Turbo e economia, isso é possível?
-
gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.
usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano
desde que se for usado direito, única e exclusivamente como um regulador de pressão que permita as correções de acordo com a necessidade durante o ajuste fino de um motor bem montado.
essa é a função correta de um regulador num motor alterado, onde a regulagem original de fábrica não ficou boa pra nova condição do tal motor.
mas usar um regulador, seja la qual for, para aumentar a pressão de combustivel la no talo com a intenção de alimentar mais o motor na marra sem trabalho nos bicos, isso sim é a gambiarra.
cuidado gente, quando alguem fala q usa hpi logo vem o povo querendo por o cara na forca sem nem antes perguntar como o hpi esta sendo usado.
e antes que alguem reclame do delta, um bom preparador sabe como deixar um hpi com um delta correto, sem aumentos abr?ptos na pressão de combustável.
[snapback]526935[/snapback]
isso aí… mas é tão mal usado que quando se fala em hpi já se pensa em bicos super-arrombados, gotejando em baixa @ menos de 1 bar de pressao e se lascando em alta com 6 paus de pressao de bomba...
alguns (pouquissimos) casos ele é bem usado... eu mesmo, já com o meg no carro, usei um pra testes inicial em 3 bar (original) e subindo pra 5 bar (incluindo já os 1,4k de turbo) ou seja pouca coisa mais que o delta 1:1 do regulador original...
detalhe, dica do proprio cm pra uns testes que estava fazendo...
ou seja, quando se fala mal do hpi, se fala mal do uso mais comum e gen?rico que se faz dele aqui... infelizmente as excessões são atingidas injustamente pelos comentários, mas é só saber filtrar mesmo pq aqui no pp a maioria do pessoal sabe como um hpi funciona e tem quem deixe o carro adequado com um...
-
claro concordo com o que disseram.
mais infelizmente hoje, hp/hpi é praticamente = a bicos arrombados e mijando com até menos de 1 bar, como disse o fahrell.
ai em alta nego taca 10 bomba de gti quase empurrando os proprios bicos pra dentro do motor ehheehhehe..
como a ka disse: é pra regular alimentação e não alimentar doiskilimei
-
pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.
essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores
-
esse lan?e de incandescente nao é tao tenebroso… o passat 1.8t 20v aqui de casa depois de uma esticada booooa fica incandescente tb... sem problema algum...
[snapback]526870[/snapback]
como diria o guru isaac: coletor bom é aquele todo enferrujado, que fica em brasa…
-
pior ainda são os kits turbo pra motor injetado que vem com hpi e não vem com bicos trabalhados. ai o responsavel pelo preparamento (mecânico orelha) monta tudo e taca pressão em cima dos bicos originais até conseguir uma alimentação pro carro andar alguma coisa.
essa má fama e as lendas em cima do hpi foram causadas pelos próprios vendedores de kits e por alguns trocadores de peças q se auto-entitulam como preparadores
[snapback]526970[/snapback]
isso é heran?a dos primeiros kits gringos usados nos vw que usa hlfm…
l? (como poderia ser aqui) se vc for manter o combustável gasolina e num mexer em ponto (num vem chip no kit ou atrasador) vai usar no máximo uns 0,45bar.
como o hlfm consegue ler mais vazão do que o motor original conseguiria aspirar ele consegue alimentar até uns quase 0,2bar ...colocando dosador maior e deixando com algo tipo 6bar em vez dos 3,5 que teria se alimenta o resto male a male.
a? veio a segunda geração de kits pra carros que tem map, que se fornece bicos maiores uns 20%, aí com os mesmos 5~6 bar alimenta perto dos 0,45bar
a terceira geração tem chip, bicos 20% e hpi aí aumenta o tempo de injeção com carga alta (aumenta o consumo com carga média pra cima, mas paciência) e pode usar um pouco menos de pressão final de combustável.
agora nego aqui do brasil olha isso lá fora em que se usa uma pequena diferença de pressão (0,45bar) (a? o erro do hpi que é linear fica até aceitável e num estraga muito meia carga ou consumo) e quer passar pra alcool (são 30% a mais) e usar 0,8bar (quase o dobro da pressão) como gente sabe 30% de pouco é nada e de muito é bastante pra incomodar e pronto o consumo já num é dos melhores, dirigibilidade a meia carga tbm num ?...mas funciona ?...sim... alimentsa em baixa e deixa ele andável de carga baixa.
-
gente, tem que se tomar muuuuito cuidado com as interpretações.
usar hpi não é lepra, não é c?ncer e nem tátano
[snapback]526935[/snapback]
pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .
? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua . temos direito de pensar diferente , certo ?
sds
gustavo
-
pra mim é cancer sim … é andar pra tr?s , é ir contra a evolução .
? apenas uma questão de exig?ncia e cada um tem a sua . temos direito de pensar diferente , certo ?
sds
gustavo
[snapback]527085[/snapback]
c?ncer, andar pra tr?s, ir contra a evolução apenas qdo não se sabe usar o equipamento.
da mesma forma que tem gente q mete o pau na ignição do cm justamente pq não souberam como instalar e ajustar, ja q não é só emendar alguns fios e pronto. assim como o hpi, não é só ligar as mangueiras e pronto.
sabendo montar, tanto o hpi qto a ignição de vcs funcionam perfeitamente.
se não montar direito, nem uma das duas coisas funcionam como devem.
-
acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?
baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?
outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?
o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.
-
acho que turbo e economia são duas coisas opostas, todo mundo sabe que a turbina melhora a efici?ncia volum?trica de um motor, ou sjea quanto maior volume no cilindro maior será a capacidade de render potência. mas do que importa isso se para um motor ser econômico o que vale é a efici?ncia energ?tica?
baseado no que eu mencionei quando é que um carro com motor turbinado trabalhando com mistura rica vai ser mais econômico que um motor aspirado trabalhando com mistura estequim?trica ?
outra desvantagem que eu vejo na questão turbina x economia é que mesmo andando de boa em baixa rotação é o motor que acaba empurrando a turbina para poder respirar. como isso vai ajudar no consumo?
o único modo de eu ver uma turbina sendo econômica e num motor estacion?rio e trabalhando com uma pressão e rotação fixas.
[snapback]527123[/snapback]
no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.
-
[snapback]527123[/snapback]
olha eu fiz de tudo que podia pra deixar meu carro economico. ponto inicial alto, avanço a vacuo, etc mas não dava o que queria de consumo. enchi o saco, tirei tudo e voltei pro original. tlvez se tivesse usado um gerenciador de ponto teria sido mais feliz. mas hj to de aspirado e queira ou não, meu conceito de carro esperto e economico virou taxa alta e ponto no talo.
-
no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.
[snapback]527127[/snapback]
? dáficil mesmo, mesmo assim se eu pegasse um um carro original que tivesse 100cv e turbinado ele passasse a ter 160cv, eu faria a comparação de consumo com um outro carro aspirado de 160cv e não com o consumo de quando ele estava original.
-
interessante, essa do desgaste prematuro eu nao tinha pensado.
[snapback]526855[/snapback]
isso da? tá furado…
a turbina (pelo menos esses eixos leves q são comuns de ver em carros de rua) gira mesmo em marcha-lenta
se vc usar um sistema com wastegate e regular pra 0,2 bar, qdo o sistema gerar essa pressão a wastegate abre e desvia os gases de escape, que, por consequência, não passam pelo caracol e não giram o eixo, ou seja, o eixo não vai ficar girando a milhão e causando desgaste prematuro como disseram
mesmo em um sistema q alivie a pressão por uma válvula pop-off, desde que a turbina esteja bem dimensionada para o motor, a turbina não fica girando rápido ao ponto de gerar desgaste prematuro e quebra...
o eixo só gira a milhão e quebra se vc pendurar a turbina no escape e não ligar a pressurização...
-
se você usar um sistema que comprime mistura com a borboleta antes da turbina, você só tem pressão quando desejar. neste tipo de sistema é a borboleta que controla a vazão de ar pro compressor, fazendo com que vc tenha pressão somente quando desejar, dependente da posição de borboleta, independente da rotação…
quanto é economia, dificilmente você ir? consumir menos ou igual é um original andando na boa - e até em função da restrição é admissão que a turbina ocasiona - mas fica bem parecido com um original qdo não se aperta o pedal da direita.
isso da? tá furado…
a turbina (pelo menos esses eixos leves q são comuns de ver em carros de rua) gira mesmo em marcha-lenta
se vc usar um sistema com wastegate e regular pra 0,2 bar, qdo o sistema gerar essa pressão a wastegate abre e desvia os gases de escape, que, por consequência, não passam pelo caracol e não giram o eixo, ou seja, o eixo não vai ficar girando a milhão e causando desgaste prematuro como disseram
mesmo em um sistema q alivie a pressão por uma válvula pop-off, desde que a turbina esteja bem dimensionada para o motor, a turbina não fica girando rápido ao ponto de gerar desgaste prematuro e quebra...
o eixo só gira a milhão e quebra se vc pendurar a turbina no escape e não ligar a pressurização...
[snapback]527145[/snapback]
você tem raz?o o desgaste prematuro vêm normalmente de óleo contaminado, pressão de óleo insuficiente, sistema de admissão de ar impróprio (aus?ncia de filtro, filtro de ar sujo), desligar o carro com a turbina muito quente e por aí vai..
-
ah sei de um gol aqui de ctba com um compressor das mer?a slk acionado por embreagem magn?tica, como num ar condicionado. potência somente quando se precisa..
-
minha gente, como nao pode ter carro turbo com economia?
turbo foi a melhor invenção ja feita justamente pra quem quer ter um carro potente porem com consumo (caso esteja andando devagar claro ) baixo…
receita pra turbo economico?
-
injeção eletronica perfeitamente convertida pra alcool (pois esta fica variando a mistura quando se anda de boa)
-
bico(s) estras somente na fase turbo e retardo de ponto
cabou-se, qual a dificudade de entender isso? agora, ja pizando... fodeu
-
-
? por isso que eu gosto de carburadores e motores aspirados .
boa discussão pra vocês .
abraços .
-
claro
estamos falando (sei lá, pelo menos eu) sobre turbo e economia, obviamente na medida do possível
cavalo anda, cavalo bebe
você andando com um carro de 100 cv e um carro com 200 cv turbo, não h? como o turbo beber menos que o outro isso não tem nem o que discutir.
quando eu falei sobre economia (e acredito que seja a dúvida do colega que perguntou) eu to falando de um carro turbo que não faça 3 km/l andando normal na cidade.
pra mim, um carro turbo super econômico é o que, andando normal (leia-se: sem encher ) fique com o consumo o mais próximo do original
tipo, meu carro na gasolina fazia uns 8 na cidade
passei é alcool, ele fazia de 5.8 a 6.7 +/-, dependendo de como andava
hoje, turbo, a melhor média que já fiz foi 6.4 mais o normal fica em 5.5, 5.7… (pq eu não sei andar devagar )
eu acho meu carro econômico, por ser um 1.8, com câmbio pv, convertido é alcool e turbo.
não sei se consegui me expressar claramente
abraços