Turbo e economia, isso é possível?
-
interessante, essa do desgaste prematuro eu nao tinha pensado.
[snapback]526855[/snapback]
isso da? tá furado…
a turbina (pelo menos esses eixos leves q são comuns de ver em carros de rua) gira mesmo em marcha-lenta
se vc usar um sistema com wastegate e regular pra 0,2 bar, qdo o sistema gerar essa pressão a wastegate abre e desvia os gases de escape, que, por consequência, não passam pelo caracol e não giram o eixo, ou seja, o eixo não vai ficar girando a milhão e causando desgaste prematuro como disseram
mesmo em um sistema q alivie a pressão por uma válvula pop-off, desde que a turbina esteja bem dimensionada para o motor, a turbina não fica girando rápido ao ponto de gerar desgaste prematuro e quebra...
o eixo só gira a milhão e quebra se vc pendurar a turbina no escape e não ligar a pressurização...
-
no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.
[snapback]527127[/snapback]
se você usar um sistema que comprime mistura com a borboleta antes da turbina, você só tem pressão quando desejar. neste tipo de sistema é a borboleta que controla a vazão de ar pro compressor, fazendo com que vc tenha pressão somente quando desejar, dependente da posição de borboleta, independente da rotação…
quanto é economia, dificilmente você ir? consumir menos ou igual é um original andando na boa - e até em função da restrição é admissão que a turbina ocasiona - mas fica bem parecido com um original qdo não se aperta o pedal da direita.
isso da? tá furado…
a turbina (pelo menos esses eixos leves q são comuns de ver em carros de rua) gira mesmo em marcha-lenta
se vc usar um sistema com wastegate e regular pra 0,2 bar, qdo o sistema gerar essa pressão a wastegate abre e desvia os gases de escape, que, por consequência, não passam pelo caracol e não giram o eixo, ou seja, o eixo não vai ficar girando a milhão e causando desgaste prematuro como disseram
mesmo em um sistema q alivie a pressão por uma válvula pop-off, desde que a turbina esteja bem dimensionada para o motor, a turbina não fica girando rápido ao ponto de gerar desgaste prematuro e quebra...
o eixo só gira a milhão e quebra se vc pendurar a turbina no escape e não ligar a pressurização...
[snapback]527145[/snapback]
você tem raz?o o desgaste prematuro vêm normalmente de óleo contaminado, pressão de óleo insuficiente, sistema de admissão de ar impróprio (aus?ncia de filtro, filtro de ar sujo), desligar o carro com a turbina muito quente e por aí vai..
-
no fundo vc tem razao, fica complicado querer economia em um motor turbo, mas o que eu pensava, era na possibilidade de um motor totalmente original e só entrando na fase turbo se o dono deixar. mas já vê que isso é inviavel.
[snapback]527127[/snapback]
ah sei de um gol aqui de ctba com um compressor das mer?a slk acionado por embreagem magn?tica, como num ar condicionado. potência somente quando se precisa..
-
minha gente, como nao pode ter carro turbo com economia?
turbo foi a melhor invenção ja feita justamente pra quem quer ter um carro potente porem com consumo (caso esteja andando devagar claro ) baixo…
receita pra turbo economico?
-
injeção eletronica perfeitamente convertida pra alcool (pois esta fica variando a mistura quando se anda de boa)
-
bico(s) estras somente na fase turbo e retardo de ponto
cabou-se, qual a dificudade de entender isso? agora, ja pizando... fodeu
-
-
? por isso que eu gosto de carburadores e motores aspirados .
boa discussão pra vocês .
abraços .
-
claro
estamos falando (sei lá, pelo menos eu) sobre turbo e economia, obviamente na medida do possível
cavalo anda, cavalo bebe
você andando com um carro de 100 cv e um carro com 200 cv turbo, não h? como o turbo beber menos que o outro isso não tem nem o que discutir.
quando eu falei sobre economia (e acredito que seja a dúvida do colega que perguntou) eu to falando de um carro turbo que não faça 3 km/l andando normal na cidade.
pra mim, um carro turbo super econômico é o que, andando normal (leia-se: sem encher ) fique com o consumo o mais próximo do original
tipo, meu carro na gasolina fazia uns 8 na cidade
passei é alcool, ele fazia de 5.8 a 6.7 +/-, dependendo de como andava
hoje, turbo, a melhor média que já fiz foi 6.4 mais o normal fica em 5.5, 5.7… (pq eu não sei andar devagar )
eu acho meu carro econômico, por ser um 1.8, com câmbio pv, convertido é alcool e turbo.
não sei se consegui me expressar claramente
abraços
-
1- que ela num sabe que tem pressão al?, pra ela 1 atm ou 1bar de turbo (vó lá…2 bar absoluto no coletor) é a mesma coisa
2- se ela souber (sistema maf ou usar map positivo) o que limita primeiro é a vazão dos bicos.
ou seja trocou map e usou bicos maiores alimenta... al?as se usar hpi e bicos maiores já alimenta porque o dosador é como se fosse um map mecânico e em vez de abrir tempo o bico ele faz fluir mais combustável pelo aumento de pressão
[snapback]526888[/snapback]
entao ao meu ver o certo seria a opcao 2, mas mantendo os bicos originais e utilizando de um suplementar pra fase turbo, porem tenho uma duvida q vou por no geral no final do post
usava hpi no meu golf turbo e não tive problemas.
como a ka sempre fala: hpi não morde
[snapback]526953[/snapback]
se conseguir $ pra turbar o golf vou querer dicas
como diria o guru isaac: coletor bom é aquele todo enferrujado, que fica em brasa…
[snapback]527019[/snapback]
mas coletor em brasa nao é sinal de problemas na mistura?
meu carro era perfeito com hpi. mas acredito que a injecao ajude muito.
ele faz 6.5km/l andando moderadamente, esticando constantemente mas nao direto. se puxar diretao a maior parte do tanque, faz 5.5.
[snapback]527130[/snapback]
ja fiquei com medo, o corsa 1.0 aspirado chegava a fazer 4.4kl/l o golf eu faco 12 depende da humor, o seu 1.3 e tome muita pressao faz essa media?? to revendo meus conceitos
olha eu fiz de tudo que podia pra deixar meu carro economico. ponto inicial alto, avanço a vacuo, etc mas não dava o que queria de consumo. enchi o saco, tirei tudo e voltei pro original. tlvez se tivesse usado um gerenciador de ponto teria sido mais feliz. mas hj to de aspirado e queira ou não, meu conceito de carro esperto e economico virou taxa alta e ponto no talo.
[snapback]527137[/snapback]
mas taxa alta nao requer ponto atrasado ou com pouco avanco?
? dáficil mesmo, mesmo assim se eu pegasse um um carro original que tivesse 100cv e turbinado ele passasse a ter 160cv, eu faria a comparação de consumo com um outro carro aspirado de 160cv e não com o consumo de quando ele estava original.
[snapback]527140[/snapback]
acho q é esse o ponto a se comparar pra ver nivel de consumo
ah sei de um gol aqui de ctba com um compressor das mer?a slk acionado por embreagem magn?tica, como num ar condicionado. potência somente quando se precisa..
[snapback]527189[/snapback]
sim esse esquema de sobrealimentacao é conhecido e famoso, mas tem q ver uma serie de detalhes esse acionamento, vem na polia ligada ao vira? se nao for o carro vai ficar pesado o tempo todo por girar o compressor e somente nao pressurizar
ps pro pessoal q usa a injecao original junto com suplementares, qnd o suplementar entra (acho eu q nao tenha como controlar a vazao dele) logicamente enriquece, ai a central original entra trabalhando pra reduzir a abertura dos bicos originaisó e ajustar a mistura via lambda?
-
ps pro pessoal q usa a injecao original junto com suplementares, qnd o suplementar entra (acho eu q nao tenha como controlar a vazao dele)
logicamente enriquece,
tem como controlar a vazao sim… é só diminuir o tempo de pulsacao dele.
ai a central original entra trabalhando pra reduzir a abertura dos bicos originaisó e ajustar a mistura via lambda?
em wot a central nao trabalha em malha fechada, corrigindo mistura. com cargas parciais, de certa forma acredito que isso aconteca, mas nunca me incomodei com isso (nao dá para perceber, a menos q vc tenha deixado muito gordo, a ponto de afogar com meia carga).
-
mas taxa alta nao requer ponto atrasado ou com pouco avanco?
[snapback]527301[/snapback]
em relação ao original com o mesmo comando ( original ) digamos q sim. soh que acertando o ponto como falei, no limite de grilar vc vai estar aproveitando o maximo de energia do combustivel que seu motor consegue em todas as rotações.
-
[snapback]527189[/snapback]
já pensei em fazer isso um milhão de vezes…....mas não consigo ver essa possibilidade ter funcionalidade.
o problema está em quando você desacolpla a polia magn?tica, a dist?ncia entre pos do compressor é mínima (coisa de 0,1mm). como o carro conseguiria admitir ar naturalmente passando por um compressor que possui folgas entre pos de 0,1mm é com o compressor desligado o carro andaria como uma criança asm?tica......longe da eficiencia original.
isso só funcionaria se fosse montado um complexo sistema de borboletas que desviaria a captação de ar quando a polia estivesse desligada....
-
? dáficil mesmo, mesmo assim se eu pegasse um um carro original que tivesse 100cv e turbinado ele passasse a ter 160cv, eu faria a comparação de consumo com um outro carro aspirado de 160cv e não com o consumo de quando ele estava original.
[snapback]527140[/snapback]
sei, mas eu posso te dizer.
tive um civic vti com motor b16a2 que fazia 12km por litro no transito de bh e quando eu queria ele passava de 200 toda hora, motor de 160 cv.
mas vtec é outro assunto.
-
olha eu fiz de tudo que podia pra deixar meu carro economico. ponto inicial alto, avanço a vacuo, etc mas não dava o que queria de consumo. enchi o saco, tirei tudo e voltei pro original. tlvez se tivesse usado um gerenciador de ponto teria sido mais feliz. mas hj to de aspirado e queira ou não, meu conceito de carro esperto e economico virou taxa alta e ponto no talo.
[snapback]527137[/snapback]
com certeza, no quesito economia nada melhor que um motor taxado e com bom avanço. o exemplo que temos são as novas inje?oes no mercado.
a fiat lanãou um motor fire de 65cv que grila muito, muita gente acha que é defeito, mas o projeto daquela inje?ao fica o tempo todo avan?ando a igni?ao até grilar, isso tudo em prol da economia e potencia.
-
mas coletor em brasa nao é sinal de problemas na mistura?
[snapback]527301[/snapback]
não…
se vc tiver oportunidade de ver alguma corrida é noite dos boxes, qdo os carros pararem vc olha pro coletor de escape deles...pode ser turbo ou aspro, eles ficam incandescentes...
afinal, gases saindo a 800 graus do cabeçote só não acendem coletor se esse for feito de um material muito ninja...? normal carro turbo depois de uns minutos dando um pau bem servido parar e o coletor estar brilhando...?
procura na net q tem vêrios vêdeos de motores em dinam?metro de bancada e todos eles acendem o coletor...
-
fica tudo aceso mesmo, parece q qualquer hora vai ficar até transparente.
[snapback]527458[/snapback]
eu tinha um vêdeo de um motor de f1 em um dinam?metro (deve ter no youtube) q qdo o bixo dava umas aceleradas até final de giro a impressão q eu tive é q eles ficaram transparente na base perto do cabeçote
-
em relação ao original com o mesmo comando ( original ) digamos q sim. soh que acertando o ponto como falei, no limite de grilar vc vai estar aproveitando o maximo de energia do combustivel que seu motor consegue em todas as rotações.
[snapback]527334[/snapback]
ah acho q entendi, usando comando bravo q vem rendimento em alta, vc adianta o ponto ao maximo possivel, melhora em baixa e piora em alta, mas ai entra o comando bravo q piora em baixa e melhora em alta
acho q faltou acerto no meu ex corsa pois tinha comando e bebia igual a um 2.4 ou pior ainda
-
esse video do motor de f1 acho q ja vi sim, pelo menos vi um de f1 nessas condicoes
? q nao manjo, mas pensei q fosse problema com alimentacao ou no caso do f1 devido a energia e rotacoes
-
tive um civic vti com motor b16a2 que fazia 12km por litro no transito de bh e quando eu queria ele passava de 200 toda hora, motor de 160 cv.
[snapback]527365[/snapback]
eita , coincidencia . eu também tive um vti , o meu era branco 1993 .
confirmo tudo que falou
sds
gustavo
-
[snapback]527365[/snapback]
eita , coincidencia . eu também tive um vti , o meu era branco 1993 .
confirmo tudo que falou
sds
gustavo
[snapback]527626[/snapback]
confore a citação do tópico…
vcs tem um motor pronto pra gerar 160cvs e tem um consumo baixo... (12km/k gasolina)
se esse mesmo motor for turbinado como-manda por exemplo 0.8k de pressao na gasolina, vc vai ter motor pronto pra gerar 250cvs com o consumo muito proximo ao original... coisa de 10% a mais ou menos...
a questao ?: um mesmo motor turbinado (injetado) para dobrar a potencia, com extras e retardo (ou seja, ponto laaaa pra frente e converção perfeita) vai consumir a mesma coisa aspro (quando andando sem pressao) ou no maximo 10% a mais de consumo... mais que isso tem algo errado...
agora.. motor pronto pra gerar 400 cvs ai a coisa muda...