Quem quer pirometro
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a minipa tem un multimetro(varios modelos na verdade) que vem com termopar pra até 300c, mais pode ser trocado por un de 1200c, poren, ele é só o fiozinho com o sensorzinho na ponta, si colocar direto no escape derete, tem que usar un esquem com un tubinho e tal, não sei bem certo como ?, mais dá pra usar un multimetro pra ler temp do escape cara. poren, o custo acaba ficando alto, por que o minipa et-1400 ta na casa dos 70r$ + 90r$ do termopar + caninho pra colocar no escape que gira en torno de 50 a 100r$ então, fica inviavel.
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isso que eu tava falando… vc já viu a ponta de prova pra 1200 da minipa ?? é fuderosa, vem prontinha pra aguentar 1200c... so nao sei quanto custa... e é so plugar no multimetro..
mas, como o lost falou, fica o trambolhão pendurado no painel do carro... ogro style pra aecrtar ate vai... mas pra ficar montadinho monitorando, não dá... fica feio...
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o daniel fabricio daqui do forum tbm tinha pir?metro, trabalhava com 920mv de sonda e mesmo assim quebrou canaleta com temperatura no escape muito mais baixa do que ele já tinha visto antes em outras ocasiões
pir?metro é mais um instrumento de controle mas num faz milagres, assim como hallmeter ele lá o que já se passou pelo motor (gases queimados) as vezes vc num tem tempo de resposta do sensor-intrumento-olho-reação, e no caso do lost é como o lucas disse a temperatura no escape não é linear, se abaixa muito o ponto e se tem mistura rica, dependendo da rotação vc acaba fazendo algo an?logo a uma espocie de als e manda mistura ainda queimando pro escape = temperatura maior no escape (mas não na c?mara que é onde vc tem problema).
ps: snem ele quebrou com 700 e poucos ?c no escape
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eu uso megasquirt…
no caso, tava tendo probelmas de interfer?ncia com as b9egv e a ms....do nada a injeção resetava...com a ecu original naum tinha galho nenhum...
dai taquei velas umas br7es pra testar, dei uma esticada e já veio o fumacedo....heheheh...mas tmb, foram somente microfissuras no pistão....hauhauhauha
12.8 de taxa naum dava pra esperar outra coisa tmb né...hehehe
agora to usando pistão de mpfi e 9.4 de taxa e de boua.....mesma situação, mesmas temperaturas e naum deu galho.................. vai entender.....hehehe
ahh, e em relação ao que vc comentou antes no lance do ger?nciador, se dependendo de um certo ponto, quando se atraza tmb aumenta a temperatura....dai no caso, teria que trabalhar com target de tempreatura, onde se atrazaria e adiantaria o ponto, conforme a situação......
tanto é que por isso que na ms, dapra somenta logar a egt, e naum tarbalha com correção por isso...
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? o que eu falei, taxa tb trinca pistao, nem tanto o calor. se chegar ao ponto de ter pre-ignicao, ai derrete o pistao. isso de dar reset, pode ser o diodo que faz a ligacao do tacometro. na ms eles usam um sistema de deixar o pico da bobina entrar no circuito, limitando a tensao com diodo zener. eu uso um circuito de aproveitar o chaveamento que carrega a bobina, seja transistor, platinado ou qqr coisa que chaveie o negativo. assim o tacometro vale como se fosse uma bobina de pouquissima corrente que nao interfere no sistema original. fazendo assim tb consegui ligar as 2 bobinas em 1 canal de interrupcao. com o sistema da ms precisaria de 2 interrupcoes. se nao me engano ela nem trabalha com 2 bobinas justamente por causa disso. talvez se vc invertesse o sinal como eu fa?o, nao teria resets mesmo usando a outra vela. ou entao é ruido mesmo, faça uma grade na caixa aterrando ela. pode ser inducao nos proprios fios de sensores. use fios blindados, com malha externa, aterrando tudo. assim vc podera usar as velas que causaram resets…
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hehehe nao é isso que to falando… estou perguntando sobre o sinal de saida dele apenas... não é o mesmo sinal ??
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? um termopar tipo k, provavelmente é o mesmo sinal. a construção do termopar que estou usando é propria pra suportar 1200c. com a ponta a 660c, ficando vermelha, a parte de tras onde vai o fio estava gelada, e fiquei um tempao com ele no fogo. toda a construcao é pra resistir ao calor, inclusive poupando o cabo que tem plastico na malha, se esquentar, derrete. mas é feito pra isso.
o daniel fabricio daqui do forum tbm tinha pir?metro, trabalhava com 920mv de sonda e mesmo assim quebrou canaleta com temperatura no escape muito mais baixa do que ele já tinha visto antes em outras ocasiões
pir?metro é mais um instrumento de controle mas num faz milagres, assim como hallmeter ele lá o que já se passou pelo motor (gases queimados) as vezes vc num tem tempo de resposta do sensor-intrumento-olho-reação, e no caso do lost é como o lucas disse a temperatura no escape não é linear, se abaixa muito o ponto e se tem mistura rica, dependendo da rotação vc acaba fazendo algo an?logo a uma espocie de als e manda mistura ainda queimando pro escape = temperatura maior no escape (mas não na c?mara que é onde vc tem problema).
ps: snem ele quebrou com 700 e poucos ?c no escape
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sim, perfeito mas a ideia é evitar derreter pistao por uma deficiencia. o conjunto sonda + pirometro acredito que ajude bastante sim. e o sistema fara correcoes sozinho, soh pra proteger o motor, nao eh pra performance, nao dependendo da reacao do piloto. assim, se esquentar d+, ele atrasa o ponto. se isso segurar a temp, legal, se comecar a subir a temp por funcionar como als, beleza, ele vai atrasar mais ainda, de qualquer maneira, o pistao sera poupado de derreter.
trincar canaleta eh muito ponto + muita taxa + muita pressao.
pra nao trincar canaleta, calcule a taxa dinamica com a pressao de turbo que vc ta usando… passando de 20 de taxa, como nao vai quebrar neh? mais taxa que motor diesel, em pistao que eh uma casquinha, nignuem merece...
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trincar canaleta pode ser causada por tudo isso ?sozinho ou combinado (afinal carro aspro tbm quebra canaleta…e até mesmo uns originais já cheguei a ver ) ou mesmo mistura pobre, lembre-se de que tbm se usa mistura ligeiramente mais rica em plena carga justamente pra diminuir a temperatura na c?mara e diminuir a probabilidade de ocorrer pré-igni?
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? o que eu falei, taxa tb trinca pistao, nem tanto o calor. se chegar ao ponto de ter pre-ignicao, ai derrete o pistao. isso de dar reset, pode ser o diodo que faz a ligacao do tacometro. na ms eles usam um sistema de deixar o pico da bobina entrar no circuito, limitando a tensao com diodo zener. eu uso um circuito de aproveitar o chaveamento que carrega a bobina, seja transistor, platinado ou qqr coisa que chaveie o negativo. assim o tacometro vale como se fosse uma bobina de pouquissima corrente que nao interfere no sistema original. fazendo assim tb consegui ligar as 2 bobinas em 1 canal de interrupcao. com o sistema da ms precisaria de 2 interrupcoes. se nao me engano ela nem trabalha com 2 bobinas justamente por causa disso. talvez se vc invertesse o sinal como eu fa?o, nao teria resets mesmo usando a outra vela. ou entao é ruido mesmo, faça uma grade na caixa aterrando ela. pode ser inducao nos proprios fios de sensores. use fios blindados, com malha externa, aterrando tudo. assim vc podera usar as velas que causaram resets…
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sei lá, num entendi bosta nenhuma destes lance ai de tacometro e chaveamento e talz…
tipo, a ms le o sinal da roda fúnica 60-2, taca o ponto e combustivel e era isso...
uso injeção semi-sequêncial e wastspark....
me falaram de testar um capacitor de 25mf entre o positivo e o negativo da bobina, mas ainda naum testei
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assim vc podera usar as velas que causaram resets…
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? que tmb, no caso, as velas que dão os resets naum são resistivas…e tmb, naum dapra querer tanto da ms tmb...hauahauh
? que tipo, estranhei de funfar ela de boua com a ie original, e com a ms naum...mas tmb, a ms nem deve de ter recusro de isolamento e talz destes lance....hehehe
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sei lá, num entendi bosta nenhuma destes lance ai de tacometro e chaveamento e talz…
tipo, a ms le o sinal da roda fúnica 60-2, taca o ponto e combustivel e era isso...
uso injeção semi-sequêncial e wastspark....
me falaram de testar um capacitor de 25mf entre o positivo e o negativo da bobina, mas ainda naum testei
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entao eh interferencia mesmo. tenta trocar todos os cabos por cabos blindados, devidamente aterrados. e tambem por o circuito em uma caixa blindada. ateh um papel aluminio ajuda, vc pode colar por dentr da caixa, mas tem que tampar tudo, nao deixar aberturas. ai da um jeito de ligar um fio no aluminio e aterrar…
? que tmb, no caso, as velas que dão os resets naum são resistivas…e tmb, naum dapra querer tanto da ms tmb...hauahauh
? que tipo, estranhei de funfar ela de boua com a ie original, e com a ms naum...mas tmb, a ms nem deve de ter recusro de isolamento e talz destes lance....hehehe
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exatamente, as velas nao resistivas geram mais ruido. esse ruido pode passar pra algum cabo e chegar no processador, ou mesmo pode interferir no processador diretamente.
se os cabos forem blindados, tenta fazer o lance do papel aluminio na caixa da ms, se eh que eh possivel nao sei como eh a caixa dela…
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trincar canaleta pode ser causada por tudo isso ?sozinho ou combinado (afinal carro aspro tbm quebra canaleta…e até mesmo uns originais já cheguei a ver ) ou mesmo mistura pobre, lembre-se de que tbm se usa mistura ligeiramente mais rica em plena carga justamente pra diminuir a temperatura na c?mara e diminuir a probabilidade de ocorrer pré-ignição
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?, trinca em aspro justamente por causa da taxa e mistura.
mas to feliz de ter conseguido fazer o pirometro, vai ficar muito bom integrado no gerenciador. queira o nao, é mais um recurso que deixa ele mais completo, afinal, nao vejo por ai um sistema integrado, muito menos modular
pena que ainda vai demorar pra eu fabricar o gerenciador ainda tem muito desenvolvimento e testes… mas normal, quando tiver fabricando, vai ser mais uma opcao pro mundo da preparação
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entao eh interferencia mesmo. tenta trocar todos os cabos por cabos blindados, devidamente aterrados. e tambem por o circuito em uma caixa blindada. ateh um papel aluminio ajuda, vc pode colar por dentr da caixa, mas tem que tampar tudo, nao deixar aberturas. ai da um jeito de ligar um fio no aluminio e aterrar…
exatamente, as velas nao resistivas geram mais ruido. esse ruido pode passar pra algum cabo e chegar no processador, ou mesmo pode interferir no processador diretamente.
se os cabos forem blindados, tenta fazer o lance do papel aluminio na caixa da ms, se eh que eh possivel nao sei como eh a caixa dela...
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a própria caixa dela e de aluminio….
e no caso, ela tá aterrada tmb.........
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entao da uma geral nos cabos de todos os sensores e atuadores… troca por cabos blindados e aterra eles, sempre aterre em 1 lado soh, de preferencia no lado do modulo... talvez resolva
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s?bado já vou ver se testo isso
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botei o sensor no fogo do fogao, deu 940c, com a ponta do sensor completamente incandecente, brilhando pra caramba… 600c comeca a avermelhar... 800 ja ta vermelhao...
sera que chega facil mesmo em 800c no coletor de escape? que chega segurando bastante eu sei... mas sera que eh facinho direto?
po, nao deu tempo de furar o escape e instalar o sensor pq peguei 2h de transito no rodoanel em 2km que eu pego... virou um caminhao de vidro de carro na curva... amanha eu instalo....
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botei o sensor no fogo do fogao, deu 940c, com a ponta do sensor completamente incandecente, brilhando pra caramba… 600c comeca a avermelhar... 800 ja ta vermelhao...
sera que chega facil mesmo em 800c no coletor de escape? que chega segurando bastante eu sei... mas sera que eh facinho direto?
po, nao deu tempo de furar o escape e instalar o sensor pq peguei 2h de transito no rodoanel em 2km que eu pego... virou um caminhao de vidro de carro na curva... amanha eu instalo....
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rapaiz, talvez eu fale algo que você já sabe, mas vamos lá:
medidores tem sempre uma latencia ou lag entre o real e o que é aferido. então se vc com o po em baixo estiver com 800oc no escape, e o sensor estava a 400oc (por exemplo) ele vai demorar um tanto para chegar aos 800oc, apesar do escape já estar a 800oc a tempos….
seria interessante vc verificar qto tempo ele demora para passar dos 400oc para os 800oc na vela, onde sabemos que a temperatura está a >900oc segundo seu experimento citado.
pois assim vc sabe que se a aferição estiver subindo com força vc já pode estar com uma situação cr?tica, apesar do seu meter não estar indicando isto ainda. e seu sistema pode colapsar ( ) antes mesmo do sensor estabilizar
espero não ter sido confuso...
e fv postar o resultado, pq estou instalando meu pir?metro e ainda não tenho resultados.
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to ligado, mas o sensor é bem fino, e da pra pedir mais fino ainda, o que ajuda a ele esquentar mais rapido…
bom, isso tudo é soh pra ajudar, nao eh garantia de nada nem verdade absoluta... a ideia é sentir no dia a dia como fica, e tentar perceber um padrao, pra que ao fugir desse padrao, vc perceba ee possa tirar o peh...
a resposta do sensor ta bem rapida viu kra, botando no fogao entao, ele atualiza rapidao... acho que no carro vai ser mais rapido, pq o calor e o volume em contato com o sensor sao maiores, passando o calor mais rapido pra ele...
entendi perfeitamente o que vc quis dizer kra... nao vou confiar cegamente no que estiver lendo ali, logo que pisar... mas quando segurar o peh e a temp estabilizar, ai posso confiar sim...
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to ligado, mas o sensor é bem fino, e da pra pedir mais fino ainda, o que ajuda a ele esquentar mais rapido…
bom, isso tudo é soh pra ajudar, nao eh garantia de nada nem verdade absoluta... a ideia é sentir no dia a dia como fica, e tentar perceber um padrao, pra que ao fugir desse padrao, vc perceba ee possa tirar o peh...
a resposta do sensor ta bem rapida viu kra, botando no fogao entao, ele atualiza rapidao... acho que no carro vai ser mais rapido, pq o calor e o volume em contato com o sensor sao maiores, passando o calor mais rapido pra ele...
entendi perfeitamente o que vc quis dizer kra... nao vou confiar cegamente no que estiver lendo ali, logo que pisar... mas quando segurar o peh e a temp estabilizar, ai posso confiar sim...
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blz
acredito que meu manco estará pronto até o fds. eu tb posto resultados, mas como meu cambio é original e mto curto 200km/h @ 6400rpm acredito que eu não consiga segurar de final para ver o que acontece, pois uma biela pula do bloco antes… por excesso de rotacao....
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legal, posta ai mesmo vc aparece em algum encontro? da um toque ai pra eu ver o seu carro pessoalmente
kra, pensar que eu ja segurei o meu esgoelando a 6600 (corte eh a 6800) a 220 kmh e nao quebrou, e foi quebrar ali no tunel em quarta marcha…. foda... corta toda a confianca que eu tenho no acerto... simplesmente nao da pra confiar em nada... por mais que pareca o acerto estar estavel, sempre pode dar merda...
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na minha opnião…....a medição com o pir?metro não reflete com exatidadão a situação no mesmo instante. como foi dito, existe um lag para o termopar chegar na temperatura atual.
porém.....? um instrumento com muito mais precisão do que uma sonda narow (que é normalmente utilizada com o famoso hallmeter).
quer uma instrumento que reflita com exatidão a situação do motor ?? compre uma sonda wideband.......porém para uma sonda que tenha precisão alta, a vida útil é relativamente rid?cula
resuma......nada neste mundo é perfeito........
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? complicado mesmo… fora o preão duma sonda wide né? heheehehe igualmente ridiculo...
mas da pra tentar ter menos lag, tem que usar um sensor com menos metal na ponta, metal mais fino pra esquentar mais rapido. ele é de inox, e aparentemente esquenta bem rapido, mas a ponta tem acho que 2mm de espessura... se ficar meio lento, mais pra frente mando fazer um com 1mm. o comprimento da ponta que vai dentro do escape é 2cm. acredito que quanto maior melhor pq ele todo entra em contato com os gases...
mas eu to ligado no lag, mas é como eu falei, é uma base se aconteceu alguma mudanca... tipo vou ter o padrao do carro, dai se mudar, ja fico esperto. vou ver se coloco na tela detalhada do pirometro, a velocidade com que ele esta esquentando, tipo x graus/s por segundo, ou -x graus/s quando tiver baixando, assim em 1 segundo vc tem a nocao da velocidade com que a temp esta subindo. essa tela vai mostrar temp maxima e qual a rpm e pressao na temp maxima.
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legal, posta ai mesmo vc aparece em algum encontro? da um toque ai pra eu ver o seu carro pessoalmente
kra, pensar que eu ja segurei o meu esgoelando a 6600 (corte eh a 6800) a 220 kmh e nao quebrou, e foi quebrar ali no tunel em quarta marcha…. foda... corta toda a confianca que eu tenho no acerto... simplesmente nao da pra confiar em nada... por mais que pareca o acerto estar estavel, sempre pode dar merda...
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humm… eu não confio em gm fam i para girar... já tive amigos com problemas por isto... (buuummmmm) sem contar que meu carro corta em algo ao redor de 6,5k então é pedir para quebrar...
qto aos encontros vou dar um olhada na parte desta, pois nunca fui, apesar de todas as quintas eu ir para a jafet, e depois para a band.
ahh... meu carro é mortadela, ok? o upgrade atual é instalar bico extra, então acho que você iria se decepcionar com ele
daqui a uns dois meses eu instalo o intercooler, que já está em mãos aí eu acho q dá para chegar nos 1,0bar...