Enquadrar comando
-
tem ferramenta especifica pra isso, vc pega ela, e prende os comandos com ela.
sem ferramenta tb da, mas tem q ficar esperto nas marcações das polias e tal. mas não sei explicar como fazer isso por net…
falow
adriano nogueira
-
muito chato isso…......? pra carro original??? se for, compensa mais ir numa concessionaria ou oficina que tenha as ferramentas certas pra colocar no enquadramento original.
se for querer mudar o enquadramento, compre um disco de grau e um relogio comparador, alugue um dino e vê testando.........(affffee...)
ps: usa a busca que tem uns topicos falando sobre isso.
abraço.
-
galera gostaria de saber como faão pra enquadrar, achar o ponto 0 dos comandos do calibra no cabeçote ecotec,,,
[snapback]536203[/snapback]
é meio chato mais dar pra fazer. retira todas as velas do motor e rosqueia no 1o cilindro um relógio comparador com precisão de 0,01 mm. feito isto, coloca também um disco graduado na polia do comando de admissão e vai girando no sentido hor?rio e bem devagar o motor com uma chave sextavada no parafuso do comando ou virabrequim, até o ?mbolo tocar de leve no terminal da haste do comparador que estar dentro do cilindro em medição. neste momento não deixar que o ponteiro do relógio ande mais do que 0.01mm para não perder a precisão desta medida, procure repetir umas tr?s vêzes para ter certeza do momento que o ?mbolo começa a tocar no terminal do aparelho. com isto, faça o zeramento do relógio com o ?mbolo no pms e tocado no terminal do relógio. agora vamos partir para a polia graduada do comando. vamos fazer uma marca bem fina no topo da correia sincronizadora ( dentada ) e neste ponto colocar uma refer?ncia metálica para indicar o nosso ponto de partida para ver o momento em que o ?mbolo vai descer. lembrando que na refer?ncia devemos colocar o zero do nosso disco graduado. feito isto, vamos dar prosseguimento ao giro no motor sempre no sentido hor?rio e bem devar para não dar saltos indevidos no nosso relógio, quando o ponteiro começar a querer descer faça uma segunda marca na correia em frente da nossa refer?ncia metálica e veja no disco quantos graus a polia rodou sem o pistão iniciar a sua descida. o resultado é dividido por dois e pela média estar achado o ponto zero do comando de válvulas. este procedimento pode ser aplicado tanto no de admissão quanto no de escape. como eu disse anteriormente, é meio chato mais dar pra fazer é só ter aquela paci…...iiiiiiiiiii?cia. fica aqui a minha nobre contribuição neste supertópico. fireplus.
-
é meio chato mais dar pra fazer. retira todas as velas do motor e rosqueia no 1o cilindro um relógio comparador com precisão de 0,01 mm. feito isto, coloca também um disco graduado na polia do comando de admissão e vai girando no sentido hor?rio e bem devagar o motor com uma chave sextavada no parafuso do comando ou virabrequim, até o ?mbolo tocar de leve no terminal da haste do comparador que estar dentro do cilindro em medição. neste momento não deixar que o ponteiro do relógio ande mais do que 0.01mm para não perder a precisão desta medida, procure repetir umas tr?s vêzes para ter certeza do momento que o ?mbolo começa a tocar no terminal do aparelho. com isto, faça o zeramento do relógio com o ?mbolo no pms e tocado no terminal do relógio. agora vamos partir para a polia graduada do comando. vamos fazer uma marca bem fina no topo da correia sincronizadora ( dentada ) e neste ponto colocar uma refer?ncia metálica para indicar o nosso ponto de partida para ver o momento em que o ?mbolo vai descer. lembrando que na refer?ncia devemos colocar o zero do nosso disco graduado. feito isto, vamos dar prosseguimento ao giro no motor sempre no sentido hor?rio e bem devar para não dar saltos indevidos no nosso relógio, quando o ponteiro começar a querer descer faça uma segunda marca na correia em frente da nossa refer?ncia metálica e veja no disco quantos graus a polia rodou sem o pistão iniciar a sua descida. o resultado é dividido por dois e pela média estar achado o ponto zero do comando de válvulas. este procedimento pode ser aplicado tanto no de admissão quanto no de escape. como eu disse anteriormente, é meio chato mais dar pra fazer é só ter aquela paci…...iiiiiiiiiii?cia. fica aqui a minha nobre contribuição neste supertópico. fireplus.
[snapback]536386[/snapback]
certo, certo…
dessa forma se acha o ponto zero do comando, mas devemos considerar algumas coisas:
1- são poucas pessoas que sabem trabalhar com um disco de grau.
2- a grande maioria dos comandos não trabalham com sua posição inicial zerada ........e digo 99% dos comandos.......tanto original como preparado.
? so olhar e/ou medir o comando na posição original de fábrica. vc vai ver que quando o 1? cilindro estiver no pms máximo o comando nunca vai estar em 0 .....................então se forem zerar o comando (ou pior ainda: os comandos) o motor vai ficar totalmente fora de sincronismo.
nego faz muito isso em ap pq tem um comando só e geralmente usam polia regulável............da? fica uma bosta com o comando zerado e da? o preparador vai atrasando ou adiantando até achar o ponto ...........
aposto que se medir com um disco de grau, fizeram foi realmente deixar o comando na melhor posição possivel, ou seja: a original de fábrica...hehehe....
esse é o caso tópico de uso de 049g com turbo e/ou com cabeçote rebaixados e etc...
dificilmente acha nego que mecha realmente sabendo o que tá fazendo. a maioria é no monta-anda-meche-anda de novo pra ver qual melhor enquadramento.
agora fazer isso num motor como no do colega, sem as especificações dos comandos e sem saber usar um disco de grau.........acho que a chance de sair merda seria muito maior do que o acerto.
tem coisas que não compensam mecher. no caso do carro ser original, leve pra quem tem as ferramentas de enquadramento certo ( e note a posição dos cames dos comandos que não ficam zeradas ) ou se a intensão for mudar o enquadramento buscando melhorar a performance, procure um preparador competente, que saiba mecher com isso e de preferencia com um dino, pois vc vai dar muuuuitas puxadas até achar a combinação dos 2 comandos que case melhor com seu cambio, peso do seu carro, preparação feita, seu estilo de tocar e etc.......
dá mais detalhes do seu carro e do que vc quer realmente fazer que a galera aqui vai ajudando.
abraços e desculpem o tamanho do post
-
agora fazer isso num motor como no do colega, sem as especificações dos comandos e sem saber usar um disco de grau…......acho que a chance de sair merda seria muito maior do que o acerto.
aí é outros 500. eu só tentei ajudar o esporito do tópico e do colega. errando é que se aprende. portanto, não custa tentar, eu mesmo já fui assim, como tantos outros. basta seguir atentamente o texto que o final será satisfatério.
-
aí é outros 500. eu só tentei ajudar o esporito do tópico e do colega. errando é que se aprende. portanto, não custa tentar, eu mesmo já fui assim, como tantos outros. basta seguir atentamente o texto que o final será satisfatério.
[snapback]536415[/snapback]
entend?, fire, mas como eu disse, tem coisa que não compensa.
deixa o colega se manifestar pra dizer qual é a dele, se é carro original, preparado, etc….
até pq tá tudo muito subjetivo por enquanto.
abraço.
-
ola galera, então, estou com um bloco de calibra, pistão std 86mm, cabeçote do ecotec, pois não achei o cabeçote do calibra para fazer o conjunto. dutos do cabeçote feitos e tentando enquadrar os comandos do calibra nele. o carro vai ser turbo. vou abrir um topico da montagem para melhores detalhes, só que quero tirar umas fotos da montagem para publicar.
-
ola galera, então, estou com um bloco de calibra, pistão std 86mm, cabeçote do ecotec, pois não achei o cabeçote do calibra para fazer o conjunto. dutos do cabeçote feitos e tentando enquadrar os comandos do calibra nele. o carro vai ser turbo. vou abrir um topico da montagem para melhores detalhes, só que quero tirar umas fotos da montagem para publicar.
[snapback]536489[/snapback]
só me esclarece uma coisa: os tuchos do calibra são mecânicos??? e os do ecotec também ??? são 100% intercambi?veis??? acho que tem diferença de um pro outro, não ? ?
sobre um bom enquadramento pra carro turbo, manda uma mp pro tiagones que ele pode te dar um bom start pra vc ir quebrando a cabeça depois.
abraço.
-
só me esclarece uma coisa: os tuchos do calibra são mecânicos??? e os do ecotec também ??? são 100% intercambi?veis??? acho que tem diferença de um pro outro, não ? ?
sobre um bom enquadramento pra carro turbo, manda uma mp pro tiagones que ele pode te dar um bom start pra vc ir quebrando a cabeça depois.
abraço.
[snapback]537326[/snapback]
não são intercambi?veis, os comandos do c20xe servem no x20xev,
mas o inverso nao rola, o c20xe tem lubrificação pelos furos do comando
e o x20xev é pelo cabeçote. o comando de skp do c20xe é maior por
causa do sensor de fase e precisa ser cortado. a altura do suporte do
comadno dos cabeçotes são diferente e nesse caso precisa-se de
pastilhas pro comando alcançar os tuchos no x20xev.