nessa briga comercial por 1 ou 2 hp entre os carros 1000 que vemos hoje, vc acha realmente que a fabrica deixou alguma margem em po no fundo ??? antes disso até acredito pra efeitos de teste de poluição etc... mas pisou, é tudo que dá... alias... tudo que os engenheiros de fábrica conseguiram tirar com toda a estrutura disponível...
eu não tenho dúvidas...
-
po over , que chato hein , desviando a conversa . esse é seu argumento técnico pro que escrevi ???
achei que ia me provar com a técnica que eu , o cezar , o fahrell e todos os engenheiros das montadoras , entre outros , estamos enganados e você tinha descoberto mesmo algo sobre motores que não existisse desde que foram desenvolvidos …
me enganei .
sds
gustavo
ps : pena que o cezar está fora do pa?s ,aposto que ele adoraria ler e responder esse post .
-
pelo jeito de escrever, por um momento pensei que o cm racing tava postando aqui também…
[snapback]516044[/snapback]
não é ele não , me chamo gustavo auad . e respondi dessa forma porque a ka percebeu que existe um limites de quote e como eu não queria correr o risco de sair errado de novo , preferi responder assim .
sds
gustavo
edit: grafia.
-
a que ponto chegamos….eita
-
soh acredito q remapeamento funcione a hora q alguem pegar uma motronic de gol/audi/golf t e conseguir acertar ela num motor hibrido
ateh entao n vi ninguem fazer isso, entao pra mim remapeamento eh um meio tupy de tentar arrumar algo nas coxas pra quem n pode usar uma injecao standlone
-
isso aí… lost e miozao...
e, lost, achar a curva ideal é exatamente o trabalho das fabricas... duvido que a gente consiga sem o conhecimento e estrutura deles... essa margem restrita de emissões e consumo que se fala tanto que as fabricas tám e que se consegue aumentar xipando vale somente pra condições de não po-no-fundo ou em casos em que a fabrica propositalmente reduziu a potencia do carro por algum motivo...
? o que o gustavo falou, por exemplo, nessa briga comercial por 1 ou 2 hp entre os carros 1000 que vemos hoje, vc acha realmente que a fabrica deixou alguma margem em po no fundo ??? antes disso até acredito pra efeitos de teste de poluição etc... mas pisou, é tudo que dá... alias... tudo que os engenheiros de fábrica conseguiram tirar com toda a estrutura disponível...
eu não tenho dúvidas...
[snapback]516186[/snapback]
pras fabricas é facil. elas contam com equipamentos como os que existem na faculdade maua que se chamam dinamometros de bancada.
nao sei se vc lembra, mas eu fiz um equipamento pro pessoal de mecanica, que gerenciava o ponto, totalmente stand-alone. mas infelizmente ele gerenciava apenas avancando por rpm, nao levava em consideracao temp de ar, agua, carga e etc.
o motor era um motorzinho estacionario da honda, 4t, de 4hp. com o motor no dinamometro de bancada, que gera carga como se o motor estivesse puxando o carro, colocamos ele pra trabalhar, borboleta aberta(wot), e o dinamometro gerando carga pra manter o motor a 2000 rpm(o dinamometro faz isso sozinho, vc fala o rpm e ele freia o motor pra vc, e o motor fica la se matando como se tivesse subindo a serra), e avancamos e atrasamos até conseguir torque (consequentemente potencia) maximos naquela situacao (foi apenas situacao de wot, mas valeu a pena). entao passamos pra 2500 rpm, ajuste denovo… e assim por diante. com isso + trabalho no comando de valvulas, taxa de compressao, alcool como combustivel, e 2 carburadores, o motor prassou pra 7.5hp. imagine a proporcao do ganho em um carro de 100cv... seria como se fosse pra 185cv.
as montadoras constroem os mapas usando esse recurso (a f1 tb, soh que o dina deles é programado pra gerar as cargas como se o fosse o carro na pista, e o cambio tb vai pro dina), ai com motor de carro se faz soh que em todas as faixas de rpm, e suponho que algumas situacoes de carga e temp. pra outras situacoes de carga e temp se calcula... com isso se consegue exatamente o que quer, quantos cv vc quiser na rpm que for possivel mecanicamente pro motor te dar (consegue-se limitar a menos), ah, ao mesmo tempo vc tem uma sonda lambda wide + analisadores de gases em tempo real... ai faz o que quiser.
acho que o mais dificil eh ter a potencia maxima atendendo as leis de poluicao. lembrem-se que as leis do brasil sao das mais severas do mundo.
-
ps: faltou dizer que a faculdade maua tem dinamometro de bancada pra motor de carro, e que presta servico pra gm, peugeot, renault e sei la mais quem… isso mesmo, as montadoras levam la pra fazer testes nos motores.
ps2: leiam meu post na pagina anterior que foi gigante
-
…+ trabalho no comando de valvulas, taxa de compressao, alcool como combustivel, e 2 carburadores...
acho que o mais dificil eh ter a potencia maxima atendendo as leis de poluicao. lembrem-se que as leis do brasil sao das mais severas do mundo.
[snapback]516230[/snapback]
ai já teve mudanças f?sicas, e não só ajustes… (comando, taxa, etc..)
acho que um motor que polui muito, não tá com acerto adequado, e com isso estaria rendendo menos.
meu carro passou sem catalisador nos testes do inmetro. com folga
-
ai já teve mudanças f?sicas, e não só ajustes… (comando, taxa, etc..)
acho que um motor que polui muito, não tá com acerto adequado, e com isso estaria rendendo menos.
meu carro passou sem catalisador nos testes do inmetro. com folga
[snapback]516252[/snapback]
sim, foram mudancas fisicas + a possibilidade de mapeamento…
kra, o rendimento do motor versus poluicao que ele gera esta ligado a caracteristica do motor. o mapeamento vai tirar o melhor possivel do motor, mas sacrificando o meio ambiente...
-
kra, o rendimento do motor versus poluicao que ele gera esta ligado a caracteristica do motor. o mapeamento vai tirar o melhor possivel do motor, mas sacrificando o meio ambiente...
[snapback]516295[/snapback]
com certeza
mais eu continuo duvidando que se tire 1 cv a mais, só com ponto, combustivel, vela vermelha e um circuitinho, em carros originalmente aspirados.
não tenho conhecimentos técnicos nessa área pra afirmar muita coisa… mais eu acredito mesmo que não seja possivel... e aaté hoje não vi uma explicação bem dada pra isso
gostaria mesmo de saber
-
[snapback]516295[/snapback]
isso, e eu só complemento dizendo que esse mapeamento visando tirar o melhor possivel do motor já é feito pelas montadoras (salvo em carror com potencia diminuida por motivo comercial, marketing, impostos etc)
se as leis ambientais do brasil são das mais severas, então alguém tem que avisar ao inmetro que testem os carros em seus regimes de potencia maxima também, regime esse que é o objeto da discussão aqui…
as montadoras tám as mãos atadas na liberdade de fazer o melhor mapeamento pra potência é tám, mas só em cargas parciais e baixa rpm, onde é feito o teste de emissões...
tuchou o po, é obvio que a montadora quer mesmo é extrair o maximo de potência do carro, senão é um apelo a menos na briga pela concorr?ncia e pela escalada de potência... a forma mais fácil de ver isso é observar a evolução dos motores 1000... eles se descabelam pra tirar 1 cvzinho a mais... mexem em tudo, comando, taxa, coletores, chip e tiram lá seus 3-4 cv a a cada versão...
vc acha que eles iriam deixar alguns desses cvzinhos presos por questáes ambientais é ou durabilidade é claro que não... potencia maxima é em wot e rpm la em cima... coisa que o inmetro tá longe de testar....
over é tem como tirar nem que seja um hpzinho a mais de um celta vhc desses novos é sem mexer em nada mais além do chip é sei que não... sua margem de trabalho aí é apenas o erro disponível devido a uma linha de montagem em série... ou seja, muito pequeno e dependente do estado de esporito dos trabalhadores na hora em que esse carro foi montado arriscado até perder alguns hps se o carro tiver sa?do fil? ...
-
sempre achei que remapeamento era balela, posso estar errado, mas porque as fabricas não extrairiam o maximo de potencia do motor num chip ??? disputa interna ? não sei não, mas se fosse assim, eles trabalhariam toda a linha de todos os carros, impostos tambem acho que não é o problema, se não me engano, o que incide mais é a cilindrada e não a potencia, tanto que ficou inviavel fabricar e vender carros 1.0 e agora as fabricas estão investindo em motores 1.3/1.4 por serem levemente mais fortes que os 1.0 e o consumo e o preão não se alteram tanto.
acho que algum artificio pra ajudar a ie original vale, mais mexer em algo já feito é gasto inutil de dinheiro.
ahhhh sobre o aumento de pressão do marea, não sei se é vero, mais não tem uma pa de donos de audi a3t/golf gti com problemas na turbina por essa trabalhar com pressão maxima o tempo todo ??? isso não diminuiria a vida util da turbina ???
-
ahhhh sobre o aumento de pressão do marea, não sei se é vero, mais não tem uma pa de donos de audi a3t/golf gti com problemas na turbina por essa trabalhar com pressão maxima o tempo todo ??? isso não diminuiria a vida util da turbina ???
[snapback]516354[/snapback]
o motor do marea tem originalmente na europa, tem 220cv…
já o dos golf/audi já estão com as potências originais