A saga de uma ml porca
-
motor…
no dyno day eles te davam o papelzinho ninja com a potência do motor
relatério de medição de potência e torque do motor
esse é o basic?o ...e sei q aqui vc tem uma margem pra erro
o certo seria p relatério de medição de potência - rodas, que este sim mostra a realidade...mas este já é cobrado é parte
[snapback]530000[/snapback]
esse dino mostra a perda pela transmissão? só assim da pra saber direito qto tem de potência no motor.
[snapback]530003[/snapback]
até agora não tive a resposta para minha pergunta.
-
não mostra direto, mas mede sim (na verdade ele mede a desaceleração em vazio do motor), pra saber qual a potência n motor
1- lá na roda de terceira ou quarta marcha
2- desengata e deixa o rolo virando com o peso do motor, aí vai medir a desaceleração do rolo
pra saber a potência nas rodas pega apenas 1, pra saber no motor faz o resultado obtido em 1 menos o obtido em 2, se quiser saber apenas na roda é apenas o resultado obtido em 2
por uma questão prática, se vc quer saber a potência no motor tem que a cada marcha esperar desacelerar (não consegue ir trocando de marchas e medir em cada marcha a potência).
-
num entendi…
a potência na roda vc mensura indiretamente, pra acelerar uma certa massa conhecida (o peso dos rolos) vc precisa de uma determinada força sendo aplicada que traduzindo atravṍs de f?rmulas se chega a potência, que é a potência nas rodas.
ao cortar na embreagem o rolo desaceleraria a uma certa velocidade, se desacelerar mais rápido é sinal de que alguma coisa está segurando o rolo, que é justamente o atrito mecânico (cambio, pneus), ou seja acelera vc mede o motor, desacelera vc consegu da mesma forma medir o atrito entre o que foi gerado (no volante do motor) e o que chegou no rolo (perdas na transmissão).
uma critica que se faz é que medindo desta forma vc não leva em conta o esforão que uma engrenagem faz porque não existe carga (freio motor) mas é uma medição com bom grau de confiabilidade.
algo que posso comentar é que muita gente se diz entendida, mas não sabe analisar o resultado, erros comuns:
o cara tem um pico de potência totalmente anormal (por exemplo uma leve patinada do pneu na troca de marcha ou mesmo um erro de leitura dos sensores do dino), a curva de potência deve ser suave e continua, sem pontos perdidos no meio - e aí acha que tem 500, 600cv, qdo na verdade tem muito menos... foi apenas um erro na medição ou ainda uma característica do intrumento de medição.
outro erro comum é analisar apenas o valor de pico, o certo é olhar a curva inteira, a potência média entre as trocas de marcha é que faz o carro acelerar, não apenas o pico.
outro erro é achar que a perda é sempre igual... se vc medir um carro com pneus 145/80-13 vai ter um resultado ligeiramente diferente de um com 265/60-18 seja na roda ou no motor...
-
fala…
nesta medição q eles fazem, a mais barata de 70 reais eles te entregam o relatério q te disse..motor....e uma das vel máximas estimadas na 4a marcha apenas (a q fizeram a medição)
não dizem x nas rodas e y no motor...apenas motor....
só te pedem a relação de marchas do polo e a medida dos pneus....
a? fica uma dúvida....não era mais fácil medir x nas rodas?
nessa, vc tem uma margem de erro do operador lançar um dado errado de câmbio e vc estimar uma potência fora do esperado pro motor
? nessas q fica as margem de confusão dos dyno days
pensei em medir em outro dyno, mas aí eu teria perdido a refer?ncia da medição do dyno day do cpt
eu preciso scanear esta tralha logo....
-
xuxinha..pega o seu plotado q vc recebeu….foram 2 puxadas e em cada uma vc recebeu do motor e da vel na marcha q puxou
foi o que todo mundo recebeu....
eu e o lp subimos de novo naquele dia e fizeram aquele das rodas, com a evolução de cada marcha nas rodas...? isso q eu tá dizendo....
o que a ka tá querendo é este 3o q tinha dado no dyno day 97cvs nas rodas, com a curva subindo e descendo toda hora..
vou levar amanhã o paper no paca
-
depois de um tempo sumido, algumas novidades
tem 3 semanas q estou com o maledeto original…..
pela 2a vez em 2 anos estourei um dos cabos que acionam o trabulador e tive op prazer de ficar só com a 5a numa sexta de madruga chovendo <_<
por sorte eu tava quase do lado da mercadocar e parei lá mesmo..?di um jacare emprestado pro pessoal q faz a troca de oleo (ja conhecem a gente q sempre o pessoal do cpt vai trocar oleo la de madruga)
o cabo rasgou por inteiro (cabo rigido) e eu teria q desmontar o escape...deixei quieto e chamei um guincho....
na sabado de manha deixei no xandy e ja tava p da vida e pedi pra ele aproveitar q ia trocar e me colocar o comando original....
tava p e ia trocar d ecarro....nao troquei ate agora..mas esta semana eu decido se vem um brinquedinho novo ou não
o polollete tá lá origes de novo e desta vez com consumo de gente...