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4x2x1 vs 4x1\. diferenças..

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  • C Offline
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    CrasH
    escreveu em última edição por
    #1

    podem me dizer as diferenças entre cada um deles… so tenho a vaga lembran?a do 4x2x1 privilegiar torque em baixa... mas tipo nao vai amarrar em alta nao?:

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    • X Offline
      X Offline
      xtreme
      escreveu em última edição por
      #2

      podem me dizer as diferenças entre cada um deles… so tenho a vaga lembran?a do 4x2x1 privilegiar torque em baixa... mas tipo nao vai amarrar em alta nao?:

      [snapback]544901[/snapback]

      ja pesquisei a respeito desta questão e constatei que se feito com criterios tecnicos ambos renderão praticamente a mesma coisa.

      abraco.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        rallye
        escreveu em última edição por
        #3

        achei esse texto qnd pesquisei a algum tempo atrás

        coletor 4x2x1 versus 4x1

        antigamente os escapes eram do tipo 4x1 (isso, claro, pré motores de 4 cilindros), mas com tubos individuais ligados a um tubo transversal coletor, e deste para o tubo de descarga.

        esse tipo de coletor ainda existe e pode ser visto em vêrios motores diesel, onde a din?mica dos gases não é tão importante.

        com o tempo se percebeu que em determinadas rotações, a descarga de um cilindro mantinha a pressão do coletor alta por um certo intervalo de tempo. se outro cilindro tentasse descarregasse enquanto essa pressão não

        baixasse, ele teria dificuldades em fazer a lavagem.

        sem mistura fresca tomando todo volume do cilindro, o motor não oferecia todo torque e toda potência possíveis.

        com o avanço dos estudos, percebeu-se que a pressão propaga-se pelo tubo com uma certa velocidade, na forma de onda. assim, tanto poderia aparecer condições de alta como de baixa pressão, dependendo do instante a partir da

        descarga do cilindro.

        da? apareceu a solução de alongar os tubos individuais de descarga de cada cilindro. muitos motores usavam tubos individuais para cada cilindro, tentando evitar o problema da contra-pressão.

        também se percebeu que, quanto mais afastados os tempos entre as descargas de diferentes cilindros, menor a interfer?ncia. isto possibilitava juntar sob um mesmo tubo os tubos provenientes de cilindros totalmente opostos na sequência de ignição.

        dái que surgiu os coletores 4x2. sendo que o motor de 4 cilindros tem sequência de ignição 1-3-4-2 (também é possível 1-2-4-3, que é a ordem inversa), era possível juntar os cilindros 1 e 4 num tubo e 2 e 3 em outro.

        mais avanços estudando a junção dos tubos, e se percebeu que se a pressão positiva no tubo de descarga prejudicava a descarga de um cilindro, a pressão negativa ajudava nessa tarefa. e a pressão negativa era naturalmente gerada por outros cilindros, mas precisava do timing certo para se tirar proveito dela.

        estudos ainda mais avan?ados mostraram que as ondas de pressão se propagam é velocidade do som, mas como elas tem uma frequência que pode variar dependendo do estado do motor, então elas tem um comprimento de onda.

        esse comprimento de onda não é constante para todo arco de rotações, mas pode-se utilizar um determinado valor para que haja o timing apropriado dentro de um certo regime do motor.

        é como eu sempre digo:

        um motor tem afinações como um instrumento musical. só que as afinações são interligadas. para se ter um motor bom para determinado serviço, existem jogos diferentes de afinações para compromissos diferentes de uso.

        os coletores 4x2x1 para motores de 4 cilindros funcionam com 2 aux?lios em estágios. cada cilindro recebe, no ponto de sintonia do coletor, primeiro uma ajuda do cilindro que está a 360 graus mecânicos dele na ordem de ignição, e depois outra ajuda do cilindro que está a 540 graus mecânicos.

        neste motor, o cilindro 1 é ajudado pela depressão do cilindro 4 que aparece na primera junção, e do cilindro 2 mais a frente na segunda junção.

        portanto, existe uma relação de comprimentos dos tubos entre os cilindro e as primeiras junções, e destas para a segunda.

        já nos coletores 4x1, cada cilindro recebe ajuda de outro cilindro de cada vez, mas qual cilindro vai depender do comprimentos dos tubos individuais até a junção.

        comparando ambos, aparecem características bem específicas de cada um, que podem levar a aplicações diferentes.

        o escape 4x1 pode apresentar diversas resson?ncias (neste caso, timings ideias) ao longo do arco de rotações. mas a ajuda é fraca, já que cada cilindro só pode ser ajudado por outro nestas condições.

        o timing dele também é bem estreito em termos de variação da frequencia das ondas de choque. isto o torna mais difácil de sintonizar e só responde em pontos específicos.

        o escape 4x2x1 é muito menos rico em pontos de resson?ncia que o 4x1 porque tem que casar as resson?ncias das duas junções, mas quando alcança estes pontos o efeito de sub-pressão é bem mais forte, porque h? o aux?lio de 2 cilindros no mesmo ponto.

        este coletor, por sua vez apresenta um timing mais largo com a variação cont?nua das frequências das ondas de choque. é um coletor muito mais fácil de sintonizar (o que é útil em produção seriada), e ajuda por uma faixa mais larga de rotações.

        em condições diárias, os fabricantes preferem usar a boa resposta do 4x2x1 para melhorar o torque do motor em pontos onde ele é deficit?rio. isto vale para a maior parte dos veículos urbanos. já veículos de alto desempenho podem usar o 4x1 pelo aux?lio em vêrios pontos do arco, especialmente porque o motor tem uma regulagem que tende a privilegiar a potência e não o torque. assim ele ajuda a dar torque na baixa ao mesmo tempo em que ajuda ou pelo menos não atrapalha na alta.

        veja que isto é apenas uma tend?ncia que se observa, mas não uma verdade absoluta.

        bem projetados, e observando atentamente os compromissos que se busca na aplicação, qualquer um  deles pode cumprir bem o papel que normalmente é do outro.

        (por andré gryphon - gryphon@terra.com.br)

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        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #4

          sei q nao tem mto a ver e nem o exemplo q vou dar se pode comparar com um coletor de canos, mas os gols carburados usavam escape 4x2x1 com coletor de ferro fundido e bengala ate o cambio em aão inox. oia q xiquesa hahahah…

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fernando_221
            escreveu em última edição por
            #5

            sei q nao tem mto a ver e nem o exemplo q vou dar se pode comparar com um coletor de canos, mas os gols carburados usavam escape 4x2x1 com coletor de ferro fundido e bengala ate o cambio em aão inox. oia q xiquesa hahahah…

            [snapback]545018[/snapback]

            um amigo meu tinha um gti 8v bola 95 que usava um 4x2x1 tbm, o meu 98 mi saiu com o 4x1.

            1 Resposta Última resposta
            • Q Offline
              Q Offline
              quarteto
              escreveu em última edição por
              #6

              eu só acho q o cara viajou na maionese ao generalizar as coisas….as fábricas não preferem o 4x2x1...na verdade até hj eu vi muito mais 4x1 do q 4x2x1. e a maioria usa um coletor de ferro fundido tão ruim que esse efeito de bombeamento/sucção aí que ele falou eu duvido q case certinho....

              um contra-exemplo q eu cito e que é bem interessante é o do xsara vts 2.0 16v, que tem um belo 4x1 de canos dobrados e com canos bem curtos, ou seja, pela teoria do cara aí o carro só ia render forte em 8000 rpm :)

              o q o pessoal costuma falar ?:

              4x1: ajuda mais nas altas rpm

              4x2x1: ajuda mais em intermediária

              claro que isso não é regra....por exemplo, se fizer um 4x1 com canos bem compridos, o comportamento do motor fica parecido com um com 4x2x1

              esse negócio de sintonia de escape é muito mais complexo e emporico do q o texto q o cara colocou ali....ele resumiu muito o texto e fez algumas generalizações que não se aplicam...

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #7

                eu só acho q o cara viajou na maionese ao generalizar as coisas….as fábricas não preferem o 4x2x1...na verdade até hj eu vi muito mais 4x1 do q 4x2x1. e a maioria usa um coletor de ferro fundido tão ruim que esse efeito de bombeamento/sucção aí que ele falou eu duvido q case certinho....

                um contra-exemplo q eu cito e que é bem interessante é o do xsara vts 2.0 16v, que tem um belo 4x1 de canos dobrados e com canos bem curtos, ou seja, pela teoria do cara aí o carro só ia render forte em 8000 rpm :)

                o q o pessoal costuma falar ?:

                4x1: ajuda mais nas altas rpm

                4x2x1: ajuda mais em intermediária

                claro que isso não é regra....por exemplo, se fizer um 4x1 com canos bem compridos, o comportamento do motor fica parecido com um com 4x2x1

                esse negócio de sintonia de escape é muito mais complexo e emporico do q o texto q o cara colocou ali....ele resumiu muito o texto e fez algumas generalizações que não se aplicam...

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                uma vez vi um calibra ecotech com 4x2x1 de canos, mto bem feitos.

                original do carro esse escape?

                ah, antes de montar meu carro estive analizando o escape dele ( gol 92 ) a junção dos dois canos na bengala é mto bem feita e no coletor 3 cilindros tb parecem ter um fluxo dahora. soh o 4? q faz uma curva meio violenta.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Rafael16V
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  uma vez vi um calibra ecotech com 4x2x1 de canos, mto bem feitos.

                  original do carro esse escape?

                  ah, antes de montar meu carro estive analizando o escape dele ( gol 92 ) a junção dos dois canos na bengala é mto bem feita e no coletor 3 cilindros tb parecem ter um fluxo dahora. soh o 4? q faz uma curva meio violenta.

                  [snapback]545226[/snapback]

                  c20xe vem original com 4x2x1 em inox

                  bem feitinho

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    eu só acho q o cara viajou na maionese ao generalizar as coisas….as fábricas não preferem o 4x2x1...na verdade até hj eu vi muito mais 4x1 do q 4x2x1. e a maioria usa um coletor de ferro fundido tão ruim que esse efeito de bombeamento/sucção aí que ele falou eu duvido q case certinho....

                    um contra-exemplo q eu cito e que é bem interessante é o do xsara vts 2.0 16v, que tem um belo 4x1 de canos dobrados e com canos bem curtos, ou seja, pela teoria do cara aí o carro só ia render forte em 8000 rpm :cry:

                    o q o pessoal costuma falar ?:

                    4x1: ajuda mais nas altas rpm

                    4x2x1: ajuda mais em intermediária

                    claro que isso não é regra....por exemplo, se fizer um 4x1 com canos bem compridos, o comportamento do motor fica parecido com um com 4x2x1

                    esse negócio de sintonia de escape é muito mais complexo e emporico do q o texto q o cara colocou ali....ele resumiu muito o texto e fez algumas generalizações que não se aplicam...

                    [snapback]545176[/snapback]

                    pois é, acho q a tal pesquisa foi feita sobre outro assunto, e não sobre o mesmo 4x1 e 4x2x1 do tópico.

                    ali pareceu que estavam falando de motor diesel, opala antigão ou de coletor de ford 29 como sendo o 4x1 .

                    1 Resposta Última resposta

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