Bielas ap né 35 / 55 / 76
-
ae pessoal, pra matar uma grande curiosidade, fiz um experimento com as bielas de ap. são 3: 35 / 55 / 76
foram pesadas numa balança de supermercado
a diferença de peso entre elas nao chega a 3%. na minha opinião, acho pouco material a mais (15g da 55 pra 76) , para lhes dar tátulos de resist?ncia…
tirem suas conclusões...
obs: quem quizer, posso enviar a foto com a resolução máxima…
-
15g é bastante coisa vc so testou uma de cada? ou a media das 4 de cada tipo?
segundo o meu preparador esse numero ai é so pra formar os pares na hora de montar… mas sei la... ja vi na pratica tbem bielas 76 aguentarem 2bar em turbina grande...
agora a minha pergunta, pra aspro, uma 35 seria melhor, pois pesa menos... e quanto a resistencia dela? seria somente o rpm ou com taxa elevada teria chances de entortar biela?
-
15g é bastante coisa vc so testou uma de cada? ou a media das 4 de cada tipo?
segundo o meu preparador esse numero ai é so pra formar os pares na hora de montar… mas sei la... ja vi na pratica tbem bielas 76 aguentarem 2bar em turbina grande...
agora a minha pergunta, pra aspro, uma 35 seria melhor, pois pesa menos... e quanto a resistencia dela? seria somente o rpm ou com taxa elevada teria chances de entortar biela?
[snapback]536112[/snapback]
eu vi um motor 2100 ap aspirado sendo desmontado la na oficina com 2 bielas anzoladas
eu nunca tinha visto aspirado entortar biela
(se bem que não conheão quase nada tb )
-
duka 16v t,
tem que ter coer?ncia pra escrever alguma coisa…
como vc fala que 15 gramas de 650 gramas é muito???
isso nao corresponde a 3% da massa total…
medi o peso em duas balanças diferentes. a média é essa ai.
-
apesar de estar fugindo um pouco do tópico inicial acho relevante mensionar:
peguei algumas bielas originais (usadas) com numeração diferente para pesar e ver se a numeração tinha relação com o peso da biela e realmente tem, a média dos jogos foi:
capa marcada 34 -> massa média 610g
capa marcada 44 -> massa média 628g
capa marcada 54 -> massa média 641g
para medir dureza não adianta utilizar bielas usadas pois o envelhecimento causado pelo tempo/temperatura pode ocasionar uma série de fen?menos metalurgicos que vai alterar os resultados
fonte: http://www.preparados.com.br/forum/index.p…&hl=biela&st=60
apesar que a balança que vc usou só pesar de 5g em 5g vc já percebeu a diferença né e deu pra ver como nossos resultados são condizentes
a numeração é para a fabrica separar as bielas por peso aproximado e balancear os motores e bielas mais pesadas tem mais aão e portanto tendem a ser mais resistentes
obs.: esta diferença de peso não tem nada a ver com densidade
abraço,
-
uma biela 34 pesa 610g se vc trocar por uma 76 vc vai aumentar em 50g o peso de cada biela (+8,2%) no caso de um carro de rua não tem diferença, agora se vc tiver um carro de pista onde cada cada centésimo de segundo que vc baixa vc tem que tirar leite de pedra pra conseguir a diferença é grande
até hoje só tive uma biela quebrada na pista, mas foi por falha minha, ter mexido no motor na prova e não trocado parafuso de biela, aí o que quebrou foi o parafuso e depois já viu né moeu tudo rsrs
agora se o regulamento permitir, como na arrancada ou endurance por exemplo, coloca biela forjada, que tem uma massa bem menor e alivia muito ela, onde alugo dinamometro o pessoal já chegou a colocar biela forjada com 400 e poucas gramas forjada, vira um palito rs
abraço,
-
uma biela 34 pesa 610g se vc trocar por uma 76 vc vai aumentar em 50g o peso de cada biela (+8,2%) no caso de um carro de rua não tem diferença, agora se vc tiver um carro de pista onde cada cada centésimo de segundo que vc baixa vc tem que tirar leite de pedra pra conseguir a diferença é grande
até hoje só tive uma biela quebrada na pista, mas foi por falha minha, ter mexido no motor na prova e não trocado parafuso de biela, aí o que quebrou foi o parafuso e depois já viu né moeu tudo rsrs
agora se o regulamento permitir, como na arrancada ou endurance por exemplo, coloca biela forjada, que tem uma massa bem menor e alivia muito ela, onde alugo dinamometro o pessoal já chegou a colocar biela forjada com 400 e poucas gramas forjada, vira um palito rs
abraço,
[snapback]536146[/snapback]
vc fala em motor aspirado né?
desculpe a pergunta, mas essas bielas tem as mesmas características de material e fabricação (ligas, processo de produção, támpera, carbono etc)? acho que apenas o peso não pode ser o diferencial de resist?ncia.
[snapback]536152[/snapback]
tudo igual, só o peso maior mesmo. pelo visto, essa diferença de massa ja serve pra fzr o motor aguentar um pouco mais de pauleira. ou se preferir, as bielas sem essa pequena diferença na quantidade de material são que não aguentam nada e quebram atoa.
questão de ponto de vista.
engraçado que em motor gm 4 cilindros o povo fala de certas bielas serem mais fortes…serem as mais seguras e tal. só que ninguem acha estranho.
ja qdo se fala em motor ap...tudo é lenda...tudo é conversa...tudo é papo furado e se esquecem que os motores turbo (com miolo original) que mais aguentam desaforo são os ap
-
engraçado que em motor gm 4 cilindros o povo fala de certas bielas serem mais fortes…serem as mais seguras e tal. só que ninguem acha estranho.
ja qdo se fala em motor ap...tudo é lenda...tudo é conversa...tudo é papo furado e se esquecem que os motores turbo (com miolo original) que mais aguentam desaforo são os ap
[snapback]536155[/snapback]
pior que ?….
acho que pegaram raiva pq todo mundo já chou um apzeiro xiita na vida (desses que acha que é o melhor motor do mundo e não tem pra ninguem..)
ai botaram isso na cabeça
galera, como já comprovaram aqui varias vezes... (até apelidaram as de numeração mais baixa como as fly rods ).
só se for muita coincid?ncia, mais praticamente todos os que destruiram bielas tinham números baixos de capa. (claro... sempre tem excessão)
-
eu vou entrar de bicudo neste tópico… pode ser que eu fale a maior asneira... mas lá vai.
nunca peguei uma biela na minha mão, vivo só no mundo virtual, mas de tudo que já li sobre isso, acredito que bielas não sejam os componentes do motor cujas fábricas guardem os maiores segredos, talvez isso fique para mapeamentos de injeção, eletrúnica embarcada, tipo da liga usada (a? sim, estamos chegando onde quero).
portanto, será que alguém não conseguiria esclarecer em definitivo sobre esses números de capa diretamente com o fabricante ?
-
as vzs o fabricante nem se tocou dessa característica, ja que eles não preparam motores com um turbo em cima. fatalmente é só mais uma peça na linha de montagem.
off: para mim, não tem mais nada a ser exclarecido sobre esse tema. contra fatos não ha argumentos.
se alguem não acredita, azar. quero ver só se um desses descrentes aceitaria por bielas n?. 17 em seu proprio carro (no bloco do carro - com numeração referente a aquela carroceria) e andar com 1,5 bar num motor acertado pra andar forte, com turbo de responsa, bem alimentado, com ponto la em cima, 8,5 de taxa, com chão feito…
se alguem topar, posso procurar essas bielas e aceito a troca em um jogo de né. 76?
alguem topa????????????
-
opa ka, respondendo a pergunta anterior sim, estou falando de aspirado, inclusive quando falei bielas forjadas mais leves me refiro exclusivamente a aspirados e não a turbo onde biela é um dos pontos cr?ticos de resistencia lá não tenho dúvidas que bielas com numeração alta é uma boa saida antes de partir pra forjada de vez
quanto ao seu desafio se vc conseguir bielas 144mm né17 por favor me ligue com urgencia pois quero compralas pra usar em meus motores
anota aí o telefone (41)9163-9029
abraço,
-
opa ka, respondendo a pergunta anterior sim, estou falando de aspirado, inclusive quando falei bielas forjadas mais leves me refiro exclusivamente a aspirados e não a turbo onde biela é um dos pontos cr?ticos de resistencia lá não tenho dúvidas que bielas com numeração alta é uma boa saida antes de partir pra forjada de vez
quanto ao seu desafio se vc conseguir bielas 144mm né17 por favor me ligue com urgencia pois quero compralas pra usar em meus motores
anota aí o telefone (41)9163-9029
abraço,
[snapback]536223[/snapback]
em aspirado é muito diferente do que em turbo (exig?ncias extremamente menores), e é em motor turbo que quero ver quem poe a cara a tapa.
se eu conseguir bielas com numeração bem baixa eu te aviso, pra vc pode ser bastante util e praticamente sem risco algum.
-
bom pra mim tb não eh lenda isso de numeros de capa.
eu acredito q quanto maior o numero mais forte sim eh a biela, por isso q quando turbinei meu motor, eu coloquei umas né75 (com 650g), no lugar das 35( se não me engano) q tavam la.
ja tive o desprazer de ter uma biela torta em um ap 1.6 q virava 8k… consegui entortar ela, e fundir a capa no mesmo dia ... quando abri o motor pra ver qual era, descobri q era uma com numeração beem baixa...
valew
adriano nogueira
-
as de golf gti turbo tb são leves, mas o pino do ap é mais grosso.. n passa na biela n.. se for p deixar leve, recomendo essa q tem um furo no meio… muito boas
[snapback]536271[/snapback]
olha q o di?metro do pino é o mesmo heim…tem gente q usa essas bielas nos ap nacionais na boa.
-
se alguem não acredita, azar. quero ver só se um desses descrentes aceitaria por bielas n?. 17 em seu proprio carro (no bloco do carro - com numeração referente a aquela carroceria) e andar com 1,5 bar num motor acertado pra andar forte, com turbo de responsa, bem alimentado, com ponto la em cima, 8,5 de taxa, com chão feito…
se alguem topar, posso procurar essas bielas e aceito a troca em um jogo de né. 76?
alguem topa????????????
[snapback]536189[/snapback]
quando se precisa nao acha 1 loco…..
eu tenho medo de andar com mais de 1,4 bar no meu carro com medo de cuspir o cabeçote pra cima, o que dir? 1,5 bar com miolo original com canela fina............. é merda na certa.
-
eu vi gente usando akelas bielas de golf que tem o dutro de lubrifica?ao fexado …eles atravessavam um varao de aão ... nao sei de qual aão que era posso ateh descobrir .. e empurravam 2 bar em motores com turbinas grandes .. carbura?ao 3e caixa tinha que ser com engrenagem forjada e tudo mais porque nao aguentava .. pneu ventura 205/65 15 virado ao contrario com 12 libras... moia caixa homocinetica tudo .. virava 7500~8000 e nao quebrava ...pistao era pwt e a taxa era 8,5:1