Qual real problema por excesso de pressao?
-
minha turbina eh uma apl 525 …..42, ando com quase 2 kg, e nao percebo nada de anormal nela, a nao ser um pequeno vazamentinho na junta dos caracois e um pouco de borra de oleo na saida do compressor.....
diz ai....
ps. alguem usa turbo timer.......eh bom usar ????
-
minha turbina eh uma apl 525 …..42, ando com quase 2 kg, e nao percebo nada de anormal nela, a nao ser um pequeno vazamentinho na junta dos caracois e um pouco de borra de oleo na saida do compressor.....
diz ai....
ps. alguem usa turbo timer.......eh bom usar ????
[snapback]520403[/snapback]
timer é uma coisa mta boa e tbm mto barata…lubrificação é oq importa p/ ter uma vida útil maior da turbina...
-
minha turbina eh uma apl 525 …..42, ando com quase 2 kg, e nao percebo nada de anormal nela, a nao ser um pequeno vazamentinho na junta dos caracois e um pouco de borra de oleo na saida do compressor.....
diz ai....
ps. alguem usa turbo timer.......eh bom usar ????
[snapback]520403[/snapback]
se voce for analisar a eficiencia da sua turbina ela deve estar por volta dos 1 ~ 1,2 bar. ela pode gerar algo a mais que isso é pode e vai, porem vc vai ter desgastes prematuros no componentes da turbina, temperaturas extremamente elevadas e fluxos destoantes com a pressão. é uma coisa q mts nao acreditam somente por pensar em pressão, mas no proximo upgrade considere pegar uma .50 com rotor na casa dos 52mm e coloque os mesmos 1,2 pra ver a eficiencia em relação é anterior.
-
se vc pegar o mapa de uma turbina vai ter 3 campos bem definidos?
lateral esquerda: região de surge, onde vc tem pressão muito alta pra render poucos cv (interprete vazão como potência)
lateral direita: região de choke, onde vc tem muita potência pra pouca pressão, ao contrário do que se pensa comumente esta condição tbm não é satisfatéria
parte superior: região de overspeed, onde o eixo vira acima da velocidade em que a lubrificação é eficiente, ou ainda acima da onde eke se parte devido ao esforão mecânico e acontece por excesso de pressão
a região de choke e overspeed muitas vezes acabam se confundindo porque batem nos limites do que a turbina opera, seja de potência (vazão = choke) seja de pressão (overspeed)
-
se vc pegar o mapa de uma turbina vai ter 3 campos bem definidos?
lateral esquerda: região de surge, onde vc tem pressão muito alta pra render poucos cv (interprete vazão como potência)
lateral direita: região de choke, onde vc tem muita potência pra pouca pressão, ao contrário do que se pensa comumente esta condição tbm não é satisfatéria
parte superior: região de overspeed, onde o eixo vira acima da velocidade em que a lubrificação é eficiente, ou ainda acima da onde eke se parte devido ao esforão mecânico e acontece por excesso de pressão
a região de choke e overspeed muitas vezes acabam se confundindo porque batem nos limites do que a turbina opera, seja de potência (vazão = choke) seja de pressão (overspeed)
[snapback]520482[/snapback]
deveria ter lido o topico sobre mapa de turbinas…...
pelo que estao me dizendo, a pressao exercida por um turbo pode variar, ou seja, um turbo .50 , pode render mais que uma .42 , as duas andando com 1.2 bar ????. digo sem considerar rotores eixos etc....falamos de turbina std, original , comprada em loja....etc...
-
deveria ter lido o topico sobre mapa de turbinas…...
pelo que estao me dizendo, a pressao exercida por um turbo pode variar, ou seja, um turbo .50 , pode render mais que uma .42 , as duas andando com 1.2 bar ????. digo sem considerar rotores eixos etc….falamos de turbina std, original , comprada em loja....etc...
[snapback]520727[/snapback]
pode não…................... vai render........hehehe........
uma turbina maior (.50) sempre vai ter mais fluxo = mais cfm entrando no motor = mais potência................e isso com pressão igual ou até menos do que na turbina menor (apl)
abraço.
-
pode não…................... vai render........hehehe........
abraço.
[snapback]520730[/snapback]
thiago ate concordo pelo que li, mas siga meu raciocinio…...
nao sei calculo fisico e matematico nem nada, se alguem souber me ensina, mas pelo que entendo de turbo (quase nada...soh sei acelera) se a pressao eh geralmente medida na mufla, significar dizer em tese que o ar admitido pelo motor esta sendo pressurizado a uma x pressao.......e se eh a mesma pressao com turbina diferente eh o mesmo ar admitido.... (nao me xingue)...mas
mesma pressao .......eh......mesma pressao (eh tudo medido no mesmo local)
como pode passar mais ar ????, a nao ser que vc conte a velocidade do ar , ai sim concordo...
lembrando que nao entendo muito vcs sao tudo engenheiro fudido perto de mim
-
vou tentar por de uma forma bem simples…
imagine que o bico de encher o pneu do seu carro fosse duas vzs maior oq ia acontece? ia encher o pneu 2 vzs mais rapido não é mesmo? só q a pressão dentro do pneu seria a mesma
acontece igual com o motor, quando a borboleta abre, ela admite o ar pressurizado, se tiver 1 bar de pressão continua vinda de uma turbina pequena, vai ser 1 bar com menos volume de ar que se estivesse vindo 1 bar de uma turbina maior.
-
vou tentar por de uma forma bem simples…
imagine que o bico de encher o pneu do seu carro fosse duas vzs maior oq ia acontece? ia encher o pneu 2 vzs mais rapido não é mesmo? só q a pressão dentro do pneu seria a mesma
acontece igual com o motor, quando a borboleta abre, ela admite o ar pressurizado, se tiver 1 bar de pressão continua vinda de uma turbina pequena, vai ser 1 bar com menos volume de ar que se estivesse vindo 1 bar de uma turbina maior.
[snapback]520756[/snapback]
boa explicacao