Quem quer pirometro
-
nada a ver ser mortadela kra… o meu tb é e ainda por tem soh 1.3l... idai?
kra, eu colo toda quinta no posto shell da sena madureira. apareça por la
nunca fui num encontro do pp, nem sei onde fazem nem quando...
quanto ao suplementar que bico vai usar? e o que vai usar pra controla-lo?
-
opa
estou instalando um digipulse turbo para controlar. algo bem simples mesmo. meu problema é que não queria trabalhar com pressao inicial baixa, para nap comprometer atomização. por isto que estou instalando o extra com digipulse.
e vcs ficam até q horas por lá? (shell da sena madureira).
-
? um termopar tipo k, provavelmente é o mesmo sinal. a construção do termopar que estou usando é propria pra suportar 1200c. com a ponta a 660c, ficando vermelha, a parte de tras onde vai o fio estava gelada, e fiquei um tempao com ele no fogo. toda a construcao é pra resistir ao calor, inclusive poupando o cabo que tem plastico na malha, se esquentar, derrete. mas é feito pra isso.
sim, perfeito mas a ideia é evitar derreter pistao por uma deficiencia. o conjunto sonda + pirometro acredito que ajude bastante sim. e o sistema fara correcoes sozinho, soh pra proteger o motor, nao eh pra performance, nao dependendo da reacao do piloto. assim, se esquentar d+, ele atrasa o ponto. se isso segurar a temp, legal, se comecar a subir a temp por funcionar como als, beleza, ele vai atrasar mais ainda, de qualquer maneira, o pistao sera poupado de derreter.
trincar canaleta eh muito ponto + muita taxa + muita pressao.
pra nao trincar canaleta, calcule a taxa dinamica com a pressao de turbo que vc ta usando… passando de 20 de taxa, como nao vai quebrar neh? mais taxa que motor diesel, em pistao que eh uma casquinha, nignuem merece...
[snapback]534313[/snapback]
e quem não será poupado será o turbocompressor….
e como o gerenciador sair? desse loopo
e outra, motores diferentes não funcionarão nas condições ideais tendo a mesma temperatura de escape...por exemplo, você usa seu siena pra fazer as modificações e acerto do gerenciador, da? vc define o par?metro de temperatura x de escape para fazer as devidas correções, mas em outro motor, essa temperatura x pode ser alta demais, ou baixa demais...em 1 caso o motor corre mais risco de quebrar, no outro, o motor não funcionar? no ideal...
além disso tem o q o presa falou da laténcia do sensor...
se vc me permite 2 sugestáes:
primeira: eu não usaria o pir?metro pra fazer correção de ponto...eu apenas mostraria o sinal dele no monitor e colocaria algum aviso (alerta sonoro ou lámpada), deixe q essa parte de acerto o usuário/preparador faça....
outra sugestão é vc montar um controlador de sonda wideband e usar as sondas dos golfs gti turbo, q são muito boas e não são tão caras...inclusive com essas sondas é possível medir a temperatura do escape
ficam aí meus 2 cents
presa: biela de gm fam?lia 1 dá medo mesmo...eu vi um motor 1.8 de montana desmontado pq tinha dado calão hidr?ulico....as bielas são curtas, mas fininhas...não sei se a do 1.6, 1.4 e 1.0 são do mesmo jeito, mas as do 1.8 q eu vi eu tive a impressão de não aguentar a paulada forte q a galera daqui curte...
-
outra sugestão é vc montar um controlador de sonda wideband e usar as sondas dos golfs gti turbo, q são muito boas e não são tão caras…inclusive com essas sondas ? possível medir a temperatura do escape
[snapback]534879[/snapback]
conte mais sobre isso.
[]?s
-
conte mais sobre isso.
[]?s
[snapback]534915[/snapback]
pois é….qdo eu vi tb fiquei espantado...
eu tenho um amigo q tem um golf gti 180...esse carro possui 2 sondas lambda, 1 narrow, comumzona mesmo, e uma wideband...
esse amigo tem um laptop, comprou um cabo q vai na porta de diagnose da central e entra na porta usb do laptop, da? ele baixou um software chamado vag-com, que lá todos os canais da central, faz scan de erros, reseta central, etc. uma das funções q o vag-com tem é fazer leitura dos valores de alguns sensores e retornar esse valor na tela, seja em forma de números, seja em forma de gr?ficos, e ainda grava um log com esses dados pra serem examinados depois...
pois bem, em 1 dos canais ele mostra a leitura de rpm, valor lido na sonda wide (tensão), fator lambda e temperatura do escape... como a gente sabe q a sonda wideband pra funcionar corretamente ela tem um controle da temperatura do sensor, a gente ligou o nome é pessoa ( ) e concluiu que esse valor de controle de temperatura da sonda wideband estava sendo usado pra monitorar a temperatura do escape (já q o golf não tem nenhum pir?metro de fábrica instalado)...
de fato, com o motor quente e andando, o valor da temperatura assumia valores coerentes com a exig?ncia q a gente dava do motor....andando devagar o valor da temperatura era menor, pisava -> esquentava, e não passava de um certo patamar que variava um pouco (coisa de 1 a 2 graus pra + ou pra - )...algo bem próximo do funcionamento de um pir?metro mesmo...
esse vag-com é foda, mostra até o avanço da ignição por cilindro
-
pois é….qdo eu vi tb fiquei espantado...
eu tenho um amigo q tem um golf gti 180...esse carro possui 2 sondas lambda, 1 narrow, comumzona mesmo, e uma wideband...
esse amigo tem um laptop, comprou um cabo q vai na porta de diagnose da central e entra na porta usb do laptop, da? ele baixou um software chamado vag-com, que lá todos os canais da central, faz scan de erros, reseta central, etc. uma das funções q o vag-com tem é fazer leitura dos valores de alguns sensores e retornar esse valor na tela, seja em forma de números, seja em forma de gr?ficos, e ainda grava um log com esses dados pra serem examinados depois...
pois bem, em 1 dos canais ele mostra a leitura de rpm, valor lido na sonda wide (tensão), fator lambda e temperatura do escape... como a gente sabe q a sonda wideband pra funcionar corretamente ela tem um controle da temperatura do sensor, a gente ligou o nome é pessoa ( ) e concluiu que esse valor de controle de temperatura da sonda wideband estava sendo usado pra monitorar a temperatura do escape (já q o golf não tem nenhum pir?metro de fábrica instalado)...
de fato, com o motor quente e andando, o valor da temperatura assumia valores coerentes com a exig?ncia q a gente dava do motor....andando devagar o valor da temperatura era menor, pisava -> esquentava, e não passava de um certo patamar que variava um pouco (coisa de 1 a 2 graus pra + ou pra - )...algo bem próximo do funcionamento de um pir?metro mesmo...
esse vag-com é foda, mostra até o avanço da ignição por cilindro
[snapback]534921[/snapback]
realmente interessante. vou tentar (qdo tiver tempo) descobrir algo sobre isso. sonda wide servindo como pir?metro tb.
ainda vou querer, dia mais dia menos, saber mais sobre vag-com e derivados que lám / alteram programação de centrais originais atravṍs de odb i e ii…
mas como eu sou mingau e só penso em stand-alone nunca quiz perder meu tempo com isso.
mas como ainda vou andar muito tempo de originadas até montar o canh?o...
[]?s
-
realmente interessante. vou tentar (qdo tiver tempo) descobrir algo sobre isso. sonda wide servindo como pir?metro tb.
ainda vou querer, dia mais dia menos, saber mais sobre vag-com e derivados que lám / alteram programação de centrais originais atravṍs de odb i e ii…
mas como eu sou mingau e só penso em stand-alone nunca quiz perder meu tempo com isso.
mas como ainda vou andar muito tempo de originadas até montar o canh?o...
[]?s
[snapback]534934[/snapback]
acho q vc vai se surpreender…
pelo menos com o vag-com é possivel fazer todos (ou quase todos) os procedimentos q um scanner da concession?ria faz, inclusive coisas como alinhar a borboleta do acelerador eletrúnico, acertar marcha-lenta, etc.
eu não sei qto é precisão dessa medição da temperatura pela sonda wide, mas acredito q seja bem preciso, já q o sensor pra funcionar corretamente precisa do controle dessa temperatura...
-
as bielas do 1,6 são mais resistentes… mas não da para fazer esquema ninja, como os caras daqui curtem, rs. e eu acho besteira montar 1,6 forjado... se fosse forjar, valeria a pena abrir cilindro, hehehe.... mas neste bloco não dá p fazer mto... então vai ser std manco mesmo....
mto interessante este esquema de vag-com
com um resistor e calibração vc consegue medir a temp do escape, mas acho a estratégia que você citou (quarteto) um tanto refinada para um a3... será que não é um valor de corte, onde a partir de tantos mv a central passa a utilizar a sonda, e caso contrário nao?
só é necessário um cabo, o software e o laptopo? onde arranjo o cabo e o software??
-
as bielas do 1,6 são mais resistentes… mas não da para fazer esquema ninja, como os caras daqui curtem, rs. e eu acho besteira montar 1,6 forjado... se fosse forjar, valeria a pena abrir cilindro, hehehe.... mas neste bloco não dá p fazer mto... então vai ser std manco mesmo....
mto interessante este esquema de vag-com
com um resistor e calibração vc consegue medir a temp do escape, mas acho a estratégia que você citou (quarteto) um tanto refinada para um a3… será que não é um valor de corte, onde a partir de tantos mv a central passa a utilizar a sonda, e caso contrário nao?
só é necessário um cabo, o software e o laptopo? onde arranjo o cabo e o software??
[snapback]534951[/snapback]
não entendi essa parte em negrito, rola de vc explicar melhor?
o cabo vende no ebay e o vag-com acha pra download na internet…
o lance tb é procurar por alguma pogina q informa o q cada canal informa, pq se não pra sair descobrindo na tora é meio foda....
-
não entendi essa parte em negrito, rola de vc explicar melhor?
[snapback]534957[/snapback]
será que a central não faz um leitura do tipo digital em rela?ao é temperatura de escape? ou seja: até certo valor x desconsidera a sonda. a partir de x passa a utilizar a sonda.
isto é muito mais simples do que ler o valor do sensor e calcular uma temperatura para o escape. só coloco esta dúvida, pq para mim é novidade a ecu utilizar valores de temperatura no escape, a não ser que seja para passar a usar a lambda.
-
será que a central não faz um leitura do tipo digital em rela?ao é temperatura de escape? ou seja: até certo valor x desconsidera a sonda. a partir de x passa a utilizar a sonda.
isto é muito mais simples do que ler o valor do sensor e calcular uma temperatura para o escape. só coloco esta dúvida, pq para mim é novidade a ecu utilizar valores de temperatura no escape, a não ser que seja para passar a usar a lambda.
[snapback]534974[/snapback]
a? é q tá….
preciso pesquisar sobre, mas eu acho que a ie usa esse valor da temperatura apenas para controlar a sonda....como assim? explico...
a sonda wide precisa estar em um certo range de temperatura para que a leitura da qtde de oxig?nio no escape seja precisa, pra isso ela lá a temperatura da sonda no próprio esquema q a sonda tem de informar isso, e deixa ou não passar corrente nos fios do aquecimento dela, para manter a sonda sempre dentro daquela faixa de temperatura...eu sinceramente não creio q a ie use esse dado de temperatura do escape em outra aplicação a não ser a de apenas controlar a sonda...
só q como é a central q faz esse controle, nada impede da gente ler essa temperatura usando uma feramenta de diagnose adequada
-
se vc quiser pode colocar um strain-gate na biela, rs
[snapback]534866[/snapback]
e quem não será poupado será o turbocompressor….
e como o gerenciador sair? desse loopo
e outra, motores diferentes não funcionarão nas condições ideais tendo a mesma temperatura de escape...por exemplo, você usa seu siena pra fazer as modificações e acerto do gerenciador, da? vc define o par?metro de temperatura x de escape para fazer as devidas correções, mas em outro motor, essa temperatura x pode ser alta demais, ou baixa demais...em 1 caso o motor corre mais risco de quebrar, no outro, o motor não funcionar? no ideal...
além disso tem o q o presa falou da laténcia do sensor...
se vc me permite 2 sugestáes:
primeira: eu não usaria o pir?metro pra fazer correção de ponto...eu apenas mostraria o sinal dele no monitor e colocaria algum aviso (alerta sonoro ou lámpada), deixe q essa parte de acerto o usuário/preparador faça....
outra sugestão é vc montar um controlador de sonda wideband e usar as sondas dos golfs gti turbo, q são muito boas e não são tão caras...inclusive com essas sondas é possível medir a temperatura do escape
ficam aí meus 2 cents
presa: biela de gm fam?lia 1 dá medo mesmo...eu vi um motor 1.8 de montana desmontado pq tinha dado calão hidr?ulico....as bielas são curtas, mas fininhas...não sei se a do 1.6, 1.4 e 1.0 são do mesmo jeito, mas as do 1.8 q eu vi eu tive a impressão de não aguentar a paulada forte q a galera daqui curte...
[snapback]534879[/snapback]
? verdade, coitada da turbina… porem, subiu a temperatura, comecou a atrasar, vai avisar, a temp pode subir mais, mas po, vc tira o peh neh. a estrageria pra sair do loop eh vc tirar o peh do acelerador. tudo bem, concordo que possa ser inutil querer poupar o motor monitorando a temp e atrasando o ponto. mas entao vou colocar pelo menos que se chegar a x de temp acende a luz, e se mesmo assim chegar a y, corta a ignicao... a ideia eh proteger de nego pedreiro que ve que ta fundindo e continua pisando. mas se nao tiver jeito, azar entao... pise ateh derreter claro que a melhor protecao é o bom senso, e o sistema tem mais funcao de informar, mas queria aproveitar essa informacao pra fazer alguma coisa.
claro, cada motor é dum jeito. por isso eu disse que a utilidade é acompanhar os valores em funcionamento normal e conhecido, e usar com parametro apenas para o seu carro. claro, se esse parametro de funcionamento normal seu for uma temperatura que quebra o motor, nao vai adiantar nada
qual a informacao que um controlador de sonda wide deve terá deve mostrar a proporcao ar / combustivel? mas pra isso deveria ser informado o tipo do combustivel correto? pois com 14:1 de gasolina, se tem a mesma quantidade de oxigenio queimado que 8:1 no caso do alcool, se a sonda le oxigenio, vc precisaria dum parametro pra converter isso pra proporcao ar/combusitvel... foda eh saber qual é a proporcao da nossa gasolina que tem alcool... sera uns 11, 12:1??
fazer o controlador em si eu faão kra... vc me arruma uma sonda pra teste? eu devolvo ela quando o controlador tiver pronto
-
opa
estou instalando um digipulse turbo para controlar. algo bem simples mesmo. meu problema é que não queria trabalhar com pressao inicial baixa, para nap comprometer atomização. por isto que estou instalando o extra com digipulse.
e vcs ficam até q horas por lá? (shell da sena madureira).
[snapback]534875[/snapback]
vixi kra, ficamos la a madrugada inteira… heheheheh bando de doente.... estamos la domingo tb... domingo o encontro é mais enxuto
todas as vezes que meu carro quebrou foi no domingo... pq sera?
kra, qual bico vc vai usar?
-
desconheão ler temperatura com a sonda… aquilo al? é target de temperatura, se vc usar snme no gol 1.0 16v que é borboleta eletrúnica ele tbm mostra lá temperatura, mas não tá habilitado, segundo o curso que eu fiz a muito tempo é que a central tem entrada pra o sensor, mas não quer dizer que o usa, aí faz retroalimetação igual a sonda lambda
ps: as centrais mais modernas usam retrolimentação da sonda, ou seja se vc desligar a sonda e ler a tensão no chicote que vem da central vai ler algo entre 380 e 480mv que é a tensão de refer?ncia, snme com temperatura é igual como o sensor está desligado ele acaba lendo o valor de refer?ncia padrão (uma estratégia pra evitar que rros nos sensores impeçam o carro de funcionar)
-
? verdade, coitada da turbina… porem, subiu a temperatura, comecou a atrasar, vai avisar, a temp pode subir mais, mas po, vc tira o peh neh. a estrageria pra sair do loop eh vc tirar o peh do acelerador. tudo bem, concordo que possa ser inutil querer poupar o motor monitorando a temp e atrasando o ponto. mas entao vou colocar pelo menos que se chegar a x de temp acende a luz, e se mesmo assim chegar a y, corta a ignicao... a ideia eh proteger de nego pedreiro que ve que ta fundindo e continua pisando. mas se nao tiver jeito, azar entao... pise ateh derreter claro que a melhor protecao é o bom senso, e o sistema tem mais funcao de informar, mas queria aproveitar essa informacao pra fazer alguma coisa.
claro, cada motor é dum jeito. por isso eu disse que a utilidade é acompanhar os valores em funcionamento normal e conhecido, e usar com parametro apenas para o seu carro. claro, se esse parametro de funcionamento normal seu for uma temperatura que quebra o motor, nao vai adiantar nada
qual a informacao que um controlador de sonda wide deve terá deve mostrar a proporcao ar / combustivel? mas pra isso deveria ser informado o tipo do combustivel correto? pois com 14:1 de gasolina, se tem a mesma quantidade de oxigenio queimado que 8:1 no caso do alcool, se a sonda le oxigenio, vc precisaria dum parametro pra converter isso pra proporcao ar/combusitvel... foda eh saber qual é a proporcao da nossa gasolina que tem alcool... sera uns 11, 12:1??
fazer o controlador em si eu faão kra... vc me arruma uma sonda pra teste? eu devolvo ela quando o controlador tiver pronto
[snapback]535028[/snapback]
lost, esse valor de 11:1, 12:1, 14:1 é o q o mostrador entrega pro usuário….a sonda em si fornece um valor de tensão como leitura a qtde de oxig?nio no escape, assim como qqer outra sonda normal...
e infelizmente eu não tenho nenhuma dessas por aqui, se eu tivesse te despachava amanhã de manhã....
desconheão ler temperatura com a sonda… aquilo al? é target de temperatura, se vc usar snme no gol 1.0 16v que é borboleta eletrúnica ele tbm mostra lá temperatura, mas não tá habilitado, segundo o curso que eu fiz a muito tempo é que a central tem entrada pra o sensor, mas não quer dizer que o usa, aí faz retroalimetação igual a sonda lambda
ps: as centrais mais modernas usam retrolimentação da sonda, ou seja se vc desligar a sonda e ler a tensão no chicote que vem da central vai ler algo entre 380 e 480mv que é a tensão de refer?ncia, snme com temperatura é igual como o sensor está desligado ele acaba lendo o valor de refer?ncia padrão (uma estratégia pra evitar que rros nos sensores impeçam o carro de funcionar)
[snapback]535044[/snapback]
não entendi…o golf gti tem a sonda wide e a usa para fazer as correções necessárias
e se ele não mostra mesmo a temperatura no escape, pq ela varia e o equipamento mostra isso qdo requisitado??
-
pega a injeção do golf (ou outra motronic que eu tenho certeza), desconecta a sonda do chicote…se vc colocar o multimetor pra ler a partir dos fios da sonda vai ter um valor lá que é resultado dos mapas sem correção nenhuma pela sonda, aí vc coloca o multimetro nos fios que vem do modulo, vai ler lá algo entre 380 e 480mv (depende de cada central), ou seja o modulo insere um sinal de refer?ncia na sonda com baix?ssima amperagem, assim se a sonda tiver com defeito o valor vai tender a ficar perto do valor ideal (os tais 380 a 480mv de sonda) mapeado sem correção...
algumas centrais se vc desconectar a sonda ela marca esse valor de refer?ncia no scanner, algumas se vc desconecta ela já percebe que tem erro na sonda e não marca nada ou marca qualquer outro valor aleatério.
no caso da temperatura acredito ser a mesma coisa, a refer?ncia dela... posso até estar errado, mas não enxergo como ela consiga ler temperatura naum... pra isso precisa de no minimo um fio dedicado (na verdade 2 já que o terra da sonda (do oxig?nio pra destinguir) não deve ser compartilhado)
-
lost, esse valor de 11:1, 12:1, 14:1 é o q o mostrador entrega pro usuário….a sonda em si fornece um valor de tensão como leitura a qtde de oxig?nio no escape, assim como qqer outra sonda normal...
e infelizmente eu não tenho nenhuma dessas por aqui, se eu tivesse te despachava amanhã de manhã....
não entendi...o golf gti tem a sonda wide e a usa para fazer as correções necessárias
[snapback]535088[/snapback]
eu sei kra… sei que as sondas wide trabalham com sinal entre 0 e 5v, lendo uma faixa muito maior de quantidade de oxigenio existente. muito mais sensivel, nao eh soh 5x como parece ser por ir ateh 5v e a normal ir ateh aprox 1v.
o que eu perguntei é exatamente se é pra mostrar a proporcao ar/combustivel pro usuario, e que pra mostrar isso, por exemplo, se tiver lendo 2500mv na sonda wide, que seria a mistura perfeita ar/combustivel, se for gasolina, vou mostrar 14:1 pro usuario, se for alcool, vou mostra 8:1 entendeu? o usuario deveria informar o combustivel utilizado, e poderia informar tb a proporcao pra liberar o equipamento a trabalhar com outros combustiveis, sei la... entendeu o problema?
ve se descola ai pq ler o sinal dela eu consigo de boa, ai eh soh trabalhar o programa pra fazer as conversoes que tiver que fazer e apresentar a informacao ja mastigada pro usuario...
-
lost,
para isso que serve o fator lambda, que é o que a sonda wide lá…
os valores mais ou menos (de cabeça)
fator lambda = 1 => melhor relação consumo e torque
fator lambda = 1,1 => melhor economia, porém já com queda acentada de torque
fl = 0,90 => melhor torque, consumo bem mais elevado
fl = 0,85 => potência conciliando consumo e emissões
fl = 0,80 => melhor potência já com consumo elevado
fl < 0,7 => falhas por mistura rica podem começar a ocorrer
valores de afr são conceitos já considerados antigos pois não levam em conta alcool, metanol, e85, gnv, etc... por isso se fala hoje apenas em fator lambda (e claro num se pode confundir fl 0,85 com 0,85v lidos numa sonda narrow).
-
? verdade, coitada da turbina… porem, subiu a temperatura, comecou a atrasar, vai avisar, a temp pode subir mais, mas po, vc tira o peh neh. a estrageria pra sair do loop eh vc tirar o peh do acelerador. tudo bem, concordo que possa ser inutil querer poupar o motor monitorando a temp e atrasando o ponto. mas entao vou colocar pelo menos que se chegar a x de temp acende a luz, e se mesmo assim chegar a y, corta a ignicao... a ideia eh proteger de nego pedreiro que ve que ta fundindo e continua pisando. mas se nao tiver jeito, azar entao... pise ateh derreter claro que a melhor protecao é o bom senso, e o sistema tem mais funcao de informar, mas queria aproveitar essa informacao pra fazer alguma coisa.
claro, cada motor é dum jeito. por isso eu disse que a utilidade é acompanhar os valores em funcionamento normal e conhecido, e usar com parametro apenas para o seu carro. claro, se esse parametro de funcionamento normal seu for uma temperatura que quebra o motor, nao vai adiantar nada
qual a informacao que um controlador de sonda wide deve terá deve mostrar a proporcao ar / combustivel? mas pra isso deveria ser informado o tipo do combustivel correto? pois com 14:1 de gasolina, se tem a mesma quantidade de oxigenio queimado que 8:1 no caso do alcool, se a sonda le oxigenio, vc precisaria dum parametro pra converter isso pra proporcao ar/combusitvel... foda eh saber qual é a proporcao da nossa gasolina que tem alcool... sera uns 11, 12:1??
fazer o controlador em si eu faão kra... vc me arruma uma sonda pra teste? eu devolvo ela quando o controlador tiver pronto
[snapback]535028[/snapback]
tipo, larga mão destas frescura de afr e afins….bota valor lambda direto e era isso...hehe
eu tenho sonda wide, e só me acertei trabalhando direto com fator lambda...
0.76~0.8 wot e 1 de boa e era isso...hehehe
-
lost,
para isso que serve o fator lambda, que é o que a sonda wide lá…
os valores mais ou menos (de cabeça)
fator lambda = 1 => melhor relação consumo e torque
fator lambda = 1,1 => melhor economia, porém já com queda acentada de torque
fl = 0,90 => melhor torque, consumo bem mais elevado
fl = 0,85 => potência conciliando consumo e emissões
fl = 0,80 => melhor potência já com consumo elevado
fl < 0,7 => falhas por mistura rica podem começar a ocorrer
valores de afr são conceitos já considerados antigos pois não levam em conta alcool, metanol, e85, gnv, etc... por isso se fala hoje apenas em fator lambda (e claro num se pode confundir fl 0,85 com 0,85v lidos numa sonda narrow).
[snapback]535146[/snapback]
e qual eh a saida em tensao na sonda pra cada fator? pra lambda 1 é 1 voltá é isso que to falando…
com fator lambda na mao, e sabendo a caracteristica do combustivel, pode-se traduzir pra relacao ar/combustivel. a diferença é só a apresentacao. como eu estou desenvolvendo todo o equipamento, posso tratar os dados como quiser. posso mostrar na mesma tela lambda e ar/combustivel se quiser. o bom de desenvolver o proprio sistema é que nao existe limite.
mas precisa dos dados pra poder traduzir os sinais de todos os sensores de tensao pra informacao util pra gente.